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domingo, 12 de julho de 2020

A Influência de Calvino na Educação: um estudo no Colégio XV de Novembro – Garanhuns/PE


Resumo

Este trabalho é resultante de uma pesquisa documental e de campo sobre as bases educacionais calvinistas oferecidas pelo Colégio XV de Novembro de Garanhuns/PE. Nosso problema de pesquisa foi: Quais foram os principais aspectos da formação educacional calvinista-presbiteriana que influenciaram na formação e história de vida de alguns ex-alunos dessa instituição escolar? Partimos das ideias do teólogo e reformador João Calvino, que deu forte ênfase à educação como forma de evangelizar e ajustar os membros da sua igreja, que por sua vez foi decorrente da Reforma Protestante do século XVI, em Genebra, na Suíça. Os seus ensinamentos foram divulgados por vários adeptos seus, chamados de calvinistas, que levaram sua filosofia protestante a outros países da Europa e Estados Unidos da América do Norte, onde receberam o nome de Presbiterianos. Da América, a Igreja Presbiteriana enviou seus missionários para Pernambuco no Brasil e aqui em 1900 eles organizaram um colégio dentro desta confissão religiosa na cidade de Garanhuns. Nas histórias de vida dos ex-alunos descobriu-se que os fundamentos dessa organização escolar foram centrados em dois eixos principais: o ensino religioso como forma de propagação da fé protestante, e o ensino de matérias seculares visando à preparação de homens e mulheres para servirem na sociedade, contribuindo dessa forma para uma boa formação de dignos cidadãos, preparados para a vida religiosa, familiar e profissional. Os autores que inspiraram esta pesquisa foram: Calvino (2006), Paulo Freire (1989 E 2000), Weber (2004), Femandez-Armesto e Wilson (1997), Ferreira (2000), Delors (2006), entre outros.

 

Palavras chave: Educação Calvinista. Reforma Protestante. Calvinismo. Educação Religiosa.

 

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO............................................................................................ 08

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO METODOLÓGICA............................................. 10

1.1      OBJETO DE PESQUISA........................................................................ 11

1.2      JUSTIFICATIVA..................................................................................... 11

1.3      PROBLEMAS E OBJETIVOS DA PESQUISA....................................... 12

1.3.1   Problema de pesquisa............................................................................ 12

1.3.2   Objetivo Geral........................................................................................ 13

1.3.3   Objetivos específicos............................................................................. 13

1.4 METODOLOGIA......................................................................................... 13

1.4.1   Tipo de pesquisa.................................................................................... 13

1.4.2   Técnicas de pesquisa............................................................................. 14

1.4.3   Descrição da pesquisa........................................................................... 15

1.4.4   Roteiro da entrevista.............................................................................. 16

CAPÍTULO 2 A EDUCAÇÃO CALVINISTA: FUNDAMENTAÇÃO HISTÓRICA E TEÓRICA.......................................................................................................... 18

2.1      CONTEXTO HISTÓRICO DOS REFORMADORES.............................. 19

2.1.1   Precursores da Reforma Protestante..................................................... 20

2.1.2   O Surgimento de Calvino....................................................................... 26

2.1.3   A Conversão de Calvino......................................................................... 28

2.1.4   Calvino em Genebra.............................................................................. 32

2.1.5   O Pensamento de Calvino..................................................................... 33

2.1.6   A educação em Calvino......................................................................... 40

2.1.7   A educação apoiada no Calvinismo em outros países e no Brasil.......  47

CAPÍTULO 3 O COLÉGIO XV DE NOVEMBRO E AS HISTÓRIAS DE VIDA DE ALGUNS EX-ALUNOS..................................................................................... 54

3.10 SURGIMENTO DO COLÉGIO XV DE NOVEMBRO................................ 55

3.2 AS HISTÓRIAS DE VIDA........................................................................... 60

CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................. 70

REFERÊNCIAS................................................................................................ 73

ANEXOS..........................................................................................................  77

 

SILVA, Daniel Ferreira da. A Influência de Calvino na Educação: um estudo no Colégio XV de novembro - Garanhuns/PE. João Pessoa, 2010. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões, 2010.

SILVA, Daniel Ferreira da. A Influência de Calvino na Educação: um estudo no Colégio XV de novembro - Garanhuns/PE. João Pessoa, 2010. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões, 2010.

Orientadora: Pª Drª  Maria Otília Telles Storni

  

Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Reflexão Bíblica
http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/

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