Uma das características peculiares do protestantismo
implantados no Brasil, a partir do final dos oitocentos e inicio dos novecentos
é que eles têm suas origens em outros países, em particular dos Estados Unidos
da América do Norte. O anglicanismo inglês e o luteranismo alemão aqui chegaram
antes das denominações estadunidenses, mas não demonstraram nenhuma intensão de
nacionalizarem suas concepções religiosas de viés protestante. Os anglicanos
até detém a honra de terem construído o primeiro templo,[1]
com torres, o que era proibido por lei, mas foi mais um ato de demarcação do
nacionalismo inglês, do que propriamente uma ação evangelizadora.
Por sua vez as chamadas denominações protestantes
históricas, que perfazem esse primeiro movimento missionário de origem
estadunidense tem como característica o fato de que eram financiados totalmente
por suas matrizes no país de origem, as quais financiaram por muitos anos as
atividades destes missionários no Brasil, bem como a construção dos primeiros
templos de suas denominações. A dependência destes recursos financeiros
externos perdurou aos menos nos cinquenta primeiros anos da implantação dos
trabalhos protestantes no Brasil e de forma indireta, em forma de cooperação,
por mais cinquenta anos.
A primeira denominação de viés protestante evangélica
autóctone que surgiu no Brasil, na primeira década dos novecentos, foi a
Congregação Cristã do Brasil e que ainda hoje continuam atuando em todo o
território nacional e nesta última década tem se expandido além do território
nacional. Ela nunca esteve ligada a qualquer organização externa e nunca
recebeu qualquer ajuda financeira de outras fontes que não aquelas advindas de
suas próprias comunidades.
Ela
surge em meio ao êxodo de imigrantes italianos que chegam ao Brasil à procura
de dias melhores e que vão constituir uma forte colônia italiana na cidade de
São Paulo e no interior paulista e posteriormente em diversas cidades do Paraná
seguindo a trilha do café, algodão e outras agriculturas que tinham uma grande
demanda de mão de obra. Famílias inteiras desembarcaram com suas heranças
religiosas e o sonho de um reinício de suas histórias.
As pesquisas acadêmicas sobre esta igreja brasileira é,
mormente incluída no campo do pentecostalismo, uma forma acadêmica de
desvincula-la do contexto do protestantismo histórico, que a renega, mas que se
constitui um anacronismo histórico, visto que ela surge no mesmo período em que
as demais denominações protestantes estão iniciando suas atividades.
Todavia,
as origens e expansão, bem como as implicações do surgimento desta denominação
evangélica autóctone brasileira é um tema ainda incipiente em termos de
pesquisa acadêmica, mas se constitui em um veio rico para ser pacientemente
explorado para que se venha ter uma compreensão mais ampla do desenvolvimento
religioso protestante no país.
O campo religioso brasileiro
Por ser um campo de pesquisa acadêmica ainda recente,
efetivamente a partir da década de setenta do século XX, no que tange aos
conceitos e/ou procedimentos encontramos uma pluralidade que muitas vezes
dificulta a própria pesquisa a ser desenvolvida. Essa falta de uma
homogeneidade de conceitos definidos na questão de agrupamentos, classificação
e sistematização acabam por colocar o resultado do trabalho na dependência da área
do conhecimento e ótica de cada pesquisador.
Após as duas experiências frustradas primeiramente os
franceses (1555-1560) e posteriormente os holandeses (1630-1654), o governo
português proibiu toda e qualquer expressão religiosa divergente da religião oficial
– o Catolicismo Romano. O Brasil ficou completamente fechado para as
influências religiosas, fora do catolicismo, por praticamente trezentos anos.
As raras tentativas de se quebrar essa hegemonia romana foram inibidas pela
força da lei e pelas ações eclesiásticas romanas “Inquisição”. A proibição de
máquinas de impressa no território brasileiro inibiu que qualquer pensamento
religioso divergente pudesse ser divulgado; as alfandegas eram cuidadosamente
vigiadas para que nenhuma literatura sem o selo “selo” religioso pudesse chegar
às mãos da população no Brasil. E por fim, todo e qualquer estrangeiro que
desembarcasse nos portos brasileiros e se dispusesse a viajar pelo território
nacional eram observados atentamente e quaisquer tentativa de abordagem religiosa
distinta eram imediatamente abortada e o viajante convidado a se retirar do
país.
Por quatro séculos o catolicismo romano se constituiu na única
expressão de cristianismo permitida no Brasil. Essa situação começa a ser
alterada no inicio dos oitocentos quando por questões políticas as leis
concernentes ao comercio e à religião foram modificadas.
Em 1808 a Corte Portuguesa foi obrigada a se deslocar
para sua Colônia brasileira. Nesse deslocamento foi inserida a primeira
abertura portuária no Brasil e simultaneamente a primeira abertura religiosa
desde o domínio português. Os primeiros a usufruírem de ambas as aberturas
foram os ingleses, então parceiros de primeira ordem do governo português.
Apenas quatorze anos depois, 1822, temos a Independência
do Brasil e a elaboração de sua primeira Constituição, onde foi estabelecida de
forma especifica uma abertura ampla de liberdade religiosa. Da metade para o
fim do século XIX temos um afluxo grande de expressões religiosas de cunho
protestante aportando no país. Esse primeiro grande movimento, comumente
denominado de protestantismo histórico, representados pelos Congregacionais,
Presbiterianos, Metodistas, Batistas, Assembleianos juntamente com aquelas
denominações protestantes amalgamadas com o movimento imigratório como os
alemães (Luteranos) e suíços (Reformados).
É nesse período de grande efervescência religiosa no
Brasil que surge a Congregação Cristã do Brasil distintamente das demais acima
mencionadas por sua característica eminentemente nacional, pois nunca esteve
ligada a quaisquer outros organismos internacionais. Distinta até mesmo da
Assembléia de Deus que inicia suas atividades no mesmo período histórico, ainda
que, mormente classificadas no mesmo grupo de pentecostais devido suas ênfases
doutrinárias nas manifestações do Espírito Santo. A Congregação Cristã inicia
suas atividades em 1910, nos Estados de São Paulo e Paraná e a Assembléia de
Deus tem seu marco fundante em 1911 no Estado do Pará.
Os pesquisadores ainda mencionam dois outros grandes
movimentos no campo religioso evangélico brasileiro.[2] O
segundo ocorre na década de cinquenta, amalgamado com o aceleramento da
industrialização e a consequente urbanização produzindo centros populacionais
cada vez maiores. Ao menos três denominações evangélicas surgem vigorosamente
nesse período a Igreja do Evangelho Quadrangular, em 1951, a Igreja Brasil para
Cristo, em 1956, e a Igreja Deus é Amor, em 1962, que perfazem juntamente com
outras o chamado “pentecostalismo clássico”.
Um terceiro grupo denominado de neopentecostalismo
inicia-se na década de setenta e solidifica-se na década seguinte, ainda na
esteira do desenvolvimento urbano desenfreado desencadeado pelo êxodo rural.
Seus expoentes são a Igreja Universal do Reino de Deus (1977), Internacional da
Graça (1980), Renascer em Cristo (1986) e Sara Nossa Terra (1990). Se no
segundo grupo a ênfase estava nos dons do Espírito Santo e na cura miraculosa,
nesse terceiro grupo a ênfase será inicialmente na guerra espiritual
(exorcismo), teologia da prosperidade e um forte investimento na mídia
televisiva com técnicas empresariais e marketing, bem como um projeto
politico.
Imigração Italiana
O inicio dos novecentos demarca o que ficou denominada de
a “grande imigração”, onde mais de três milhões e meio de imigrantes
desembarcaram no Brasil acentuadamente nas regiões Sudeste e Sul do país. Um
característico singular e relevante para nosso estudo é que segundo alguns
especialistas 60% destes imigrantes são de origem italiana. A cidade de São
Paulo tornou-se um referencial urbano dos imigrantes italianos de maneira que
surgem bairros inteiros onde eles predominam, visto que dominam diversas
atividades industriais, artífices e comerciais. Desta forma rapidamente se
inserem no tecido social industrial e comercial da cidade. E será entre as
diversas colônias italianas espalhadas no Sul-Sudeste que surgira essa nova
denominação evangélica – Congregação Cristã do Brasil.
As Experiências Religiosas de Louis Francescon nos
Estados Unidos
A
figura histórica fundante é Louis Francesco,[3] filho
de Pietro Francescon e Maria Lovisa, de origem italiana, nasceu em 29 de março
de 1866 em Cavasso Nuova, província de Udine, Itália,[4] mas
que imigrou ainda jovem, 24 anos, para os Estados Unidos.[5]
Foi morar na cidade de Chicago (março de 1890) que abrigava uma numerosa colônia
italiana. Aqui começa a ouvir as pregações de Michele Nardi (1850-1914) e após um
ano (1891) ele professa a fé em Jesus Cristo, deixando seu catolicismo nominal.
Aproxima-se de uma comunidade cristã de
origem Valdense[6] (Railroand YMCA Hall) e
juntos estabeleceram uma Igreja nos moldes Presbiterianos (First Italian
Presbyterian Church) em 1892. Foi eleito um dos diáconos da nova igreja e posteriormente
exerceu a função de ancião (presbítero)[7]. Em
Janeiro de 1895, casou-se com Rosina Balzano,[8] também
comungante da mesma Igreja Presbiteriana. Essa convivência com os
presbiterianos explica seu contato inicial com a Igreja Presbiteriana do Brás,
de origem italiana, quando de sua chegada à cidade de São Paulo.
Na
primeira década do século XX o evangelicalismo americano experimentara um forte
movimento interno conhecido como Movimento Pentecostal[9] e
que rapidamente se expandira por todo o território americano e suas
denominações evangélicas. Assim como ocorreu com outras experiências religiosas
americanas, posteriormente esse movimento será exportado para o restante do
globo terrestre[10].
Os
locais e datas mais conhecidas dos primórdios deste movimento pentecostal são 1901
(Topeka, Kansas), 1906 (Los Angeles) e 1907 (Chicago), sendo este último
significativo para o Brasil, pois a partir dele se iniciara o movimento
pentecostal brasileiro.
Um pastor batista William H. Durham, tendo participado
das reuniões pentecostais promovidas na Azuza Street[11] (Los
Angeles), adotou as linhas básicas do movimento em sua igreja na cidade de
Chicago[12].
Será a partir desta igreja de Durham, localizada na W. North Avenue, 943, que
surgem dois personagens Louis Francescon e Daniel Berg os quais ao virem para o
Brasil haverão de iniciarem as atividades que darão origem à Congregação Cristã
do Brasil e a Assembleia de Deus.
A questão do batismo por imersão sempre foi um tema conflitante
para Francescon, visto que a Igreja Presbiteriana pratica o batismo por
aspersão. Enquanto realizava atividades na cidade de Elgin (1903), a 64 quilômetros
encontra um membro de sua igreja que havia se submetido ao (re)batismo por
imersão de Chicago na Church of Brethren. Então o convence a batizá-lo também
por imersão e marca para o dia 7 de setembro, um feriado; anuncia em sua igreja
e convida a todos para assistirem no Lake-front, de Chicago. Dos que se fizeram
presentes 18 se (re)batizaram por imersão. Essa questão do batismo por imersão
produz seu rompimento com a Igreja Presbiteriana, de onde saiu em 1903,
juntamente com um pequeno grupo e passaram a se reunirem nas casas uns dos
outros.
Em
agosto de 1907 Francescon frequenta primeiramente sozinho e depois com seu
grupo, os cultos pentecostais realizados pelo pastor de origem batista, William
H. Durham, na Missão da Avenida Norte, onde recebe manifestações do Espírito Santo.
O próprio Durham profetiza que Francescon deveria ser o mensageiro pentecostal
para o povo italiano. Em 1907 ele estabelece a primeira igreja pentecostal
ítalo-americana (Assemblea Cristiana). Empreende viagens a diversas cidades
americanas (Los Angeles, Philadelphia, St. Louis) onde implanta igrejas
pentecostais nas comunidades de origem italiana [13].
Antes
de chegar ao Brasil Francescon e dois irmãos, Giácomo Lombardi y Lucia Menna,
partiram dos Estados Unidos, Chicago (setembro de 1909) em direção à Argentina,
onde havia um numero expressivo de italianos entre os quais alguns familiares
de Lucia. Chegando começaram a compartilharem suas experiências religiosas e
Lucia foi para Tres Arroyos, uma Provincia de Buenos Aires, onde moravam seus
familiares, enquanto ele e Giácomo permaneceram na capital Argentina. Em pouco
tempo havia um numero expressivo de pessoas arroladas nas atividades religiosas
e os espaços ficaram pequenos (FRODSHAM, 1943, p. 53-54) e o movimento
pentecostal por eles iniciado veio a se constituir na Iglesia Cristiana
Pentecostal de Argentina.
A Primeira passagem de Louis Francescon em São Paulo
Mas logo sua atenção foi atraída para a
cidade de São Paulo onde abrigava o que era conhecida de “pequena Itália” pelo
numero expressivo de aproximadamente um milhão e trezentas mil italianos[14]. Chegando a São Paulo,
juntamente com Giácomo Lombardi, não conheciam nenhuma pessoa ou família, então
em uma praça pública (Jardim da Luz) começaram a conversar com um italiano, Vicenzo
Pievani, que estava de passagem, pois morava no Estado do Paraná, na pequena
cidade de Santo Antônio da Platina. Ele ainda permaneceu por alguns dias em São
Paulo, mas com o retorno de Giácomo Lombardi à Buenos Aires, Francescon
resolveu ir à cidade Pievani e ali foi recebido com bom grado e conviveu com
esta família, por dois meses, e toda a família foi batizada (imersão), a qual veio
a se constituir no primeiro núcleo no Paraná do que veria a ser a Congregação
Cristã do Brasil.
Mas pouco tempo depois (09
de março de 1910), deixando um pequeno grupo estruturado, Francescon retorna a
São Paulo e chegando procura a Igreja Presbiteriana,[15] recém-iniciada no bairro
do Brás, com forte presença italiana, situada na Rua da Alfândega e ali tendo
oportunidade expõe sua mensagem bíblica pentecostal, na língua italiana. A
direção da igreja presbiteriana desaprovou suas interpretações e o proibiu de
expô-las na comunidade, de maneira que ele se apartou, todavia um número de
pessoas de origem italiana, capitaneadas pelo senhor João Finote e sua mãe o
acompanharam; logo outros membros de igrejas batista, metodista e católicos
romanos, todos de origem italiana, aderiram e assim se estabelece o primeiro
núcleo paulista da Congregação Cristã do Brasil.
Rapidamente o núcleo se
desenvolve na mesma proporção em que sua mensagem penetra na “pequena Itália”
que se espalhava por diversos bairros Brás, Luz, Barra Funda, Bom Retiro.[16] Tendo o fator linguístico
como instrumental Francescon sentia-se
completamente ambientado entre seus patrícios, o que certamente contribuiu para
que suas atividades religiosas proliferassem e se consolidassem com tanta
rapidez.
Apesar de Francescon ter uma relação tão profunda e
afetiva com os brasileiros ele não se estabeleceu no Brasil. Fez um numero
expressivo de viagens de 1910 a 1948, umas mais longas (9ª Ago. 1935 – Mai.
1937 / 664 dias) e outras mais breves (1ª Mar.1910 – Set. 1910 / 184 dias), em
períodos descompassados (de 05 a 125 meses). Seus períodos de ausência eram supridos
por vasta correspondência entre ele e as lideranças e membros da igreja, que se
constituem em um rico acervo histórico da denominação. A partir de sua última
visita ao Brasil (1948) os anciães passaram a visita-lo periodicamente
destacando-se ao menos dois deles: Miguel Spina[17] e
João Finotti, que anotavam todas as orientações e as repassavam às lideranças
no Brasil. Francescon veio a falecer em Oak Park, nos Estados Unidos, em 7 de
setembro de 1964 aos 98 anos.
O Primeiro Templo
A primeira propriedade adquirida e onde se construiu o
primeiro templo foi à Rua Uruguaiana no bairro do Brás. O novo movimento ainda
não tinha estabelecido uma nomenclatura, mas para efeito jurídico legal, ao
adquirir uma propriedade, cunha-se o nome Congregação Cristã do Brasil.
Seguindo o rio caudaloso dos imigrantes italianos e
bairros operários a igreja rapidamente expande-se: Brás, Água Branca e Vila
Prudente, Bom Retiro, Lapa, Ipiranga e São Caetano. Esse rio corria forte para
o interior do Estado de São Paulo e não demorou a que novas igrejas surgissem
em cidades interioranas como São João da Boa Vista, seguindo as trilhas do café,
algodão e outras agriculturas.
A partir do polo fecundo do Estado de São Paulo o
movimento vai se expandido pela Região Sudeste, Rio de Janeiro e Minas Gerais e
posteriormente para a Região Nordeste, Bahia. Mas é no Brás, seu marco
fundante, que se estabelece uma sede nacional e que permanece assim até os dias
atuais.
O Hinário e Seu Papel Histórico Cronológico
O livro de cânticos e/ou hinos religiosos é um
representativo da evolução social da CCB. Inicialmente o livro continha apenas
cânticos na língua italiana cujo título era “Nuovo Libro di Inni e Salmi
Spirituali, contendo ao todo 329 canções todas em italiano. Mas a partir de
1932 iniciam-se as edições bilíngues italiano/português o “Nuovo Libro di Inni
e Salmi Spiriatuali e Novo Livro de Hymnos e Psalmos Espirituais”, que revela
uma mudança significativa na composição de seus membros cada vez mais abrasileirados.
Os cânticos eram praticamente os mesmo e que foram traduzidos para a língua
portuguesa, acrescidos por algumas poucas composições novas de cunho de membros
da própria CCB. A numeração ficou assim: os hinos números 01 a 329 eram em
italiano e os de números 330 ao 518 eram os na língua portuguesa.
Mas no ano de 1934, devido às políticas do governo
Getúlio Vargas,[18] os hinários passaram a
ser cantados somente em português e editados apenas na língua nacional, assim
também as pregações ou demais atividades religiosas. Evidentemente que o
aumento crescente de novos membros foi descaracterizando a prevalência
italiana, ainda que alguns vestígios linguísticos permanecessem por mais tempo
nos púlpitos ou mesmo nas relações social-religiosas como o cumprimento “A paz
de Deus” originariamente “Pace de Dio” e a bênção dos mais velhos às crianças
“que Dio te bendiga”.
Estrutura Eclesiástica Básica
Dentre todas as denominações protestantes evangélicas a
CCB possui uma das mais simples estrutura eclesiástica, com duas partes muito
distintas: a espiritual (religiosa) e a secular (administrativa). Na primeira
está o corpo ministerial que é composto por anciãos, cooperadores e diáconos,
cuja especificação de cada função é explicitada no Estatuto no capítulo III; a
segunda parte é composta por membros qualificados à administração, mas nenhuma
destas funções quer seja religiosa ou administrativa são renumeradas.
Outra característica peculiar é que a instituição é
completamente apolítica e defende radicalmente a separação entre Estado e
religião, não mantendo quaisquer vínculos partidários e vedando qualquer
utilização do nome da CCB para fins políticos, eleitorais ou ideológicos.
Funções Ministeriais
Somente anciães podem realizar batismos, santas ceias,
ordenação de novos anciães e diáconos, bem como eleição de cooperadores do
ofício ministerial. Toda responsabilidade de supervisão do ensino religioso e do
bem estar espiritual da CCB são prerrogativas dos anciães. O órgão máximo do
sistema eclesiástico é o “Conselho de Anciães” composto pelo conjunto de todos
os anciães ordenados. Quando reunidos todos tem a mesma liberdade de expressar
suas opiniões e as decisões são tomadas após um período de oração e posterior
votação do tema discutido.
Os cooperadores de ofício são habilitados para dirigirem
cultos oficiais, como reuniões de jovens e crianças. Mas não podem realizar
batismos ou ministrar as cerimônias de santa ceia.
Os diáconos têm atribuições sociais ou obras pias (Obra
da Piedade). São responsáveis em suprir as necessidades imediatas daqueles
membros que estejam passando por carências: alimentação, vestuário, mobiliário
e auxílio pecuniário. A diaconia é exercida de forma regional onde um diácono é
responsável um numero especifico de igrejas em determina região geográfica.
Mormente são auxiliados nessas atividades por mulheres que são previamente
escolhidas e que forma o grupo de “irmãs da piedade” tendo o mínimo de duas em
cada igreja. Há um cuidado com a privacidade dos que recebem auxilio procurando
evitar qualquer constrangimento e somente são divulgados os dados exigidos
pelas leis. Cabe aos diáconos supervisionar as coletas voluntárias, escrituração
e depósitos bancários realizados pelo corpo administrativo.
Há um ministério especifico para a Música bem como as
nomeações para administradores e conselheiros. Os anciães e diáconos são
ordenados nas reuniões anuais do Conselho de Anciães. Os cooperadores
ministeriais são apenas apresentados e aprovados sem a ordenação.
Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião
me.ivanguedes@gmail.com
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http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/
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de Janeiro: CPAD, 2000.
[1] Em 12 de agosto de 1819 foi
colocada a pedra fundamental da
construção do primeiro templo anglicano no Brasil.
[2] Paul Freston trabalha com uma
classificação estratificada do pentecostalismo em três ondas: a primeira onda
corresponde ao pentecostalismo clássico período de 1910 a 1950; pentecostalismo
de segunda onda que compreende os períodos de 1950 a 1970; e pentecostalismo de
terceira onda ou Neopentecostalismo, a partir do início da década de 1970.
[3] Por existirem diferentes grafias,
Luigi, Luiz, Louis, adotaremos a versão Louis.
[4] Ele foi um operário especializado em
mosaicos, técnica grandemente difundida em sua região natal, o Vêneto, famosa
por seus artífices e operários especializados nessa técnica que desenvolviam
elaborados trabalhos com mármore colorido tanto no chão como nas paredes.
[5] Antes, diante das imensas
dificuldades na Itália, com apenas aos 15 anos foi para a Hungria em busca de
trabalho, voltou para a Itália, cumpriu serviço militar e com quase 24 anos de
idade emigrou para os Estados Unidos.
[6] O nome “valdense”, conforme passaram
a ser chamados pelos outros, vem de Pedro Valdo (1140-1217), de Lyon, na
França. Esse grupo sofreu perseguição no sul da França e fugiu para outras
localidades. Em suas fugas, evangelizava c, ao mesmo tempo, seguia para o norte
da Europa. Foi onde Pedro de Valdo converteu-se. Por sua liderança, os inimigos
logo apelidaram o grupo de valdenses.
[7] Em 1903 Francescon convence Giuseppe
Beretta a batizá-lo por imersão. Filippo Grilli, pastor da igreja, viaja para a
Itália e incumbe Francescon de presidir a reunião de 6 de setembro de 1903,
ocasião em que Francescon persuade seus ouvintes da prática do batismo por
imersão. No dia seguinte, ele e mais dezoito irmãos da igreja são batizados
dessa forma, em Chicago. Com o retorno de Filippo, o grupo é desligado da
igreja e estabelece uma comunidade evangélica livre.
[8] Em 1890, a comunidade valdense de
Favale di Malvaro, na Ligúria (Itália), imigra em massa para Chicago. No ano de
1892, 29 imigrantes valdenses foram recebidas como membros; entre elas, Rosina
Balzano (1875-1953), que viria a se tornar a esposa de Louis Francescon.
[9] O termo está relacionado aos grupos
religiosos cristãos que baseiam sua crença na manifestação do Espírito Santo,
por meio de sinais denominados “dons do Espírito Santo”, tais como: falar em
línguas (glossolalia), curas, milagres, visões, profecias, entre outros.
[10] Os precursores do movimento
pentecostal moderno podem ser encontrados no movimento interno da Igreja
Metodista americana que deu origem às chamadas “igrejas holiness”
(santificação) 1885: Church of God (Cleveland, 1886); United Holy Church of
América Inc. (1886); Fire Baptized Holiness Church (1898); Pentecostal Holiness
Church (1899); Pentecostal Union (1901). Muitas delas vieram alavancar o movimento
pentecostal adotando os modelos implantados por William Seymour, em Azuza
Street, a partir de 1906.
[11] As reuniões eram dirigidas por W.
Seymour que originalmente pertencera à Igreja dos Nazarenos, em Los Angeles, e
durante um de seus sermões afirmou que Deus tinha uma terceira bênção: além da
conversão e da santificação, seria o Espírito Santo. A direção da igreja não
aceitou seu ensino e diante de sua insistência o expulsou da Igreja dos
Nazarenos. Como sempre ele conseguiu um pequeno grupo de admiradores e passaram
a se reunirem em casas particulares e, não comportando mais o números de assistência
alugaram um antigo templo da Igreja Metodista Episcopal, situado na Azuza
Street 312, que veio a se constituir no protótipo pentecostal que se espalharia
pelo mundo (CESAR; SHAULL, 1999, p. 20).
[12] Chicago tornou-se um centro
importante para que o pentecostalismo excedesse até mesmo o movimento que
ocorria em Los Angeles.
[13] Esteve também na Itália propagando
suas experiências (HOLLENGER, 1972). Ele é considerado um dos fundadores das
Assembleias de Deus na Itália, ao lado de Pietro Ottolini, Giuseppe Beretta e
Giácomo Lombardi.
[14] De acordo com os censos populacionais
os italianos chegaram a representar 79% do total de imigrantes que deram
entrada no Brasil entre os anos de 1900 e 1909. Sobre o assunto ver os Censos
do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e TRENTO, 1989.
[15] Inicialmente esta igreja tinha
ligações com a Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago (EUA), da qual
Francescon tinha sido recebido como membro e posteriormente fora eleito diácono
e da qual havia saído quando aderiu o iniciante movimento pentecostal (ALVAREZ,
1992, p. 29).
[16] Sobre a influência dos italianos no
cotidiano paulistano ler: MACHADO, A. A. Brás,
Bexiga e Barra Funda. São Paulo: Klick, 1999.
[17] Sua família foi uma das primeiras a
se converterem no bairro do Brás. Tornou-se um industrial bem sucedido e sempre
custeou suas viagens sem qualquer custo para a igreja. Foi ordenado ancião em
1938 e presidiu o Conselho de Anciães por várias décadas, vindo a falecer em
maio de 1993.
[18] Em decorrência do início da Segunda
Guerra Mundial e do posicionamento do Brasil ao lado dos Aliados (França,
Inglaterra e EUA), o governo de Getúlio Vargas (1937-45) proibiu a utilização
de línguas estrangeiras e especificamente as dos países do chamado Eixo
(Itália, Alemanha e Japão). Com isso as pregações em língua estrangeira
passaram a ser proibidas e os cultos tiveram de ser celebrados obrigatoriamente
em português. A igreja CCB já vinha se adaptando com a elaboração do hinário
bilíngue.
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