Translate

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Protestantismo Brasileiro - Os Cristãos e o Movimento Sindicalista


A década de cinquenta foi realmente o período mais intenso e tenso da história do protestantismo brasileiro. Estamos na terceira geração de protestantes e, portanto é possível falarmos de um protestantismo brasileiro que experimenta pela primeira vez um conflito aberto de gerações. De um lado estão os poucos remanescentes da primeira geração e a consolidação de liderança composta pela segunda geração e do outro lado o surgimento de uma nova liderança composta proeminentemente por uma juventude completamente inserida nos novos contextos teológico-cultural-social brasileiro e mundial.
As mudanças pós Segunda Guerra Mundial se fazem sentir em todo o mundo e o Brasil não é exceção. Tudo será mudado incluindo a forma de se fazer missão e a forma de ser igreja. O bloco comunista liderado pela União Soviética vai exigir da igreja cristã uma resposta e postura diferente e contundente. Uma destas respostas é o chamado Evangelho Social que se torna um instrumental evangélico para interagir o ser igreja no meio desta nova sociedade que esta nascendo.
No Brasil como em todo o restante do mundo as expectativas e debates são intensificados e novas perguntas exigem novas respostas. A nova geração protestante brasileira esta antenada em todas essas mudanças; nas denominações evangélicas a juventude começa a questionar velhas formulas e tradições; os centros acadêmicos municiados por novas literaturas e perspectivas tornam-se a caixa de ressonância destes novos debates teológicos.
Entre as juventudes protestantes destacam-se os presbiterianos. Suas uniões de mocidade estão inseridas em todas as igrejas por todo o território brasileiro; uma coordenação nacional e regional proporciona um gerenciamento e crescimento local; estão prontos, mas lhes falta um líder que se constitua em catalizador de toda esta energia. É nesse momento que surge a figura do missionário estadunidense Richard Shaull, que a convite da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) vem lecionar no Seminário Presbiteriano em Campinas. Sua empatia com os jovens seminaristas é imediata e logo se estende por toda a juventude protestante brasileira. Suas propostas são como água fresca para a sedenta mocidade evangélica brasileira. Evidentemente que esse movimento haverá de convulsionar as denominações evangélicas brasileiras que arraigadas em suas estruturas eclesiásticas reagiram de forma contundente para preservarem o que com tanto esforço haviam construído. A ira destes líderes eclesiásticos tem um alvo especifico – Richard Shaull. Todas as suas propostas e todos que de alguma forma as endossam tornam-se anátemas e aproveitando-se da fobia de tudo que se parece ou tenha cheiro de comunismo, de maneira que Shaull e todos que exijam quaisquer mudanças são carimbados com o selo de comunistas que desejam destruir as igrejas. Exatamente como as mais diversas lideranças religiosas judaicas trataram Jesus Cristo e posteriormente a primeira geração de cristãos, que foram perseguidos e mortos, pois traziam uma nova doutrina e costumes, desmontando toda a superestrutura que por séculos havia sido construída ao redor do Templo e do judaísmo.
É nesse contexto conturbado que surge a literatura produzida por Richard Shaull carregado de todas as perspectivas e possibilidades oferecidas pelas novas cosmovisões que estão sendo construídas na Europa e nos Estados Unidos. O título do livro “Cristianismo e a Revolução Social” produz imediatamente dois sentimentos antagônicos, na linguagem evangelical: para os que desejam mudanças uma bênção, mas para os que são avessos às mudanças é uma maldição. O termo “revolução” naquele momento histórico está ligado umbilicalmente à “revolução russa e/ou comunista” cantado em verso e prosa como o maior e mais terrível perigo para o cristianismo no mundo. Na verdade a proposta de Shaull é apenas de demonstrar que o Cristianismo é muito mais revolucionário do que o comunismo. O primeiro visa apenas uma dimensão do ser humano, mas o cristianismo trás uma mensagem para o ser humano de forma integral. Assim como aquela mulher que ao quebrar o frasco daquele precioso perfume e derramá-lo sobre Jesus, acaba por espalhar seu fragor por todo o ambiente de maneira que todos puderam usufruir do raro perfume, assim a mensagem evangélica não pode e não deve ficar limitada ao frasco (denominação) e ser apreciado apenas em pequenas doses a um grupo seleto de pessoas (membros), mas deve permear toda a Sociedade, em todas as suas instâncias, de maneira que todos possam sentir seu agradável perfume. Em palavras mais praticas – o Evangelho tem que sair das igrejas e ser pregado e vivenciado em todas as esferas da Sociedade brasileira. Para Shaull os evangélicos brasileiros tem a grande oportunidade (que perdeu) de impactar a Sociedade com a mensagem completa do Evangelho, permeando suas mais diversas esferas com os princípios evangélicos e construindo uma Sociedade mais justa e igualitária. Abaixo transcrevo um sub capítulo deste livro em que Shaull demonstra a importância dos evangélicos estarem inseridos nos movimentos sindicais e ali fazerem diferença. Se está proposta de Richard Shaull e tantos outros tivesse prevalecido, com todo certeza figuras nefastas como as que recentemente governaram esse país, não teriam surgido ou se viessem a surgir não teriam a força e projeção que angariaram. Esses setores sociais, assim como tantos outros, como a cultura, foram entregues gratuitamente para signatários sociais imbuídos dos ideais mais infestos possíveis, e cujos resultados perniciosos colhemos nos dias atuais. Assim como tudo que se planta, acaba se colhendo, o inverso também é verdadeiro, pois o que não se planta, também não se pode colher. Por fazer a opção de se manter a qualquer custo sua zona de conforto e seu status quo, o protestantismo evangélico brasileiro perdeu a grande oportunidade de mudar os designíos desta Nação, que ficou à mercê do que há de pior na espécie humana depravada.

Os Cristãos e o Movimento Sindicalista
Durante os anos mais recentes, a Igreja Protestante tem começado a perceber a importância que tem o proble­ma das suas relações com o movimento sindicalista. Porque o movimento sindicalista tem-se tornado uma das mais im­portantes forças no nosso mundo moderno. Ele tem sustentado, quase que sozinho, toda a batalha dos trabalhadores na conquista da justiça, na nossa sociedade industrial. Cada vez mais ele se tem tornado uma força que irá determinar em grande medida, a estrutura da nossa sociedade.
Qual deverá ser a nossa relação de cristãos para com este movimento? Qual a articulação do nosso interesse cristão com esta batalha do trabalho? Se o cristão espera exercer qualquer influência na sociedade do futuro, como poderá permanecer à margem deste movimento?
O nosso problema tem-se tornado ainda maior pelo fato de que outras forças, percebendo a importância deste movimento, tenham feito um determinado esforço para controlá-lo, enquanto que nós dormimos placidamente. Por toda a América Latina os comunistas têm assumido a liderança do movimento sindicalista e, em muitos países, já o dominam praticamente. A Igreja Católica não lhes fica muito atrás. Em muitos casos, a sua hierarquia tem como finalidade principal dominar esse movimento. Noutros casos, católicos sinceros e consagrados têm feito um esforço permanente para exercer influência cristã dentro do movimento. Na Alemanha e na França, algumas centenas de padres têm penetrado anônimos, nas fábricas, como operários comuns e estão vivendo vidas de sacrifício e dedicação incomuns. Temos sobre a escrivaninha um recorte de “O Estado de São Paulo”, de hoje, com uma entrevista do Secretário Geral da JOC (Juventude Operária Católica), presentemente viajando através da América Latina, na organização de núcleos jocistas. Segundo a reportagem, já foram organizadas 55 secções da JOC, na cidade de São Paulo, e mais 50, em outros centros industriais do sul do Brasil. O esforço é para a formação de grupos de jovens operários, os quais, com a assistência de estudantes universitários, possam enfrentar e resolver seus problemas, e desenvolver um senso de missão dentro da sociedade industrial.
Qual é, então, a nossa tarefa, como protestantes, em face de tudo isto? Naturalmente que não iremos iniciar qualquer esforço, como igreja, para dominar o movimento sindicalista, ou agir como um grupo de pressão dentro do mesmo, porque isto seria atraiçoar a própria natureza da nossa fé protestante. Mas nós temos a responsabilidade, como cristãos, de dar o nosso testemunho a respeito de Jesus Cristo, em todas as esferas da vida, como também a de afirmar e interpretar a significação da Sua soberania em todas as estruturas da sociedade. Se Jesus Cristo é o Senhor do mundo, então, nós, que nele cremos temos de marcar presença, especialmente nos movimentos que dominam a vida do mundo, para darmos testemunho de Jesus Cristo e do Seu propósito para a vida humana.
Como poderemos nós, cristãos protestantes, começar a fazer isto, hoje, na América Latina? Há, pelo menos 3 coisas que podemos empreender agora:
1. Em quase todas as grandes cidades da América Latina há muitos operários industriais e membros dos sindicatos, que são membros, de alguma igreja protestante. Em muitos casos, os nossos pastores e as nossas igrejas não sabem quantos dos seus membros estão dentro do movimente nem quais deles desempenham atividades diretivas nos sindicatos. Com estas pessoas é que devemos começar, ajudando-as a descobrir a sua vocação cristã — e testemunho que são chamados a dar do seu Senhor, tanto na fabrica como no sindicato.
Se estivermos dispostos a fazer isto precisaremos, antes de tudo, descobrir estas pessoas e que estão elas fazendo. Depois precisamos de estabelecer contacto com elas e despertar o seu interesse e solicitude. Então, devemos providenciar os meios de estudar com elas a sua responsabilidade. Isto poderá ser feito por meio de breves institutos e retiros, e pela formação de pequenos grupos de estudo, que poderiam explorar e discutir estes assuntos. Tais experiências forneceriam material para a discussão e para estudo, por outros grupos através do Continente.
2. Poderemos organizar institutos de treinamento para operários, com cursos noturnos para dirigentes e membros do movimento sindicalista — protestantes e não-protestantes  sobre os problemas e responsabilidades fundamentais do trabalho no mundo moderno A Igreja Católica Romana tem feito largo uso destes métodos, tanto nos Estados Unidos como em outros países. Tem organizado, em grandes cidades, pelo país fora “Institutos do Trabalho”, com classes noturnas para dirigentes e membros dos sindicatos Os cursos são ministrados por padres, professores universitários e estudantes. Estudam os problemas da organização e direção do movimento sindicalista, oratória, leis trabalhistas, a doutrina católica sobre assuntos econômicos e sociológicos, e muitas outras coisas. É natural que indaguemos até que ponto estes institutos são instrumentos para conquistar a confiança dos dirigentes do movimento tornando assim, possível o controle desta grande força de qualquer maneira, porém, permanece o fato de que a Igreja esta presente; ela está prestando notável serviço e esta fazendo sentir o seu impacto sobre o movimento.
Na América Latina, a Igreja Protestante possue uma oportunidade incomum. A Igreja Católica e considerada como instrumento da reação; para muitos o Protestantismo é olhado como uma força nova interessada pelas massas que oferece uma palavra de esperança para o futuro, em razão desta atitude, que ainda persiste em alguns círculos, nós temos a oportunidade de dar um testemunho cristão eficaz neste campo. De novo aqui, são necessárias algumas experiências que possam desenvolver padrões suscetíveis de serem seguidos em qualquer parte.
3. Precisamos de apresentar o movimento sindicalista como uma vocação cristã laica para a juventude das nossas igrejas. Chegou o tempo de abandonarmos, de uma vez, a ideia de que a única vocação cristã é o ministério e de restituir de novo, a ênfase dos reformadores ao chamado do cristão. Dentro da linha de pensamento de que certas vocações leigas são tão importantes como o ministério, poderemos encarecer a necessidade de certos jovens crentes, de altas qualidades, se dedicarem ao movimento sindicalista como sua vocação cristã. A nós nos parece que esta será a réplica protestante aos padres operários católicos. Precisamos com toda a urgência, de alguns dos mais excelentes jovens que se preparem neste ramo e vão às fábricas como operários comuns e começando como simples membros de um sindicato operário, dando suas vidas neste campo como a sua vocação cristã específica.
Estas pequenas sugestões são somente um ponto de partida em nossa solicitude pelo proletariado industrial. À medida que formos avançando deste ponto, nova luz nos pode vir quanto a novas oportunidades e novas responsabilidades.
Cristianismo e a Revolução Social (Richard Shaull)

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Outro Blog
Reflexão Bíblica


Artigos Relacionados
Rev. Richard Shaull (O Jovem Mestre)
Protestantismo Brasileiro: Juventude Presbiteriana 50/60 - Oito Estudos de Preparação Para o Testemunho
Que estou fazendo se sou cristão: Música de Protesto ou Evangelho?
Protestantismo: Breve História dos Movimentos de Juventude Protestante Mundial (1844-1910)
Protestantismo um Estudo de Caso: Apogeu e Declínio da Juventude Presbiteriana (50/60)
Protestantismo: Juventude Presbiteriana - Willie Humphreys Gammon (Billy Gammon)
A Conferência do Nordeste (Cristo e o processo revolucionário brasileiro)
Mudanças de paradigma teológico no protestantismo no Brasil e a fundação da ASTE.
Dietrich Bonhoeffer e a Genuína Postura Evangélico-Cristã Diante de Governos Déspotas e Corruptos
O Centenário do Presbiterianismo no Brasil
O Protestantismo na Capital de São Paulo: A Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras.

Referência Bibliográfica
SHAULL, Richard. O cristianismo e a Revolução social. Tradutor Aureliano Lino Pires. São Paulo: União Cristã de Estudantes do Brasil, 1953.
Bibliografia de Contextualização
ALVES. Rubem. Religião e Repressão. Nova ed. São Paulo: Teológica; Loyola, 2005.
ARAÚJO, João Dias de. Inquisição sem fogueiras, 2ª Ed. Rio de Janeiro: Instituto Superior de Estudos da Religião, 1982 (Edição digital – PDF).
BURITY, Joanildo. Fé e revolução - protestantismo e o discurso revolucionário brasileiro (1962-1964).Rio de Janeiro: Editora Novos Diálogos, 2011.
CAMPOS JÚNIOR, Héber Carlos de. A reação da Igreja Presbiteriana do Brasil ao “Modernismo” dentro de seus seminários nas décadas de 1950 e 1966. Dissertação (Mestrado em Divindade) - Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, São Paulo, 2003.
FARIA, Eduardo Galasso. Fé e Compromisso – Richard Shaull e teologia no Brasil. São Paulo: ASTE, 2002.
GAMMON. Clara. Assim Brilha a Luz: a Vida de Samuel Rhea Gammon. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2003.
MENDONÇA, Antônio Gouvêia. O protestantismo no Brasil e suas encruzilhadas. IN: PEREIRA, João Baptista Borges (org.). Religiosidade no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
PAIXÃO JUNIOR, Valdir Gonzales. A Era do Trovão: poder e repressão na Igreja Presbiteriana do Brasil no período da ditadura militar (1966-1978). Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2000.
PEREIRA- João Baptista Borge. "Identidade protestante no Brasil ontem e hoje". In BIANCO. Gloecir: NICOLINI. Marcos (orgs.). Religare: identidade, sociedade e espiritualidade. São Paulo: Ali Print Editora. 2005, pp. 102-109.
QUADROS, Eduardo Gusmão de. Evangélicos e o Mundo Estudantil: uma historia da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (1957-1987). Rio de Janeiro. Ed. Novos Diálogos, 2011.
SANTA ANA. Júlio H. de. Ecumenismo e Libertação. São Paulo: CESEP; Petrópolis: Vozes. 1987.
SANTIAGO-VENDRELL, Angel Daniel. Contextual theology and revolutionary transformation in Latin America : the missiology of M. Richard Shaull. Eugene, Oregon: Pickwick Publications, 2010.
SHAULL. Richard. Surpreendido pela Graça: memórias de um teólogo. Trad. Waldo César. Rio de Janeiro: Record, 2003.
SILVA, Hélerson da. A era do furacão: história contemporânea da igreja Presbiteriana do Brasil (1959-1966). Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 1996.
SILVA, Hélerson, MOURA, Enos e MORAES, Mônica. Eu faço parte desta história. São Paulo: CEP, 2002. [Secretaria de Cultura – Comissão de História da Mocidade – da Confederação Nacional da Mocidade da Igreja Presbiteriana do Brasil].
SINNER, Rudolf von e WOLFF, Elias e BOCK, Carlos Gilberto (Orgs.). Vidas ecumênicas: testemunhas do ecumenismo no Brasil. São Leopoldo: Sinodal: Porto Alegre : Padre Reus, 2006.
SOUZA, Silas Luiz de. Pensamento social e político no protestantismo brasileiro. São Paulo: Editora Mackenzie, 2005.
TAVARES NETO, José Querino. Igreja Presbiteriana do Brasil: poder, manutenção e continuísmo.Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Estadual de Campinas, 1997.
TORRES, João Camilo de Oliveira. História das idéias religiosas no Brasil: a igreja e a sociedade brasileira. São Paulo: Grijalbo, 1968.
TROELTSCH, Ernst. El protestantismo y el mundo modernoMéxico/Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1951.

Nenhum comentário:

Postar um comentário