Translate

sábado, 14 de julho de 2018

História da Igreja: Tácito um Historiador Romano e o Cristianismo



Públio (Gaio) Cornélio Tácito (56/58 d.C.- 118/120 d.C.) foi um historiador romano que viveu no primeiro século. Há poucas informações sobre ele, mas o que se pode afirmar conforme a professora Mariza Moura de Miranda é que:
“pertencia à burguesia provincial, teve excelente educação, iniciou a sua vida pública como orador e que o êxito alcançado levou-o às funções públicas. Favorecido pelos imperadores Flávios foi questor, tribuno da plebe ou edil, pretor e senador”.
Foi um excelente orador e um advogado que serviu no Senado romano, e que foi nomeado para exercer um cargo político na província da Germânia. Arnaldo Momigliano (2004) identifica a relevância de suas obras, considerando Tácito como fonte primária para historiadores, teólogos, moralistas e políticos por mais de três séculos.
Ele é reconhecido como um dos principais historiadores da Roma do primeiro século da era cristã segundo os especialistas que leram suas obras. Escritor de sutilezas e afiada ironia, mas de uma perspicácia transcendente da realidade humana. Um de seus contemporâneos, Plínio o Jovem, em uma correspondência faz uma menção ao colega historiador: “suas histórias serão imortais” (Epístolas, 7, 33). Porém, após o segundo século ele foi quase que completamente esquecido. É provável que uma das razões, entre outras, tenha sido a antipatia de judeus e cristãos pelas suas posturas antissemitas e anticristãs. Um dos escritores cristãos, Tertuliano é contundente e acusa-o de ser “o mais eloquente dos mentirosos” (Apologia, 16). Quase no final do segundo século o Imperador Tácito (275-276), seu descendente, ordena que se façam novas cópias dos escritos históricos para que não se perdessem.
Somente no século IX, período medieval, se redescobre as obras de Tácito, primeiramente uma parte do “Vida de Agrícola” (Gneu Júlio Agrícola, cônsul romano e seu sogro), sua primeira obra publicada, logo após o assassinato de Domiciano e a ascensão de Nerva; posteriormente, na Alemanha, os livros I a VI dos Anais e somente na segunda parte do século XI, na Itália, se encontram os demais livros dos Anais (dezesseis no total), bem como, os livros I a V das Histórias (quatorze ao todo).
Todavia, suas temáticas continuam atuais apesar dos séculos, como por exemplo - como conviver com o poder? A história demonstra que essa convivência é com raríssima exceção corruptora, como tão bem ele registra em sua obra, mas que podemos contemplar a olhos nus na própria história do Brasil desde seus dias de Colônia até os governos atuais, bem como na própria História da Igreja Cristã de ontem e de hoje.
Do que se preservou de suas muitas obras duas se destacam: os Anais e as Histórias são tomados como duas partes de uma mesma obra, onde ele registra pontuando com suas observações pessoais, a história da Roma do primeiro século, começando com a morte de Augusto César em 14 dC e terminando com a morte de Domiciano em 96.
O que possuímos das Historiae é um quadro de uma guerra civil em que os líderes não são mais e talvez até menos importantes do que a multidão – soldados provinciais, plebe romana. Nos Annales, a perspectiva muda. As personalidades do imperador e de suas mulheres, e de alguns poucos generais e filósofos dominam o cenário. (MOMIGLIANO, 2004, p. 163)
Usando a ótica dos imperadores, Tácito contempla os diversos eventos que ocorreram no transcorrer do primeiro século. Para a História do Cristianismo seus relatos adquirem relevância significativa porque coincide com o tempo da vida terrena de Cristo, com o desenvolvimento da igreja cristã primitiva e com os registros canônicos que perfazem o Segundo Testamento.
Muito do material elaborado por Tácito está perdido, mas as partes que permanecem são fascinantes. Um dos livros que sobraram dos Anais é o livro 15, que conta a história do reinado de Nero de 62 a 65 anos. Essa foi uma época muito importante, coincidindo com a prisão de Paulo e o martírio de Pedro, conforme a tradição da igreja, ambos em Roma e sob a autoridade de Nero.
Ele também trata sobre um tema muito importante ocorrido no primeiro século: o grande incêndio ocorrido na cidade de Roma em 64. O historiador registra que havia fortes indícios de que o próprio Nero era considerado responsável pelo incêndio. Ele tinha o desejo de reconstruir a cidade e, se pudesse simplesmente queimar algumas das áreas indesejáveis ​​da cidade, seria mais fácil para ele reconstruir. Mas o fogo ficou fora de controle e acabou destruindo grande parte da cidade. Isso fez com que o povo de Roma se voltasse contra ele. Imediatamente espalha-se a “fake news” de que o incêndio tinha sido iniciado pelos cristãos, que naquele momento era considerado uma seita dos judeus que também não eram bem visto pelo populacho. Tácito nos informa o que aconteceu:
Consequentemente, para se livrar da culpa, Nero colocou a culpa e infligiu as mais requintadas torturas em uma classe odiada por suas abominações chamadas de “cristãos” pela população. Christus, de quem o nome teve suas origens, sofreu a penalidade extrema durante o reinado de Tibério nas mãos de um dos nossos procuradores, Pôncio Pilatos, uma superstição perniciosa, assim controlada por momento, novamente surgiu, não apenas na Judéia, a primeira fonte do mal, mas mesmo em Roma, onde tudo o que é repugnante e vergonhoso, vindo de todas as partes do mundo, encontra um centro e ganha popularidade. Primeiramente foram detidos todos os que se deram como culpados. Depois, graças a tudo o que disseram, uma enorme multidão foi condenada, não tanto pelo crime de incendiar Roma, mas sim por ódio contra a humanidade. Às suas mortes acrescentou-se escárnio de todo o tipo. Coberto com peles de animais, eles foram rasgados por cães e pereceram, ou foram pregados a cruzes, ou foram condenados às chamas e queimados, para servir como iluminação noturna, quando o dia tinha expirado.
Nesta pequena referência de Tácito, podemos observar várias coisas: vemos uma das primeiras referências fora do Segundo Testamento a Cristo, em que Seu julgamento e morte é datada em relação a Pôncio Pilatos e a referência é feita à Sua morte por crucificação; também tomamos conhecimento da atitude dos romanos em relação aos cristãos e a intensa e cruel perseguição que enfrentaram por causa de Nero.
Poucos são os estudiosos antigos ou modernos que duvidam da credibilidade da referência histórica de Tácito sobre os cristãos. Somente em 1885 o P. Hochart concluiu que se tratava de uma interpolação de cristãos ao texto, mas Robert van Voorts argumentou de forma inequívoca de que tais informações não poderiam ser interpolações de cristãos, pois o texto trata o cristianismo e os cristãos como sendo uma “perversa superstição”, “fonte do mal” ou ainda como sendo “horrenda e vergonhosa”, uma caracterização totalmente negativa com as quais nenhum cristão concordaria e por esta razão Tertuliano repudiava as obras de Tácito e o acusa, conforme acima mencionado, de ser “o mais eloquente dos mentirosos” (Apologia, 16). Por fim John P. Meier (1991, p. 168) conclui que não há nenhuma evidência quer seja da arqueologia ou histórica que ofereça fundamento de que o texto teve interpolação de algum escritor cristão posterior.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Reflexão Bíblica

Artigos Relacionados
Razões para Ensinar História da Igreja
Síntese da História da Igreja Cristã - 2º Século
Síntese da História da Igreja Cristã - 1º Século
História Igreja Cristã - Contexto Inicial
Atos o Primeiro Documento Histórico da Igreja Cristã
Perseguições do Império Romano à Igreja: Nero a Marcos Antônio
Perseguições Império Romano à Igreja: Severo ao Edito de Tolerância
Carta de Plínio, o Moço ao Imperador Trajano sobre os Cristãos
História da Igreja Cristã - Imperador Constantino: Herói ou Vilão

Referências Bibliográficas
ASH, Rhiannon (Ed.). Oxford Readings in Tacitus. London: Oxford University Press, 2012.
___, Rhiannon. Ordering Anarchy - Armies and Leaders in Tacitus’ Histories. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1999.
DOREN, Charles Van. Uma breve história do conhecimento: Os principais eventos, pessoas e conquistas da história mundial. Leya, 2013.
DUDLEY, D.R. The World of Tacitus. Londres: Secker& Warburg, 1968.
FAVERSANT, F. Tácito, Sêneca e a historiografia. In: JOLY, F.D. (org.) História e retórica - Ensaios sobre historiografia antiga. São Paulo: Alameda, 2007. [p. 137-146].
JOLY, Fábio Duarte e FAVERSANI, Fábio. Tácito, sua vida de Agrícola, e a competição aristocrática no Alto Império Romano. Mnemosine – Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFCG, v. 4, n.1, jan/jul 2013.
MARTÍNEZ, Beatriz Antón. Vida de Julio Agrícola Germania – diálogo de los oradores. Espanha: Ediciones Akal, 1999.
MEIER, John P. A Marginal Jew: Rethinking the Historical Jesus. Vol. 1, The Roots of the Problem and the Person. New York: Doubleday, 1991. [p. 168-171].
MIRANDA, Mariza Moura de. A Historiografia romana: dos primórdios a Tácito.  Prof. Adjunto Univ. Ped. do R. G. do Norte UFRN, (s/d, p. 99). https://static1.squarespace.com/static/561937b1e4b0ae8c3b97a702/t/5727602720c647f685e8e3b7/1462198314180/7_Miranda%2C+Mariza+Moura.pdf
MOMIGLIANO, Arnaldo. Tácito e a Tradição Taciteana. In:_____ As Raízes Clássicas da Historiografia Moderna. São Paulo: EDUSC, 2004. Páginas: 157 – 185.
OGAWA, Milena Rosa Araújo. O diálogo dos oradores de Tácito: a caracterização da educação do jovem aristocrata romano na transição para o principado. Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Pampa, 2014. [TCC - Licenciatura em Ciências Humanas: Curso de História. Orientador: Ms. Edison Bisso Cruxen].
PARADA, Mauricio. Os historiadores: Clássicos da História: De Heródoto a Humboldt. Volume 1. São Paulo: Editora Vozes Limitada, 2013.
SYME, R. Ten studies in Tacitus. Oxford: Clarendon Press, 1970.
TÁCITO. Anais. Rio de Janeiro: F.diouro, 1967 [Trad. de Leopoldo Pereira].
_______. As histórias. 2 vols. São Paulo: Athena, 1937 [Trad. de Berenice
Xavierl.
VOORST, Robert Van. Jesus Outside the New Testament: An Introduction to the Ancient Evidence. Wm. B. Eerdmans, 2000. [p. 39-53].

Nenhum comentário:

Postar um comentário