Translate

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Calvino Singularidades: Pregando Até o Fim



            Calvino além de teólogo e exegeta profícuo era um pastor apaixonado pela pregação, o que fica evidenciado nas mais diversas coleções preservadas de seus sermões pregados e/ou escritos. Por anos afio Calvino subiu ao púlpito da Igreja em Genebra e ali proferia seu sermão dominical:
Calvino adorava pregar e continuou pregando quase até o fim de sua vida. Ele morreu em 27 de maio de 1564. Lemos que, perto do fim de sua vida, quando estava atormentado por enfermidades e não conseguia andar, foi carregado em uma cadeira para seu púlpito amado e familiar. Colladon, que escreveu uma biografia de Calvino em 1565, fornece um relato desses últimos dias de pregação.
... sua gota começou a diminuir um pouco, e então ele se obrigava a sair algumas vezes para se alegrar com seus amigos, mas principalmente para dar palestras e até mesmo para pregar, quando muitas vezes precisava see levado à igreja em uma cadeira ... ele continuou a fazer tudo o que exigia seu cargo público, sempre arrastando seu pobre corpo até o início de fevereiro de 1564 ... no domingo, 6 de fevereiro, [ele pregou] seu último sermão sobre a Harmonia dos Três Evangelhos. Depois disso, ele nunca mais subiu ao púlpito.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Reflexão Bíblica
http://reflexaoipg.blogspot.com.br/

Referência Bibliográfica
CURRID, John D. Calvin and the Biblical Languages. Fearn, Ross-shire, UK: Christian Focus Publications, 2006, p. 28.

Artigos Relacionados
Personagens do Protestantismo – Calvino
Protestantismo: Os Quatro João (John) da Reforma

Nenhum comentário:

Postar um comentário