O senhor é como um cavalo brioso, como um dos
cavalos do carro de Faraó, que trabalhava melhor sob a pressào das
dificuldades. Hoje de manhã estive lendo algo sobre a vida de Stewart.
Surpreende-nos a diversidade de suas atividades: pregador, missionário, médico,
educador, mestre-construtor. fazendeiro, defensor dos nativos, capitão de
indústria, coletor de dinheiro, estadista - tantas são as suas aptidões e
tantas as suas atividades, que enumerá-las numa simples lista fatigaria o
leitor. Ele foi igualmente a providência diária de centenas de filhos da terra
e governador de um pequeno remo. Viver ao seu lado era servir, na frase de um
soldado. Ele como que voava para o trabalho; e fazia-o com prazer, à semelhança
de Mercúrio, o mensageiro celestial, que tinha asas em ambos os pés. Suas
atividades bastariam para derrear um homem comum. Uma energia de tal modo
incansável, só seria possível ser dotado de grande capacidade para a vida
ativa, e que a vivesse, como Lane a vivia, como uma rótula inserida no
respectivo encaixe. Durante toda a leitura do livro sobre Stewart. pensavamos e
falávamos sobre o Dr. Lane (DASCOMB. 20/11/1909, p. 301).
RESUMO
Este estudo da figura de Horace Manley
Lane leva em consideração as lutas de representações e a formação de rede de
Escolas Americanas no Brasil entre os anos de 1885 e 1912. O objetivo é lançar
luz sobre essa figura, cuja atuação foi marcada por disputas de poder no campo
educacional protestante, e suas práticas educacionais e missionárias.
Tradicionalmente, ele é conhecido como consultor da reforma do ensino público
paulista, mas como veremos, sua atuação vai além das representações construídas
na historiografia e no campo educacional brasileiro. Como educador, foi
defensor do modelo educacional norte-americano, fazendo circular no Brasil
elementos de uma pedagogia então moderna. Além disso, o trabalho discute o fato
de que uma de suas propostas para disseminar a cultura e os valores do
presbiterianismo norte-americano foi a criação de uma rede de escolas
americanas. Nossa hipótese é que entre suas práticas como educador estava a
organização de escolas, principalmente em cidades que contavam com o apoio de
rnaçons, presbiterianos, republicanos e de pessoas ligadas a sua rede de
relacionamentos, o que configura sua relação de poder com agentes sociais
ligados à Maçonaria. à educação e ao presbiterianismo. Como educador organizou
o Mackenzie College primeira instituição particular de ensino superior no
Brasil. Como missionário, não estava ligado ao campo presbiteriano brasileiro e
nem frequentava uma igreja. Nessa condição, não atuava como os primeiros
missionários norte-americanos de confissão de fé presbiteriana, através da
evangelização direta, e sim através da educação como forma de evangelização
indireta. Como missionário e educador, construiu representações acerca do
Brasil, da educação, da política e da catequese indígena que nos ajudam a
compreender representações e práticas pouco conhecidas e pouco trabalhadas na
historiografia e na perspectiva da história da educação. Como fundamentação
teórica, utilizamos o conceito de representação em Roger Chartier, a categoria
de lugar social, estratégia e tática de Michel de Certeau, o conceito de campo
em Bourdieu, de sociedade de idéias de Bastian, de paradigma indiciário de
Ginzburg, entre outros. A pesquisa fez uso de fontes primárias, tais como:
relatórios educacionais produzidos por Horace Lane. Relatórios da Igreja
Presbiteriana norte-americana, prospectos educacionais, relatórios de
missionários, jornais, cartas e outros.
Palavras-chave: Horace Manley Lane. Lutas de
representações. Educação norte-americana. Mackenzie College. Presbiterianismo
SUMARIO
INTRODUÇÃO 11
PARTE
1: LUTAS DE REPRESENTAÇÕES - HORACE LANE 33
1.
DIVERSOS OLHARES SOBRE HORACE LANE 33
1.1 Horace Lane na
historiografia 34
1.2 Horace Lane na história
da educação 67
2.
LUTAS DE REPRESENTAÇÕES EDUCACIONAIS NO CAMPO
PRESBITERLANO: HORAC E LANE NA VISÃO DE
AMIGOS E INIMIGOS 85
2.1 Horace Lane na visão da
Igreja Presbiteriana norte-americana 91
2.2 Horace Lane no Jornal O
Estandarte 120
2.3 Horace Lane nas cartas
de Mary Dascomb 150
PARTE
II : HORACE LANE: AS PRÁTICAS DE UM EDUCADOR
160
1.
HORACE LANE EM SEUS RELATÓRIOS 160
1.1 Discurso sobre o Brasil 160
1.2 Discurso sobre a
educação 180
1.2.1 Educação Protestante
para além da confessionalidade 180
1.2.2 Discurso sobre a
Escola Americana aos pais dos alunos e ã sociedade 188
1.2.3 Educação no Brasil e a
participação de Horace Lane na reforma do ensino paulista 215
1.2.4 Discurso sobre a
catequese indígena 233
2.
HORACE LANE E A REDE DE ESC OLAS AMERICANAS 243
2.1 A Escola Americana de
Curitiba 266
2.2 A Escola Americana de
Botucatu 275
2.3 A Escola Americana de
Florianópolis 295
2.4 A Escola de Araraquara 303
CONCLUSÃO:
HORACE LANE - EDUCADOR E MISSIONÁRIO? 309
REFERÊNCIAS 318
FONTES
PRIMÁRIAS 324
SILVA. Ivanilson
Bezerra da. A figura de Horace Laue:
lutas de representações e a formação da rede de Escolas Americanas no Brasil
(1885-1912). Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação. Universidade de São
Paulo. São Paulo. 2015.
Orientadora: Profa.
Dra. Marta Maria Chagas de Carvalho
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Reflexão Bíblica
http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/
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