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segunda-feira, 13 de julho de 2020

Calvino, Calvinismo e Educação


Mackenzie-campus-SP-1869

Resumo

O tema desta dissertação é a relação entre educação e religião no pensamento Reformado de João Calvino (1509-1564) e sua influência sobre a formação do Calvinismo. Para isso, é necessário considerar que a Reforma Protestante estabeleceu novos paradigmas religiosos, que modificaram a fé cristã, o homem e a sociedade europeia do século XVI. As doutrinas do sacerdócio universal e da autoridade máxima das Escrituras, formuladas por Lutero, romperam definitivamente a tradicional e milenar hierarquia eclesiástica. Todos precisavam conhecer a Palavra de Deus; logo, todos deveriam saber ler e escrever. Nesse novo modelo de fé, a educação passou a ter um papel fundamental, sem a qual não subsistiria o Protestantismo em suas diversas correntes. A Reforma precisou da educação para: ensinar o novo catecismo, divulgar a Palavra de Deus entre seus adeptos e formar ministros para sua causa. O conhecimento do grego e do hebraico, línguas originais da Bíblia, foi importante não apenas para as novas igrejas, mas também para a cultura do século XVI. Educação e Reforma, portanto, estavam intimamente ligados, como o demonstram os manuais de história da educação. Tomamos como base para este trabalho a obra-prima de João Calvino, a Instituição da Religião Cristã (Christianae Religionis Institutio), na qual pudemos perceber que a educação foi um elemento onipresente e implícito, por isso não há grandes textos de Calvino sobre educação. Ela é, no entanto, pode-se dizer, pedra angular na construção tanto da Teologia quanto da Eclesiologia Reformadas. Estudar a educação na obra de Calvino não é apenas enumerar suas ações nessa área, mas é discutir também sua teologia. Esse foi o método que adotamos neste trabalho. As diferenças em relação à metodologia podem ajudar a explicar a ausência ou não do Calvinismo nos livros de história da educação. O Calvinismo foi, no âmbito religioso, mais difundido do que o Luteranismo. Escócia, França, Holanda, Inglaterra, e depois Estados Unidos receberam decisivamente as influências das doutrinas de Calvino e suas derivações. Entender a educação no Calvinismo é entender também um pouco da educação nesses países. A educação como meio de salvação, ou seja, instrumentalizada pela fé, acabou se tornando uma das mais importantes matrizes da pedagogia moderna.

Palavras chave: Fundamentos da Educação – Calvino – Calvinismo – Tempos Modernos.

 

SUMÁRIO

1          INTRODUÇÃO......................................................................................  08

2          CALVINO E CALVINISMO....................................................................  13

2.1      A REFORMA.........................................................................................  13

2.2      JOÃO CALVINO....................................................................................  17

2.3      CALVINISMO........................................................................................  23

3          TEORIA E PRÁTICA DO PENSAMENTO DE CALVINO.....................  28

3.1   A INSTITUIÇÃO DA RELIGIÃO CRISTÃ E A TEOLOGIA DE CALVINO 29

3.2      A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA CALVINO.................  46

3.3      AS REPERCUSSÕES DO CALVINISMO NA SOCIEDADE................  59

4          CALVINISMO E EDUCAÇÃO...............................................................  73

4.1      REFORMA E EDUCAÇÃO...................................................................  73

4.2      PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS DO CALVINISMO.........................  88

4.3      CALVINO E CALVINISMO NOS MANUAIS DE EDUCAÇÃO............  111

5          CONCLUSÃO...................................................................................... 117

REFERÊNCIAS.............................................................................................. 120

VIEIRA, Paulo Henrique. Calvino, Calvinismo e Educação. Maringá, 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Área de Concentração: Fundamentos da Educação. Universidade Estadual de Maringá.

 

Orientadora: Prof. Dr. Cézar Alencar Arnaut de Toledo.

 

Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Reflexão Bíblica
http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/

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