Translate

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

A figura de Horace Lane: lutas de representações e a formação da rede de Escolas Americanas no Brasil (1885-1912)



O senhor é como um cavalo brioso, como um dos cavalos do carro de Faraó, que trabalhava melhor sob a pressào das dificuldades. Hoje de manhã estive lendo algo sobre a vida de Stewart. Surpreende-nos a diversidade de suas atividades: pregador, missionário, médico, educador, mestre-construtor. fazendeiro, defensor dos nativos, capitão de indústria, coletor de dinheiro, estadista - tantas são as suas aptidões e tantas as suas atividades, que enumerá-las numa simples lista fatigaria o leitor. Ele foi igualmente a providência diária de centenas de filhos da terra e governador de um pequeno remo. Viver ao seu lado era servir, na frase de um soldado. Ele como que voava para o trabalho; e fazia-o com prazer, à semelhança de Mercúrio, o mensageiro celestial, que tinha asas em ambos os pés. Suas atividades bastariam para derrear um homem comum. Uma energia de tal modo incansável, só seria possível ser dotado de grande capacidade para a vida ativa, e que a vivesse, como Lane a vivia, como uma rótula inserida no respectivo encaixe. Durante toda a leitura do livro sobre Stewart. pensavamos e falávamos sobre o Dr. Lane (DASCOMB. 20/11/1909, p. 301).

RESUMO
Este estudo da figura de Horace Manley Lane leva em consideração as lutas de representações e a formação de rede de Escolas Americanas no Brasil entre os anos de 1885 e 1912. O objetivo é lançar luz sobre essa figura, cuja atuação foi marcada por disputas de poder no campo educacional protestante, e suas práticas educacionais e missionárias. Tradicionalmente, ele é conhecido como consultor da reforma do ensino público paulista, mas como veremos, sua atuação vai além das representações construídas na historiografia e no campo educacional brasileiro. Como educador, foi defensor do modelo educacional norte-americano, fazendo circular no Brasil elementos de uma pedagogia então moderna. Além disso, o trabalho discute o fato de que uma de suas propostas para disseminar a cultura e os valores do presbiterianismo norte-americano foi a criação de uma rede de escolas americanas. Nossa hipótese é que entre suas práticas como educador estava a organização de escolas, principalmente em cidades que contavam com o apoio de rnaçons, presbiterianos, republicanos e de pessoas ligadas a sua rede de relacionamentos, o que configura sua relação de poder com agentes sociais ligados à Maçonaria. à educação e ao presbiterianismo. Como educador organizou o Mackenzie College primeira instituição particular de ensino superior no Brasil. Como missionário, não estava ligado ao campo presbiteriano brasileiro e nem frequentava uma igreja. Nessa condição, não atuava como os primeiros missionários norte-americanos de confissão de fé presbiteriana, através da evangelização direta, e sim através da educação como forma de evangelização indireta. Como missionário e educador, construiu representações acerca do Brasil, da educação, da política e da catequese indígena que nos ajudam a compreender representações e práticas pouco conhecidas e pouco trabalhadas na historiografia e na perspectiva da história da educação. Como fundamentação teórica, utilizamos o conceito de representação em Roger Chartier, a categoria de lugar social, estratégia e tática de Michel de Certeau, o conceito de campo em Bourdieu, de sociedade de idéias de Bastian, de paradigma indiciário de Ginzburg, entre outros. A pesquisa fez uso de fontes primárias, tais como: relatórios educacionais produzidos por Horace Lane. Relatórios da Igreja Presbiteriana norte-americana, prospectos educacionais, relatórios de missionários, jornais, cartas e outros.

Palavras-chave: Horace Manley Lane. Lutas de representações. Educação norte-americana. Mackenzie College. Presbiterianismo

SUMARIO
INTRODUÇÃO        11
PARTE 1: LUTAS DE REPRESENTAÇÕES - HORACE LANE    33
1. DIVERSOS OLHARES SOBRE HORACE LANE  33
1.1 Horace Lane na historiografia           34
1.2 Horace Lane na história da educação        67
2. LUTAS DE REPRESENTAÇÕES EDUCACIONAIS NO CAMPO
    PRESBITERLANO: HORAC E LANE NA VISÃO DE AMIGOS E INIMIGOS   85
2.1 Horace Lane na visão da Igreja Presbiteriana norte-americana            91
2.2 Horace Lane no Jornal O Estandarte          120
2.3 Horace Lane nas cartas de Mary Dascomb            150

PARTE II : HORACE LANE: AS PRÁTICAS DE UM EDUCADOR  160
1. HORACE LANE EM SEUS RELATÓRIOS 160
1.1 Discurso sobre o Brasil           160
1.2 Discurso sobre a educação   180
1.2.1 Educação Protestante para além da confessionalidade          180
1.2.2 Discurso sobre a Escola Americana aos pais dos alunos e ã sociedade    188
1.2.3 Educação no Brasil e a participação de Horace Lane na reforma do ensino paulista 215
1.2.4 Discurso sobre a catequese indígena      233
2. HORACE LANE E A REDE DE ESC OLAS AMERICANAS        243
2.1 A Escola Americana de Curitiba       266
2.2 A Escola Americana de Botucatu     275
2.3 A Escola Americana de Florianópolis         295
2.4 A Escola de Araraquara          303

CONCLUSÃO: HORACE LANE - EDUCADOR E MISSIONÁRIO?           309
REFERÊNCIAS      318
FONTES PRIMÁRIAS       324

SILVA. Ivanilson Bezerra da. A figura de Horace Laue: lutas de representações e a formação da rede de Escolas Americanas no Brasil (1885-1912). Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2015.
Orientadora: Profa. Dra. Marta Maria Chagas de Carvalho

Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Reflexão Bíblica
http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/

Artigos Relacionados
A salvação do Brasil: as missões protestantes e o debate político-religioso do século XIX
O Protestantismo na capital de São Paulo: A Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião).
A Reforma Protestante, Seu Contexto Humanístico e Suas Implicações para a Educação (Graduação Pedagogia)
O respeito à lei e à ordem: presbiterianos e o governo militar 1964 - 1985. (Tese de Doutorado )
"Entre a sacristia e o laboratório": os intelectuais protestantes brasileiros e a produção da cultura (1903-1942). Tese (Doutorado)
Presbiterianismo do Sul em Campinas: Presbiterianismo do Sul em Campinas: primórdio da educação liberal. Tese (Doutorado)
A Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil - uma questão doutrinária. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião).
Origem da Igreja Cristã de São Paulo e a contribuição de alguns de seus membros para a formação da FFLCH/USP - uma expressão de liberdade religiosa. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião).

Nenhum comentário:

Postar um comentário