Translate

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Razões para Ensinar História da Igreja

            Houve um tempo em que ensinar História era algo importante e necessário para as pessoas de forma geral. Desde os mais primórdios dias as pessoas entendiam ser necessário preservar e passar adiante suas histórias quer fosse pessoal, familiar ou tribal. Nos tempos tribais sempre houve uma ou mais pessoas que eram responsáveis em preservar e passar adiante às novas gerações a história de suas origens e seus fatos mais relevantes.
            A bíblia foi e continua sendo um livro de História, onde se registram os fatos e acontecimentos envolvendo Deus e seu povo. Estas Histórias foram escritas e preservadas para serem lidas e apreendidas pelas gerações futuras. O Novo Testamento contém a História de Jesus, dos apóstolos e da igreja cristã (evangelhos e Atos). As próprias cartas de Paulo e demais escritores são Histórias das comunidades cristãs e suas dificuldades e problemáticas e finalmente o livro do Apocalipse é a História da conclusão da História humana como conhecemos.
            Deixando a Bíblia temos um vasto oceano histórico a ser navegado e conhecido – a História da Igreja Cristã. Como toda navegação tem os momentos de tranquilidade e beleza, mas também e muitas vezes de forma repentina formam-se as mais terríveis e devastadoras tempestades que ameaçam tudo destruir.
            A História da Igreja Cristã é uma das mais fascinantes e extraordinárias epopeias. Sua nascente está na Palestina judaica, mas rapidamente vai se avolumando e antes mesmo do termino do primeiro século ela se constitui em um rio caudaloso que espalha suas vertentes por todo o Império Romano. Sendo oprimida nos primeiros séculos a Igreja Cristã acaba por conquistar seus conquistadores e a partir do século V assume a liderança do mundo, chegando a seu apogeu ela vai determinar quem reina ou quem deixa de reinar nas nações. As leis e as artes passam pelo crivo da Igreja Cristã; assim também como as guerras e as mortes.
            Quando em seu declínio a Igreja Cristã perde suas referências e se descaracteriza de tal forma que somente uma Reforma profunda e ampla poderia alcançar algum êxito em sua recuperação. Esse movimento que por vários séculos foi sufocado e exterminado pelas lideranças eclesiásticas de plantão, torna-se irreversível e eclode no século XVI com uma força avassaladora e incontida em toda a Europa. Nomes como Lutero, Calvino e Zwinglio entre milhares de outros se esforçam arduamente para resgatarem a Igreja Cristã ao seu padrão bíblico.
            Desde os tempos da Reforma até os dias atuais a Igreja Cristã continua sua trajetória. Os grandes movimentos missionários levaram a mensagem cristã aos mais longínquos lugares e povos. A Igreja vai sendo inserida nas mais diversas sociedades e espargindo seus padrões bíblicos sobre a vida de milhões de pessoas.
            Mas toda essa História rica e emocionante tem sido abandonada pela grande maioria dos cristãos. Cada vez mais a História da Igreja Cristã esta se tornando um tema acadêmico e fadado apenas aos historiadores de plantão. Nunca se produziu tanta literatura histórica sobre a Igreja cujos volumes ficam harmoniosamente organizados nas bibliotecas dos próprios historiadores e pesquisadores.
            As crianças, adolescentes, jovens e membros das comunidades cristãs pouco ou nada sabem desta maravilhosa História da Igreja Cristã. Talvez seja essa uma das razões pelas quais as pessoas de forma geral tem tão pouco apresso pelas suas próprias denominações – visto que pouco sabe sobre suas próprias histórias.
            O propósito deste pequeno artigo é nomear algumas razões pelas quais devemos ensinar sobre a História da Igreja para todos os membros das nossas comunidades, inclusive e particularmente às crianças.
v  A primeira razão é pelo fato de que o Cristianismo não é apenas uma filosofia de vida, mas está enraizada em uma fé histórica. Jesus Cristo é um personagem histórico; ele nasceu, viveu, morreu e ressuscitou e posteriormente subiu aos céus. Ele plantou a semente da Igreja Cristã e ela cresceu e continua dando seus frutos no tempo e espaço histórico. A História da Igreja não pode ser confundida com as histórias de ficção como as Crônicas de Nárnia, Robinson Crusoé ou Cinderela.
v  Uma segunda razão é para que os cristãos saibam que a mensagem cristã não é um modismo. Vivemos dias em que as pessoas exigem que tudo seja novo e moderno. Os velhos conceitos e velhos padrões religiosos e morais são deletados e jogados fora como lixo inútil. Mas a mensagem cristã emana do velho e permanente padrão que emana da Bíblia, que não pode ser melhorado ou mudado. A Igreja foi é e sempre será o instrumento pelo qual Deus comunica sua mensagem de salvação a todas as nações e povos.
v  Devemos ensinar a História da Igreja, porque a Bíblia continua sendo a verdade. O mundo mudou completamente desde quando Jesus caminhou pelas estradas empoeiradas da Palestina judaica, mas o padrão por Ele ratificado no Primeiro Testamento e forjado na bigorna do Segundo Testamento permanece viva e eficaz para produzir vida e vida em abundância. Todas as doenças que vem se alastrando e matando a Sociedade humana, e nunca se produziram tantos filmes de epidemias mundiais como atualmente, somente podem ser tratadas pelo balsamo que emana das páginas bíblicas. É preciso que nossos membros saibam que preservar e repassar as verdades bíblicas custou e continua custando um alto preço. Homens e mulheres, jovens e velhos, foram presos, perseguidos, espancados e mortos por causa da bíblia. Manter o padrão do ensino bíblico sempre exigiram firmeza, resolução e até mesmo martírio.
v  Uma quarta razão para se ensinar a História da Igreja é para que os cristãos saibam que a teologia é importante. Elas precisam saber sobre Pais da Igreja, os apologistas, sobre Agostinho e Pelágio, Calvino e Armínio, Wesley e Whitefield com suas propostas distintas de interpretação e que em muitos casos produziram divisões e rupturas. Mas é preciso que eles tenham consciência de que há muitas e diversificadas teologias, mas que nem todas se harmonizam coerentemente com a Bíblia e por isso devem ser rejeitadas enquanto outras devem ser valorizadas. É preciso que eles saibam que as ideias e conceitos teológicos têm consequências para o bem e para o mal. Assim como os escritores bíblicos tiveram uma concepção de mundo e sociedade, Hitler também teve.
v  Uma quinta razão é para que os cristãos tenham percepção de somos parte da Igreja de Cristo através dos séculos. A igreja não surgiu a partir de nós, mas fazemos de uma longa e maravilhosa história. É precisam que tomem conhecimento da coragem de um Atanásio, o martírio de Justino e Policarpo, a coragem e ousadia de Lutero, de Calvino e de tantos outros homens e mulheres que subscreveram a nossa história.
v  É preciso que saibam que mesmo os grandes homens e mulheres esbarraram em suas próprias limitações e equívocos. O que mantém a Igreja e a preserva sempre foi e continua sendo Jesus Cristo, por meio de seu Espírito. Todas as denominações cristãs por mais fieis que procurem ser sempre haverão de manifestar em suas histórias páginas de arrependimento. Assim como Abraão, Davi, Pedro e Paulo fizeram coisas tolas somos lembrados continuamente de que também estamos sujeitos as mesmas tolices. O orgulho, a arrogância, os interesses pessoais sempre estão emaranhados em nossas histórias de maneira que somos alertados permanentemente para que não venhamos a cair nas valas do farisaísmo e do perfeccionismo.
v  Finalmente, o estudo sério da História da Igreja Cristã é um bom antidoto para evitarmos a deturpação da boa e saudável teologia bíblica. Todo ensino cristão têm que emanar da fonte inerrante das Escrituras. Todo e quaisquer ensino que fere as Escrituras deve ser rejeitado de forma clara e contundente. A genuína piedade e amor fraternal não podem ser mantidos diante do erro e da deturpação das Escrituras. Nenhuma amizade ou fraternidade por ser mais relevante do que a Verdade!
Entre tantas boas literaturas sobre a História da Igreja Cristã escolha uma e com paciência e criatividade coloque-se a ensinar seus filhos, família e membros da sua comunidade. Se assim agirmos seremos grandemente recompensados com uma futura igreja cristã saudável e operosa na expansão do Reino de Deus.
Abaixo coloco alguns artigos relacionados e uma pequena bibliográfica sobre a História da Igreja.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Outro Blog
Reflexão Bíblica


Artigos Relacionados
Síntese da História da Igreja Cristã - 1º Século           http://historiologiaprotestante.blogspot.com/2017/06/sintese-da-historia-da-igreja-crista-1.html?spref=tw
História Igreja Cristã - Contexto Inicial
Atos o Primeiro Documento Histórico da Igreja Cristã
Perseguições do Império Romano à Igreja: Nero a Marcos Antônio
Perseguições Império Romano à Igreja: Severo ao Edito de Tolerância
Carta de Plínio, o Moço ao Imperador Trajano sobre os Cristãos
História da Igreja Cristã - Imperador Constantino: Herói ou Vilão

Referências Bibliográficas
ARAÚJO, C. B. R. de. A igreja dos Apóstolos: Conceito e forma das lideranças na Igreja Primitiva. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
ARMESTO-FERNÁNDES, Felipe e WILSON, Derek. Reforma: o cristianismo e o mundo 1500-2000. Trad. Celina Cavalcante Falck. Rio de Janeiro: Record, 1997.
AZEVEDO, Antonio Carlos do Amaral e GEIGER, Paulo. Dicionário histórico de religiões. Rio de Janeiro:  Nova Fronteira, 2002.
BARNES, Timothy D. Constantine and Eusebius. Cambridge: Harvard University Press, 1981.
BERNARD SESBOUE, SJ (Direção). O Deus da Salvação – séculos I a VIII. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Edições Loyola, 2005, 2ª ed. [História dos Dogmas, Tomo 1].
BETTENSON, Henry. Documentos da Igreja Cristã. São Paulo: Aste, 2011.
BONNEAU, Guy. Profetismo e Instituição no Cristianismo Primitivo. São Paulo: Paulinas, 2003.
BROTTON, Jerry. Uma história do mundo em doze mapas. Tradutor: Pedro Maia Soares. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
BURNS, E. M. História da Civilização Ocidental. Vol. 1. 44. ed. São Paulo: Globo, 2005.
CAIRNS, E. E. O cristianismo através dos séculos. São Paulo: Vida Nova, 2008.
CASSIUS DIO. Roman History. Tradução Earnest Cary. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1914-27 (Loeb Classical Library).
CESARÉIA, Eusébio de. Vida de Constantino. Tr. Martín Gurruchaga. Madrid: Gredos, 1994.
_____________________. História Eclesiástica - os primeiros quatro séculos da Igreja Cristã. 7ª ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2007.
CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, teologia e filosofia. São Paulo: Hagnos, 2006.
De Ste. CROIX, G.E.M. Why were the Early Christians persecuted? Past and Present. n.26, p.6-38, 1963
DREHER, Martin.N. A Igreja no Império Romano. São Leopoldo: SINODAL, 2004. [Coleção História da Igreja, volume 1. 5.ed.].
ELIADE, M. História das crenças e das ideias religiosas. V. 2: de Gautama Buda ao triunfo do cristianismo. Rio e Janeiro: Zahar, 2011.
FINLEY, M. I. O imperador Diocleciano. Aspectos da Antigüidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
GIORDANI, Mário Curtis. História de Roma: antiguidade clássica II. 15.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
GONZÁLEZ, J. L. Uma história do pensamento cristão, v. 1. Tradução Paulo Arantes, Vanuza Helena Freire de Matos. São Paulo: Cultura Cristã, 2004.
______________. Dicionário ilustrado dos interpretes da fé. Tradução Reginaldo Gomes de Araujo. Santo André (SP): Editora Academia Cristã Ltda., 2005.
______________. História ilustrada do cristianismo. A era dos mártires até a era dos sonhos frustrados. 2. ed. rev. São Paulo: Vida Nova, 2011.
IRVIN, D. & SUNQUIST, S. História do movimento cristão mundial. Vol. 1: do cristianismo primitivo a 1453. São Paulo: Paulus, 2004.
KÖSTENBERGER, A.J.; KRUGER, M. J. A Heresia da Ortodoxia. São Paulo: Vida Nova, 2014.
LACTANCIO. Sobre la muerte de los perseguidores. Tradução Ramon Teja. Madrid: Gredos, 1982.
LATOURETTE, K. S. Uma história do cristianismo. São Paulo: Hagnos, 2007.
PELIKAN, Jaroslav. A tradição cristã: uma história do desenvolvimento da doutrina. Vol. 1. O surgimento da tradição católica (100-600). São Paulo: Shedd Publicações, 2014.
ROSTOVTZEFF. Mikhail. História de Roma. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1961.
SILVA, Diogo P. e MENDES, Norma M. As representações do poder imperial na Tetrarquia. Phoînix. v. 14, 2008. pp. 306-328.
SHERWIN-WHITE, A.N., Letters of Pliny. A historical and social commentary. Oxford: Oxford University Press, 1966.
STARK, R. O crescimento do cristianismo: um sociólogo reconsidera a história. São Paulo: Paulinas, 2006.
SUETÔNIO. Os doze Césares. Tradução Gilson César Cardoso de Sousa. Guarulhos, SP: Germape, 2003.
TERTULLIAN. Apologetic. Tradução Rev. S. Thelwall. Apud, SCHAFF, P. Menzies (Ed.) A select library of Nicene and Post-Nicene Fathers of the Christian Church. Tome I-3. Edinburgh: T&T Clark, 1887. pp. 19-79.
VEYNE, P. Quando nosso mundo se tornou cristão (312-394). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário