Resumo
O tema desta dissertação é a
relação entre educação e religião no pensamento Reformado de João Calvino
(1509-1564) e sua influência sobre a formação do Calvinismo. Para isso, é
necessário considerar que a Reforma Protestante estabeleceu novos paradigmas
religiosos, que modificaram a fé cristã, o homem e a sociedade europeia do
século XVI. As doutrinas do sacerdócio universal e da autoridade máxima das
Escrituras, formuladas por Lutero, romperam definitivamente a tradicional e
milenar hierarquia eclesiástica. Todos precisavam conhecer a Palavra de Deus;
logo, todos deveriam saber ler e escrever. Nesse novo modelo de fé, a educação
passou a ter um papel fundamental, sem a qual não subsistiria o Protestantismo
em suas diversas correntes. A Reforma precisou da educação para: ensinar o novo
catecismo, divulgar a Palavra de Deus entre seus adeptos e formar ministros
para sua causa. O conhecimento do grego e do hebraico, línguas originais da
Bíblia, foi importante não apenas para as novas igrejas, mas também para a
cultura do século XVI. Educação e Reforma, portanto, estavam intimamente
ligados, como o demonstram os manuais de história da educação. Tomamos como
base para este trabalho a obra-prima de João Calvino, a Instituição da Religião
Cristã (Christianae Religionis Institutio), na qual pudemos perceber que a
educação foi um elemento onipresente e implícito, por isso não há grandes
textos de Calvino sobre educação. Ela é, no entanto, pode-se dizer, pedra
angular na construção tanto da Teologia quanto da Eclesiologia Reformadas.
Estudar a educação na obra de Calvino não é apenas enumerar suas ações nessa
área, mas é discutir também sua teologia. Esse foi o método que adotamos neste trabalho.
As diferenças em relação à metodologia podem ajudar a explicar a ausência ou
não do Calvinismo nos livros de história da educação. O Calvinismo foi, no
âmbito religioso, mais difundido do que o Luteranismo. Escócia, França,
Holanda, Inglaterra, e depois Estados Unidos receberam decisivamente as
influências das doutrinas de Calvino e suas derivações. Entender a educação no
Calvinismo é entender também um pouco da educação nesses países. A educação
como meio de salvação, ou seja, instrumentalizada pela fé, acabou se tornando
uma das mais importantes matrizes da pedagogia moderna.
Palavras chave: Fundamentos
da Educação – Calvino – Calvinismo – Tempos Modernos.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...................................................................................... 08
2 CALVINO E CALVINISMO.................................................................... 13
2.1 A REFORMA......................................................................................... 13
2.2 JOÃO CALVINO.................................................................................... 17
2.3 CALVINISMO........................................................................................ 23
3 TEORIA E PRÁTICA DO PENSAMENTO DE CALVINO..................... 28
3.1 A
INSTITUIÇÃO DA RELIGIÃO CRISTÃ E A TEOLOGIA DE CALVINO 29
3.2 A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PARA CALVINO................. 46
3.3 AS REPERCUSSÕES DO CALVINISMO NA SOCIEDADE................ 59
4 CALVINISMO E EDUCAÇÃO............................................................... 73
4.1 REFORMA E EDUCAÇÃO................................................................... 73
4.2 PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS DO CALVINISMO......................... 88
4.3 CALVINO E CALVINISMO NOS MANUAIS DE EDUCAÇÃO............ 111
5 CONCLUSÃO......................................................................................
117
REFERÊNCIAS.............................................................................................. 120
VIEIRA,
Paulo Henrique. Calvino, Calvinismo e
Educação. Maringá, 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de
Pós-Graduação em Educação, Área de Concentração: Fundamentos da Educação.
Universidade Estadual de Maringá.
Orientadora: Prof. Dr. Cézar Alencar Arnaut de Toledo.
Guedes, Ivan PereiraMestre em Ciências da Religião.Universidade Presbiteriana Mackenzieme.ivanguedes@gmail.comOutro BlogReflexão Bíblicahttp://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/
A
Influência de Calvino na Educação: um estudo no Colégio XV de Novembro –
Garanhuns/PE
A
figura de Horace Lane: lutas de representações e a formação da rede de Escolas
Americanas no Brasil (1885-1912) https://historiologiaprotestante.blogspot.com/2018/08/a-figura-de-horace-lane-lutas-de.html?spref=tw
A Reforma Protestante, Seu
Contexto Humanístico e Suas Implicações para a Educação (Graduação Pedagogia)
"Entre a sacristia e o
laboratório": os intelectuais protestantes brasileiros e a produção da
cultura (1903-1942). Tese (Doutorado)
https://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/2017/12/entre-sacristia-e-o-laboratorio-os.html
Presbiterianismo do Sul em
Campinas: Presbiterianismo do Sul em Campinas: primórdio da educação
liberal. Tese (Doutorado)
https://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/2017/12/presbiterianismo-do-sul-em-campinas.html
Origem da Igreja Cristã de
São Paulo e a contribuição de alguns de seus membros para a formação da
FFLCH/USP - uma expressão de liberdade religiosa. Dissertação (Mestrado em
Ciências da Religião).
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/2013/11/fichario-dissertacao-origem-da-igreja.html
O Protestantismo na capital
de São Paulo: A Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras. Dissertação
(Mestrado em Ciências da Religião).
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