Translate

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Reforma Protestante - Últimas Palavras de Martinho Lutero




“SOMOS MENDIGOS. ISSO É VERDADE”.
(MARTIN LUTHER)

Em 23 de janeiro de 1546, Martinho Lutero viajou para Eisleben, sua cidade natal, para arbitrar uma disputa familiar entre dois irmãos, os condes de Mansfield. 
Através de sua mediação, os dois se reconciliaram. No entanto, Lutero, sessenta e dois anos de idade e cansado das muitas exigências de sua vida, adoeceu. 
Sabendo que o fim estava próximo, ele escreveu seu último testamento. Começou com as palavras: "Sou bem conhecido no céu, na terra e no inferno", uma afirmação verdadeira do resultado de sua atitude ousada durante toda a sua vida.
Em seus últimos momentos, Lutero foi convidado por seu amigo Justus Jonas: “Você quer morrer firme em Cristo e na doutrina que você ensinou?” Ele respondeu enfaticamente: “Sim!” As últimas palavras de Lutero foram: “Somos mendigos. Isso é verdade".
Ele morreu em Eisleben em 18 de fevereiro de 1546, contemplando a pia batismal em que foi batizado quando bebê. O corpo de Lutero foi levado para Wittenberg enquanto milhares de pessoas se enfileiravam no caminho. Os sinos da igreja chorava seu líder caído.
Lutero foi enterrado, apropriadamente, na Igreja do Castelo de Wittenberg. Esta foi a própria igreja onde, vinte e nove anos antes, ele pregara em suas portas as Noventa e cinco Teses. Seu lugar de descanso final foi imediatamente abaixo do púlpito, onde ele costumava se levantar para pregar a Palavra. Sua esposa, Katherine, escreveu:
“ Quem não ficaria triste e aflito com a perda de um homem tão precioso como o meu querido senhor era. Ele fez grandes coisas não apenas por uma cidade ou uma única terra, mas por todo o mundo”.
A influência do marido, de fato, chegou aos recantos do mundo.

Steven Lawson

Artigos Relacionados
Personagens do Protestantismo – Lutero
REFORMA RELIGIOSA: Por que Ocorreu no Século XVI ?
Antes da Reforma Protestante – Corrupção e Desvios Teológicos
Reflexões sobre a Reforma Protestante: Introdução
Verbete - Protestantismo
Protestantismo - Boêmia a Terra Fecundadora das Reformas
Reforma 500 anos – John Wycliffe

Nenhum comentário:

Postar um comentário