O livro de Atos – Tudo tem
um inicio
O
livro de Atos é o primeiro documento do início de atividades da Igreja. A sua
importância pode ser melhor avaliada se imaginarmos se ele não tivesse
sido escrito: ficaria uma lacuna que não seria preenchida por nenhuma outra
literatura contida no Novo Testamento –ele é o elo histórico entre
os Evangelhos e as Epístolas.
Não
somente faz esta ponte para nós, mas fornece também preciosas informações sobre
a vida de Paulo e nos oferece um indispensável contexto histórico para suas
correspondências epistolares. No processo, Atos relata
as três primeiras décadas da vida da igreja.
Depois
de apresentar resumidamente várias visões do propósito de Atos, Toussaint
escreve:
O
propósito do Livro de Atos pode ser declarado como segue: Lucas procura
explicar como o Evangelho foi progressiva e soberanamente propagando sua
mensagem dos Judeus para os Gentios, e de Jerusalém à Roma. No Evangelho de
Lucas uma pergunta é respondida, “Se o Cristianismo tem suas raízes no Velho
Testamento e no Judaísmo, como veio a se tornar uma religião global? ”
O Livro de Atos continua nesta mesma vertente do Evangelho para responder o
mesmo problema.
Proposta do livro:
Movimento de expansão
A estrutura
geográfica é uma das formas de visualizarmos o propósito do livro de
Atos. Esta percepção geográfica nos ajuda a ver como a Igreja que nasce na
cidade de Jerusalém (1.8), alcança em pouco mais de trinta anos, chega “até
os confins da terra”, esta expressão, no seu contexto da época, significa
Roma e o império romano.
O
livro de Atos pode ser dividido em três partes bem distintas:
Em primeiro
lugar, a expansão da igreja em Jerusalém (capítulos
1—7). Na ascensão de Cristo, a igreja era composta por 120 membros;
cinquenta dias após a ressurreição de Cristo e dez dias após a ascensão, ocorre
o Pentecostes; Pedro pregou uma mensagem cristocêntrica, e cerca de três mil
pessoas foram convertidas, batizadas e agregadas à igreja; o número dos
convertidos multiplicou-se em Jerusalém; perseguição crescente dos judeus.
Em segundo
lugar, a expansão da igreja na Judeia e em Samaria (capítulos
8—12). A morte de Estevão amplia a perseguição judaica; os cristãos
dispersam e, por onde passavam, eles pregavam a mensagem evangélica;
comunidades cristãs se estabelecem na cidade de Samaria por intermédio de
Filipe, rompem-se barreiras raciais; ocorre a conversão de Saulo; o
evangelho chega a Damasco, na Síria; através de Pedro, o evangelho alcança a
Ces e através de Cornélio os gentios;
Em terceiro
lugar, a expansão da igreja até aos confins da terra (capítulos
13—28). Antioquia torna-se o centro
missionário dos gentios; ocorrem as diversas viagens missionárias de Paulo;
comunidades cristãs vão sendo estabelecidas nas províncias da Galácia,
Macedônia, Acaia e Ásia Menor; o evangelho rompe barreiras
linguísticas, culturais e religiosas; apesar de toda perseguição judaica o
Evangelho se estabelece em Roma (não por meio de Paulo), capital do Império.
É
possível concordarmos com Keener (2004, p.?), quando afirma:
“Todo
o Livro de Lucas é estruturado ao redor da evangelização mundial (1.8), com
seis ou oito depoimentos sumários através do livro mostrando a dispersão do
evangelho (ver 6.7; 9.31; 12.24; 16.5; 19.20; 28.31). Para Lucas, o objetivo
último é a comunicação transcultural e a evangelização mundial, e o poder
requerido para realizar a tarefa é somente o Espírito Santo” ... Partindo de
Atos 1.8, que é uma variação da Grande Comissão (Mt 28.18-20) e do Ide (Mc
16.15), o livro mostra a difusão do nome de Jesus em Jerusalém, Judéia e
Samaria e “até os confins da terra”. Esta expressão, no seu contexto da época,
significa Roma e o império romano.
As Formas de Comunicar a
Mensagem Cristã
Kerigma é o termo grego que quer dizer a Proclamação –
a pregação. A base do Kerigma é a proclamação de Cristo. Modelo:
Jesus
de Nazaré é o Messias, o Cristo, enviados por Deus,
como prometido nas Escrituras, como predito pelos profetas,
para o perdão dos pecados, para salvação do mundo;
Ele
foi rejeitado pelo povo, condenado pelas autoridades;
Ele sofreu, foi crucificado, morreu e foi sepultado
Mas
Deus o ressuscitou dentre os mortos e o elevou às alturas
e ele vai voltar um dia para nós, em glória.
Em resposta,
as pessoas devem se arrepender, crer, ser batizada,
receber
o Espírito Santo e juntar-se à comunidade dos crentes (Igreja).
Didaquê é a palavra grega traduzida por Doutrina.
O Didaquê dos Apóstolos – ou a Doutrina dos Apóstolos (At
2.42) – era o conjunto de mandamentos práticos para a vida dos discípulos.
Por exemplo: “Amai-vos uns aos outros”; “Orai sem cessar”; “Não sai
da vossa boca nenhuma palavra torpe”; “Fugi da impureza”; “Maridos, amai vossas
mulheres”. O Didaquê deve ser simples e objetivo.
Conclusão Inconclusiva do
livro
O
livro de Atos termina sem uma conclusão, podendo indicar que Lucas pretendia
escrever um terceiro volume; mas providencialmente ele nos deixa
claro que a caminhada da Igreja na História Humana estava apenas
começando, e somente será concluída com a Segunda Vinda de Cristo.
Uma Tomografia da Igreja em
Atos
Distinção do judaísmo
Inicialmente
o cristianismo era confundido como sendo mais uma seita/divisão do judaísmo.
Mas na medida em que aumenta a perseguição por parte dos judeus, vai ficando
evidente a distinção entre a mensagem cristã e a mensagem judaica.
Cristianismo ou
Cristianismos?
Ainda
nas páginas do livro de Atos e nas epístolas podemos perceber que dentro do
Cristianismo sempre houve divergências. A eleição dos Diáconos surge mediante a
divergência entre judeus e helenistas (judeus da Diáspora); Paulo tem que
tratar de diversas divisões que ocorriam nas comunidades cristãs.
Uma “Igreja” sem Templos
Por
três séculos as comunidades cristãs não construíram um único templo; suas
atividades eram feitas em casas ou salões emprestados, alugados ou até mesmo
comprados. Somente no século IV com o Imperador
Constantino os cristãos passaram a utilizar templos pagãos e construir
seus próprios templos.
Perseguições judaicas
Como
os registros históricos de Atos e já mencionado as primeiras e mais violentas
perseguições aos cristãos foram realizadas pelas autoridades judaicas que
via no cristianismo um movimento herético do judaísmo, bem como uma
ameaça ao sistema religioso que tinha no Templo seu centro de poder.
Como se Tornar Membro da
Igreja
Batismo/Profissão Fé
“Catecúmeno” três
anos de preparação: exame minucioso do comportamento do
catecúmeno.
Perigos Iniciais
Oportunistas e Mercenários
O
satirista Luciano, escritor romano, no segundo século ridiculariza os cristãos
por serem tão facilmente levado por charlatães, muitas vezes
dando-lhes dinheiro.
A Didaquê traz
diversas recomendações sobre aqueles que se fazia de cristãos, mestres ou
profetas (missionários), mas que não passavam de ladrões e exploradores:
CAPÍTULO
VI - Fique atento para que ninguém o afaste do caminho da instrução, pois quem
faz isso ensina coisas que não pertencem a Deus.
CAPÍTULO
XI - Se vier alguém até você e ensinar tudo o que foi dito anteriormente, deve
ser acolhido. Mas se aquele que ensina é perverso e ensinar outra doutrina para
te destruir, não lhe dê atenção. Ele não deve ficar mais que um dia ou, se
necessário, mais outro. Se ficar três dias é um falso profeta. Ao partir, o
apóstolo não deve levar nada a não ser o pão necessário para chegar ao lugar onde
deve parar. Se pedir dinheiro é um falso profeta. Nem todo aquele
que fala inspirado é profeta, a não ser que viva como o Senhor. É desse modo
que você reconhece o falso e o verdadeiro profeta. Todo profeta que, sob
inspiração, manda preparar a mesa não deve comer dela. Caso contrário, é um
falso profeta. Todo profeta que ensina a verdade mas não pratica o que ensina é
um falso profeta. Se alguém disser sob inspiração: "Dê-me dinheiro"
ou qualquer outra coisa, não o escutem. Porém, se ele pedir para
dar a outros necessitados, então ninguém o julgue.
CAPÍTULO
XII - Acolha todo aquele que vier em nome do Senhor. Depois, examine para
conhecê-lo, pois você tem discernimento para distinguir a
esquerda da direita. Se quiser se estabelecer e tiver uma profissão, então que
trabalhe para se sustentar. Porém, se ele não tiver profissão, proceda de
acordo com a prudência, para que um cristão não viva ociosamente em seu meio. Se
ele não aceitar isso, trata-se de um comerciante de
Cristo. Tenha cuidado com essa gente!
Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Reflexão Bíblica
http://reflexaoipg.blogspot.com.br/
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