Translate

quinta-feira, 12 de abril de 2018

A Implantação do Protestantismo Dentro da Moldura do Movimento do Romantismo Brasileiro



Durante o período do Segundo Reinado, que demarca o inicio efetivo da implantação da religião cristã pela vertente protestante no país,[1] um dos movimentos culturais mais significativos no Brasil, particularmente no tocante à sua vertente literária, foi o Romantismo. Este movimento irrompe na Europa e começa a tomar forma nos primeiros anos do século XIX com a publicação da obra dos poetas ingleses Wordsworth e Coleridge. O alemão Goethe, os franceses Alexandre Dumas e Victor Hugo e o russo Pushkin, igualmente se constituem em alguns dos nomes mais importantes do movimento inicial. Apesar da nomenclatura este movimento estava pejado de um senso extremamente crítico da ordem estabelecida até então pelo Classicismo e do Neoclassicismo que traziam em seu bojo os princípios de ordem, calma, harmonia, equilíbrio, idealização e racionalidade. O Romantismo se coloca em contra posição com uma proposta de:
[...] apreciação da natureza; exaltação da emoção em detrimento da razão; exame meticuloso da personalidade humana; preocupação com o gênio, o herói, e o foco em seus conflitos interiores; nova visão do artista como criador individual supremo; ênfase na imaginação como ponto de partida para experiências transcendentes; interesse pelas origens históricas e culturais da nação; predileção pelo exótico, estranho, oculto, monstruoso, doentio e até satânico. (Enciclopédia Itaú Cultural – Literatura Brasileira).
Apesar de não ter se originado é na França com sua Revolução sustentada no tripé: Igualdade, Liberdade e Fraternidade, que o Romantismo germinara com uma força fecundante e pela qual o Brasil será inoculado por seus conceitos. Um dos pensadores mais importantes e influentes do período final do Brasil Colonial e inicio do Brasil Imperial, sendo um dos mentores da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), após desentendimentos com D. Pedro I e a dissolução da Constituinte e acossado tanto por liberais quanto por conservadores acaba exilado em 1823 em território francês por seis anos. Sua formação naturalista o torna suscetível a vários aspectos deste novo movimento histórico-cultural-literário principalmente no que tange as suas fortes ênfases nacionalista; ele toma contato com a literatura de Byron, Scott e traduz Ossian, e posteriormente produz alguns poemas expressando um sentimento vivo dos lugares se ajustando confortavelmente entre os pré-românticos com sua proposição moralizante e civilizadora (CÂNDIDO, 2004, p. 15; CASTELLO, 2004, p. 163).[2]
José Bonifácio acaba por trazer esta sementeira em sua bagagem quando de seu retorno ao Brasil para exercer nada menos do que a função de tutor do então menino Pedro de Alcântara, futuro Imperador brasileiro. Com certeza as sementes do romantismo francês foram transplantadas para a mente em formação deste menino e que em momento posterior germinará manifestando-se no propósito perseguido pelo então Segundo Imperador em moldar a forma de ser ou a criação do ethos brasileiro.[3]
A transição do Primeiro para o Segundo Reinado não foi sem turbulência, visto que D. Pedro I praticamente foi forçado a retornar à Portugal, tanto pelas convulsões que lá ocorriam em decorrência da morte e/ou assassinato de D. João VI, como também pela crescente pressão politica interna do Parlamento brasileiro que já fomentava um governo mais Parlamentarista e menos monarquista e de quebra ainda que de forma incipientemente dava-se os primeiros passos em direção a um governo republicano.[4]
É nesse contexto que D. Pedro I abdica do trono brasileiro em favor de seu filho ainda menor em idade cinco anos, para assumir o trono português. Após o período de tutela e antecipada a emancipação do jovem monarca, no apogeu de seus 15 anos de idade, D. Pedro II tem diante de si um enorme desafio não apenas de conciliar uma nação, mas de moldar uma identidade própria para o país dentro da constelação das nações. Para que isso fosse possível procura-se um discurso unificador que pudesse simultaneamente conciliar a tradição monárquica aos anseios de um espírito nacionalista efervescente. A solução é encontrada no movimento romancista naturalista, onde as elites politicas e intelectuais entendem ser a forma ideal para saciar o espírito nacionalista e revestir o governo imperial do glamour imponente europeu. Francisco Bernardi descreve este momento:
Aqui marca o início das manifestações ostensivas visando a concretizar os valores essenciais de nossa pátria; tanto no aspecto histórico-social como no plano artístico-Iiterário. Mesmo influenciado pelo espírito europeu, o Romantismo brasileiro preocupa-se em realçar a presença da alma brasileira nos motivos e na linguagem. O Romantismo, no Brasil, coincide com a independência política. O momento é de ardor e expressão patriótica de uma nação, quando, de forma intensa, vive as transformações políticas, econômicas e sociais. (1999, p. 85).
O marco fundante deste movimento romancista
O ciclo virtuoso do ouro não apenas criou e multiplicou uma nova classe social ascendente, como proporcionou que estas famílias abastadas enviassem seus filhos à Europa, dos quais dois centros se destacam – França e Inglaterra, que representam naquele momento o modelo ideal de nação desenvolvida e culta. É possível ver nas casas, nas lojas e nas ruas replicas exatas do modo de pensar e viver destas nações.[5] O relato de Debret, artista que esteve no Brasil entre 1816 e 1831, demonstra a intensidade desta influência francesa:
A moda, essa mágica francesa, em boa hora fez sua irrupção no Brasil. O Império de D. Pedro [I] tornou-se um de seus mais brilhantes domínios: ela reina como déspota, seus caprichos são leis: nas cidades, toaletes, refeições, dança, música, espetáculos, tudo é calculado a partir do exemplo de Paris, e, nessa relação assim como em algumas outras, certos departamentos da França estão ainda bem atrás das províncias do Brasil”. (VIDAL, 2009, p. 9-10).
Facilmente de pode multiplicar os exemplos de identificação com a Europa e, mais especificamente, com os franceses,  entretanto, tudo isso era muito mais um estado de espírito, norma comportamental, do que uma evolução sociocultural real. 
Como resultado deste contexto pode-se encontrar flutuando pela Europa grupos de jovens brasileiros na busca de aperfeiçoamento de seus estudos acadêmicos. Entre estes alguns amigos se encontram em Paris em 1836. Estão impregnados pela atmosfera francesa do movimento Romântico que estão produzindo mudanças profundas em toda a Europa, tendo o espírito nacionalista como um de seus aspectos mais exacerbado.
É neste momento e atmosfera que estes jovens amigos resolvem iniciar uma Revista para o qual escolheram propositalmente o título de Niterói [Nitheroy – grafia original] que teve apenas duas edições, elaboradas e impressas ainda na França, mas que veio a se constituir no marco inicial do Romantismo brasileiro. Seus jovens editores são: Gonçalves de Magalhães (1811-1882), Torres Homem (1812-1876) e Araújo Porto-Alegre (1806-1879). No primeiro número, Magalhães publica um estudo intitulado "Ensaio sobre a História da Literatura do Brasil" considerado o manifesto romântico brasileiro. Sua tese é que os brasileiros deveriam buscar sua própria forma literária, pois “cada povo tem a sua Literatura, como cada homem o seu caráter, cada árvore o seu fruto”.
O texto de Magalhães é a expressão de um literato brasileiro que incorpora o pensamento de diversos europeus que anteviam a necessidade dos brasileiros produzirem uma literatura mais nacionalista que enfatizasse a cor local, a temática e o ambiente natural americano em que o Brasil estava inserido, entre os mais conhecidos estão Almeida Garrett, Ferdinand Denis,[6] Friedrich Bouterweck.
O que se destaca no texto de Magalhães é a ambivalência entre o nacionalismo e o sentimento antilusitanismo, que se constitui em um desdobramento entre o clássico e o romântico. Portugal torna-se o opressor representativo de toda opressão e cerceamento do desenvolvimento de uma cultura essencialmente brasileira. Tecem-se duras críticas ao colonialismo inicial feito com o que havia de pior na sociedade portuguesa, criminosos degradados, pelo massacre das nações indígenas que aqui habitavam muito antes deles chegarem, e pela manutenção de uma subcultura aqui produzida em todo o período colonial. Nas palavras de Gonçalves de Magalhães podemos perceber este contexto:
“Não se pode lisonjear muito o Brasil de dever a Portugal sua primeira educação, tão mesquinha foi ela que bem parece ter sido dada por mãos avaras e pobres. No começo do século atual, com as mudanças e reformas que tem experimentado o Brasil, novo aspecto apresenta a sua literatura. Uma só idéia absorve todos os pensamentos, uma idéia até então desconhecida; é a idéia de pátria; ela domina tudo, e tudo se faz por ela, ou em seu nome. Independência, liberdade, instituições sociais, reformas políticas, todas as criações necessárias em uma nova Nação, tais são os objetos que ocupam as inteligências, que atraem a atenção de todos, e os únicos que ao povo interessam” (1836, p.146).
Com as mudanças ocorridas a partir de 1808 e principalmente 1822, uma nova atmosfera nacionalista exige mudanças que proporcionem ao país desenvolver uma cultura autônoma que possa de fato representar todo potencial que o brasileiro e o Brasil possuem. Os brasileiros libertários devem se desfazer de seu ranço português e buscar novas formas de construção da sua identidade coletiva.
Com um slogan “Tudo pelo Brasil, e para o Brasil”, o movimento romântico iniciado por estes jovens, se ajusta perfeitamente na moldura preparada pela “nova-velha” elite que necessita urgentemente criar o ethos da nacionalidade brasileira. Evaldo Cabral de Mello coloca bem a razão desta urgência: “O nacionalismo brasileiro não precedeu, sucedeu, a criação do Estado nacional. O Brasil não se tornou independente porque fosse nacionalista mas fez-se nacionalista por haver-se tornado independente” (2002, p. 15).
É crescente nos primórdios da independência o espírito nacionalista, que começa a buscar no passado histórico uma identidade própria, exaltando-se a natureza e a pátria; em meio a tudo isso o Brasil vivencia sua convulsões sociais, econômicas e políticas, que culmina com a abdicação de D. Pedro I em favor de seu filho Pedro Alcântara, com apenas cinco anos; seguindo o período regencial conturbado e finalmente a antecipação da maioridade do agora D. Pedro II, no alto de seus quinze anos de idade.
Como vimos acima, o menino D. Pedro II foi tutelado pelo pré-romântico José Bonifácio, de maneira que na busca de um ideal que pudesse forjar uma identidade própria, o romantismo surge como a ferramenta perfeita, capaz de exprimir, de forma original, as singularidades da nação brasileira. O conceituado professor Valdei Lopes de Araújo sintetiza de forma peculiar o papel da literatura na formação da nacionalidade brasileira:
O entendimento das letras como conseqüência e produto da ação do homem racional, ou seja, do cidadão, é abandonado em favor de uma compreensão da literatura como produção do gênio e expressão singular de uma nacionalidade. Como parte mais visível e permanente da história de uma nação, a literatura assume o papel de “cápsula do tempo” da nacionalidade, lugar no qual, através de procedimentos da história da literatura, uma imagem da identidade nacional poderia ser obtida (2008, p. 107-134).
            Evidentemente que tudo isso ainda está em forma embrionária e somente manifestara todo seu potencial cultural renovador e autóctone no último estágio do Romantismo, quando vai conseguir se libertar de sua dependência governamental e de fato iniciar uma produção literária e cultural mais crítica e autônoma.
O apogeu deste movimento Romancista esta justamente no período mais prospero do Segundo Império, cujo monarca D. Pedro II vai se constituir no grande incentivador da cultura nacional, pois tem como propósito moldar a sociedade brasileira conforme sua visão de mundo moderno e progressista.

Fazendo um Link
É dentro deste contexto cultural romancista que os primeiros missionários protestantes começam a transplantar para o Brasil os diversos ramos evangélicos protestantes pelo seu viés estadunidense. Evidentemente que em graus muito variados estes missionários americanos, haverão de alimentar e serem alimentados por este ideário romancista tão fortemente arraigados na sociedade brasileira. Um destes pioneiros missionário foi o Rev. Jemes C. Fletcher, de origem presbiteriana[7] e que desembarca no Porto do Rio de Janeiro em 14 de Fevereiro de 1852 (JAMES, 1952, p. 23) então com 29 anos, e permaneceu atuando até meados de 1869, com alguns intervalos.[8] Na mesma medida em que vai adentrando o país vai sendo tomado por um entusiasmo crescente e apaixonante. Suas expectativas do Brasil, pelo ideário anglo-americano de progresso, em que a religião nos moldes protestante (expressa em suas múltiplas denominações) haveria de alavancar o desenvolvimento econômico, científico e social, encaixa-se perfeitamente nesta moldura do romantismo proposto pelo Imperador D. Pedro II e cuidadosamente moldada pela literatura, artes, história, geografia e ciências daquele momento histórico cultural.
O jovem entusiasta e porque não dizer romântico missionário presbiteriano acalenta desde o principio o sonho de atrair e envolver o Imperador para a construção de um Brasil com ideário religioso protestante que segundo ele seria o passo maior para alavancar o tão desejado crescimento potencial da nação brasileira. Sua visão da figura de D. Pedro II demonstra o quanto Fletcher se ajusta perfeitamente à ideologia romancista que foi pensadamente construída ao longo do reinado do segundo Imperador brasileiro.[9] No transcorrer das páginas de seu livro sobre o Brasil e os brasileiros, Fletcher realça ao máximo a figura do monarca dos trópicos, destacando seu porte majestoso e mente privilegiada, filantropo, promotor de reformas religiosas e um estudioso inveterado, verdadeiro modelo para a juventude brasileira. Um capítulo inteiro (o décimo terceiro) é dedicado especificamente à figura do imperador brasileiro. Em sua excelente dissertação de mestrado Bruno Gonçalves Rosi (2009) registra:
Pode-se mencionar ainda que a edição de 1857 de O Brasil e os Brasileiros é concluída com um discurso de Dom Pedro II a respeito das possibilidades de desenvolvimento ainda diante do Brasil, algo que reforça o papel atribuído por Fletcher ao monarca brasileiro nesse processo. A vista dessas informações fica claro que a aproximação entre Dom Pedro II e os EUA, e conseqüentemente Brasil e EUA, teve importante participação e incentivo de Fletcher (2009, p. 160).
Sua forma peculiar de interpretar sua própria missão fica explicita em uma carta longa que escreve ao seu pai onde declara que sua missão é converter o Brasil ao protestantismo e ao progresso (VIEIRA, 1980, p. 63). Em uma carta endereçada ao Journal of Commerce de New York, ele define sua filosofia de ação missionária:
“......sei que alguns podem dizer que não é o papel de um clérigo missionário estar envolvendo-se com negócios. Mas creio que tenho uma visão mais alta do que o mero interesse mercantil do meu país, pois sou dos tais que creem que a religião e o comércio são servos que, unidos com a benção de Deus, servem para a promoção dos interesses mais nobres e mais altos da humanidade” (VIEIRA, 1980, p. 65).
A paixão do missionário americano pelo Brasil extrapola até mesmo os mais entusiastas dentre os brasileiros. Ele não tem dúvidas em enaltecer o Brasil e defende-lo com todas as suas forças, como fica claro no caso da guerra do Paraguai. Quando eclodiu a chamada Guerra do Paraguai e/ou Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870)[10] a mídia internacional em geral noticiava que o Brasil estava demonstrando uma vocação imperialista e colocava em prática um plano de domínio territorial da América do Sul. Esta pseuda interpretação partia do principio simplista e ignorante de que um país tão pequeno como o Paraguai jamais iniciaria uma guerra contra uma nação do porte do Brasil. Fletcher torna-se então o paladino da justiça, bem aos moldes do ideário romântico, e como uma voz a clamar no deserto sai em defesa do posicionamento do Brasil e através de artigos e correspondências procura demonstrar que a grande mídia estava equivocada em suas interpretações e que na verdade fora o Paraguai que acalentou pretensões expansionistas e imperiais, cabendo ao Brasil e seus aliados, depois de esgotados todos os entendimentos diplomáticos, a única saída possível que fora a declaração de guerra.
Dentro de sua cosmovisão triunfalista americana e somada ao ideário estabelecido pelo romantismo Fletcher esforça-se por trazer ao Brasil o progresso nas áreas industriais e cientificas, conforme molde americano. Para isso ele promove dois eventos significativos: uma feira industrial[11] e uma expedição científica do eminente cientista Prof. Louis Agassiz.[12]
Desde sua chega ao Brasil Fletcher esforça-se para estabelecer contato com a elite política que ele entende compartilharem de sua visão utópica do país, bem ao sabor do pensamento romancista. Ao longo dos anos que aqui permaneceu atuando, com pequenos intervalos, ele vai estabelecer um núcleo que poderia ser denominado de “Os Amigos do Progresso” e dos quais estariam vinculados por este fio progressista alguns nomes, dos quais se sobressai o do deputado alagoano Tavares Bastos.[13]
Nas páginas de seu livro “O Brasil e os Brasileiros”, redigido a partir da obra “Reminiscências de viagens e permanência no Brasil” de outro missionário de origem metodista Daniel Parish Kidder, ele enaltece ao máximo o potencial do Brasil, do Imperador, das elites politicas que ele classifica como sendo progressistas. Até mesmo quando tece algum comentário negativo do país ele procura explicar as razões da crítica de maneira a amenizar ou inibir qualquer ideia negativista. O pensamento e as perspectivas de Fletcher estão afinados no mesmo diapasão de entusiasmo do núcleo pensante confortavelmente acomodado no Instituto Histórico e Geográfico, que externa esta confluência de ideais em sua nota crítica ao livro elaborado pelo missionário americano:
Se alguma vez o seu Autor [referindo-se especificamente a Fletcher] se permite alguma facécia a respeito de nossos costumes, não é, todavia com o intento de expor-nos ao ridículo, como têm feito outros viajantes e escritores. Aponta muito de nossos defeitos, que se não podem negar; mas, em geral, ameniza com a sua benevolência as críticas que faz: de sorte que conclui-se antes em seu Autor um afeiçoado do Brasil, do que um desses viajantes que não tendo saído do seu gabinete maldizem de tudo e de todos; se Fletcher censura é porque desejaria que o Brasil e os brasileiros progridam na civilização.(RIHGB, xxv [862], p. 292/293, apud VIEIRA, 1980, p. 80).
Diante destes sucintos extratos aqui apontados é possível perceber o quanto este missionário protestante americano com sua visão utópica de um Brasil ainda imaculado ajusta-se confortavelmente na moldura proposta pelo movimento romancista, estabelecido pelo Imperador D. Pedro II, com amplo apoio das elites politicas e econômicas brasileira, através de um conjunto de escritores e demais construtores culturais do país.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Reflexão Bíblica
http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/

Artigos Relacionados
Protestantismo no Brasil: Atuações Econômicas de James Cooley Fletcher http://historiologiaprotestante.blogspot.com/2018/01/protestantismo-no-brasil-atuacoes.html?spref=tw
James Cool Fletcher: o primeiro missionário presbiteriano no Brasil
O Brasil pelo Prisma Protestante (J. C. Fletcher)
Protestantismo no Brasil: Livro - O Brasil e os Brasileiros – Prefácios
Inserção do Presbiterianismo no Brasil
O Trabalho Desenvolvido por Ashbel Green Simonton e Seus Companheiros
Protestantismo no Brasil - Documento: O Primeiro Esboço do Presbiterianismo no Brasil
Primeiro Curso Teológico Protestante no Brasil
Mudança de Paradigma Teológico do Protestantismo no Brasil e a Fundação da ASTE
O Protestantismo na Capital de São Paulo: A Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras.


Referências Bibliográficas
ARAÚJO, - Valdei Lopes de. A experiência do tempo na formação do império do Brasil: Autoconsciência moderna e historicização. Minas Gerais: Universidade Federal de Ouro Preto. http://revhistoria.usp.br/images/stories/revistas/159/RH_159_ -_Valdei_Lopes_de_Arajo.pdf.
BERNARDI, Francisco. As bases da literatura brasileira – histórias, autores, textos e testes. Porto Alegre: Editora AGE, 1999.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.
CÂNDIDO, Antônio. O romantismo no Brasil. São Paulo: Humanitas / FFLCH, 2004.
CARLA VIVIANE PAULINO. A Etnologia norte-americana e o ideal de progresso: representações sobre o Brasil e os brasileiros nos escritos de Thomas Ewbank (1846). Revista Eletrônica da ANPHLAC - Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas: N. 21, Jul./Dez. de 2016.
CARVALHO, José Murilo de. Dom Pedro II. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CASTELLO, José Aderaldo. A literatura brasileira: origens e unidade (1500-1960). São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2004.
COUTINHO, Afrânio (Org.). A literatura no Brasil, v. 3. São Paulo: Global, 2004. [7ª ed.; rev. e atual.].
DULLES, Joseph H. Princeton Theological Seminary Biographical Catalogue. 1909.
GOMES, Laurentino. 1822 – como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
JAMES, David. “O Imperador do Brasil e os seus Amigos da Nova Inglaterra” In: Anuário do Museu de Petrópolis Volume XIII. Petrópolis: Ministério da Educação e Saúde, 1952.
KIDDER, Daniel Parrish. Reminiscências de viagens e permanência no Brasil : Rio de Janeiro e província de São Paulo compreendendo notícias históricas e geográficas do Império e das diversas províncias. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2001. [Coleção o Brasil visto por estrangeiros. Série viajantes].
KIDDER, D. P. & FLETCHER, J. C. Brazil and the Brazilians, portrayed in Historical and Descriptive Sketches (9ª. ed.). Philadelphia: Childs & Peterson, 1879.
KIDDER, D. P. e FLETCHER, J. C. O Brasil e os brasileiros – esboço histórico e descritivo, v. 1.Brasiliana – Biblioteca Pedagógica Brasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1941 [Tradução da 6ª. edição em inglês - Elias Dolianiti e Revisão e Notas de Edgard Sussekind de Mendonça].
LÉONARD, Émile-Guillaume. O protestantismo brasileiro – estudo de eclesiologia e de história social,2ª. ed. Rio de Janeiro e São Paulo: JUERP/ASTE, 1981.
MACEDO, Joaquim Manuel de. Memórias da Rua do Ouvidor. Editora Press, 2013.
MAGALHÃES, D. J. G. de. Ensaio sobre a história da literatura do Brasil. Niterói: Revista Brasiliense, n.1, p.135-59, 1836. [Reprodução fac-similar. Biblioteca da Academia Paulista de Letras, v.9, 1978].
MELLO, Evaldo Cabral de. Um Imenso Portugal – historia e historiografia. São Paulo: Editora 34, 2002.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 12. ed., rev. e ampl., 2004.
NICOLA, José de. Literatura brasileira – das origens aos nossos dias. São Paulo: ed. Scipione, 1986.
OLIVEIRA, D. V. A “sólida e estável” Monarquia nos Trópicos: Imagens sobre o Brasil e os Brasileiros no livro Brazil and Brazilians – portrayed in Historical and descriptive sketches, 1857.Dissertação apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2013.
PRATT, Mary Louise. Os olhos do Império: Relatos de Viagens e Transculturação. Bauru: EDUSC, 1999.
ROSI, Bruno Gonçalves. Atuação de missionários das Igrejas Presbiterianas dos Estados Unidos no Brasil entre 1859 e 1888 e seu papel nas relações entre os dois países. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais). Rio de Janeiro: PUCRJ, 2009. Orientadora: Prof.ª Mônica Salomón González.
VIDAL, Laurent e LUCA, Tania Regina de (Orgs.). Franceses no Brasil – séculos XIX-XX. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
VIEIRA, David Gueiros. O Protestantismo, a maçonaria e a questão religiosa no Brasil. 2ª. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1980.
Enciclopédia Itaú Cultural – Literatura brasileira.http://www.itaucultural.org.br/ aplicexternas/enciclopedia_lit/index.cfm?fuseaction=definicoes_texto&cd_verbete=12163&lst_palavras




[1] Antes do período referido aqui, houve algumas pequenas incursões do protestantismo no Brasil sem quaisquer pretensões maiores e duas tentativas frustrantes através de invasões e conquista militar primeiramente pelos franceses e posteriormente pelos holandeses, que foram completamente rechaçadas pelos portugueses e brasileiros. (cf. Primeiros Contatos - Invasões Francesa e Holandesa - http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/2013/11/protestantismo-no-brasil-primordios-e.html).
[2] “Suas composições, publicadas mais tarde no livro O poeta desterrado sob o pseudônimo de Américo Elísio, mostram uma obra de qualidade bastante razoável, acima da média dos brasileiros da época, e muito superior à de D. Pedro I, um poeta medíocre” ( GOMES, 2010, p. 155).
[3] Embora identificado com o período de 1836 a 1880, as origens do movimento romântico brasileiro remontam ao contexto europeu e aos anos de transição entre os séculos XVIII e XIX, quando panfletos e sermões ganham destaque como veículos de idéias novas e a atividade jornalística começa a se adensar. Rica de contatos com a cultura européia do tempo, essa atividade teve papel crucial para a articulação do que alguns críticos chamam de "pré-Romantismo" e para a definição das linhas ideológicas do Primeiro Reinado e da Regência. Frei Caneca (1779-1825), Visconde de Cayru (1756-1835), Monte Alverne (1774-1823), José Bonifácio (1763-1838), além de Hipólito da Costa e Evaristo da Veiga, são alguns dos nomes mais influentes nesse momento de transição. (Enciclopédia Itaú Cultural – Literatura Brasileira – Itálico meu)
[4] Laurentino Gomes nomeia ao menos quatro razões maiores que levou D. Pedro I a optar pela abdicação em 1831: escândalos da vida privada e sua dubiedade entre interesses do Brasil e de Portugal; seu caso com a marquesa de Santos e o falecimento precoce da imperatriz Leopoldina, amada pelos desfavorecidos; a longa e exaustiva guerra com a Argentina pelo controle da região da Cisplatina, que onerou ainda mais as finanças do combalido império brasileiro e agitou os quartéis; por último o temperamento de D. Pedro I que causavam instabilidades contínuas no sistema politico do primeiro reinado (2010).
[5] Joaquim Manoel de Macedo, com sua sátira de “Memórias da Rua do Ouvidor”, resume numa frase a influência francesa “[...] Quase tudo foi afrancesando” (p. 76). O autor demonstra que se os franceses fracassaram em conquistar o Brasil no século XVI com o fracasso da “França Antártica”, acaba por conquistar o país através de seu comércio de têxteis, vinhos, manteigas, xales, lenços, chapéus, joias e literatura.
[6] O francês Ferdinand Denis (1798-1890) que viveu alguns anos no Brasil e produziu seu “Résumé de l’histoire littéraire du Portugal suivi du résumé de l’histoire littéraire du Brésil (1826), foi um dos pioneiros a estabelecer uma teoria da história da nossa literatura, dentro da moldura do Romantismo. “Por intermédio de Denis, e de outros franceses que também viveram aqui, os brasileiros puderam sentir como o particularismo, inclusive sob a forma do pitoresco, se ajustava ao desejo de diferenciação e busca de identidade nacional”. (CÂNDIDO, 2004, p. 20).
[7] Fletcher foi ordenado em 13 de fevereiro de 1851 pelo presbitério de Muncie, Indiana, e no mesmo ano foi enviado ao Rio de Janeiro como missionário da American and Foreign Christian Union e capelão da American Seamen's Friend Society.
[8] O professor Davi Gueiros, um dos poucos a dedicar espaço aos feitos de James C. Fletcher declara: “Autor muitas vezes citado, ainda que pouco compreendido, James Cooley Fletcher foi um pioneiro do trabalho protestante missionário no Brasil e um dos que, muito ativamente, contribuíram para o movimento de protestantização do Império e para a luta em favor da completa liberdade de culto” (1980, p. 62)
[9] A imagem do imperador brasileiro é a primeira impressão vista pelo leitor de seu livro “O Brasil e os Brasileiros”, sendo a primeira das gravuras que ilustram o livro um retrato de Dom Pedro II.
[10] A Guerra do Paraguai foi um conflito militar que ocorreu na América do Sul, entre os anos de 1864 e 1870. Nesta guerra o Paraguai lutou conta a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai. A causa principal foi as pretensões do ditador paraguaio Francisco Solano Lopes de conquistar terras na região da Bacia do Prata (abrange áreas no Brasil, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Argentina), cujo objetivo era obter uma saída para o Oceano Atlântico.
[11] Em 16 de Maio daquele ano a Exposição promovida por Fletcher foi inaugurada no espaço do Museu Nacional com a presença do próprio Imperador D. Pedro II, e uma grande comitiva, que examinaram atentamente todos os artigos trazidos. A exposição industrial ficou aberta para o público por dois dias e foi um grande sucesso.
[12] Em 1862 ele navegou mais de 3.000 quilômetros pelo rio Amazonas ocasião em que colheu amostras e matéria para estudo de ciências naturais que enviou ao Prof. Louis Agassiz, cientista renomado da Universidade de Harvard, e de que este se serviu para seus estudos ictiológicos e posteriores observações na mesma região.
[13] É possível inferir certa influência do missionário norte-americano sobre o jovem entusiasta político alagoano nas páginas das “Cartas do Solitário” e demais literatura por ele produzida em suas discussões sobre a abertura do rio Amazonas. É possível que quando saiu os primeiros artigos de Bastos sob o pseudônimo de o Solitário, em 1861, o político brasileiro já tinha tido a oportunidade de ler a obra de Fletcher “O Brasil e os Brasileiros”, então em sua segunda edição, de 1859.

Nenhum comentário:

Postar um comentário