Em
contraponto ao Iluminismo francês, pós Revolução Francesa e do Humanismo antropocêntrico
racionalista, surge o movimento pietista de resgate da experiência religiosa
pessoal e comunitário de cunho subjetivo. Uma outra vertente desta reação é
justamente a produzida por Kuyper e seus companheiros que impactados pelo
reavivamento religioso, denominado Despertamento, utilizando a estrada da
ortodoxia da fé reformada apresentam um novo caminho em direção a envolvimento
mais efetivo com o mosaico que perfaz a Sociedade humana.
Guillaume
Groen Van Prinsterer (1801-1876), historiador e político é o precursor desta
proposta, após ter identificado as consequências nocivas que estavam sendo
produzida, na Sociedade de seus dias, com a predominância do absolutismo e individualismo
que se opunham abertamente contra a soberania de Deus e das Escrituras (e de
fato nos dias atuais experimentamos na pele esta catastrófica verdade na
Sociedade brasileira).
Mas
será na trajetória do teólogo, acadêmico e político de mente privilegiada e
personalidade forte e cativante, mas igualmente um reformado piedoso Abraham
Kuyper que os conceitos básicos desta vertente teológica-reformada serão estabelecidos.
Em
uma série de palestras sobre o Calvinismo Kuyper faz uma exposição dos aspectos
fundamentais do Calvinismo denominando-os como um sistema de vida e não apenas
de ortodoxia eclesiástica teológica. O termo alemão Weltanschauung, utilizada
em abundância pelos idealista e românticos alemães e também por Kuyper é mais
conhecida por "conceito de mundo ou cosmovisão, mas particularmente
prefiro "sistema de vida" que tem menos associação com o
academicismo, o que está mais em harmonia com a proposta original dele e seus
companheiros.
Outro
precursor foi James Orr (1844-1913) nascido em Glasgow, na Escócia e foi
ministro presbiteriano e professor de história e teologia e que em sua obra The
Christian View of God and the World (1893) aplica o conceito de Weltanschaaung
ao cristianismo, entendendo que esta forma de ver o mundo é o instrumental
adequado para se responder aos questionamentos do ser humano moderno que vive
cada vez mais em sociedade.
Mas
será em suas Palestras Stone, proferidas na Universidade e Seminário de
Princeton, que Kuyper estabelecera as balizas desta renovada perspectiva do pensamento
reformado-calvinista. A primeira palestra "O Calvinismo como sistema de
vida", bem como as demais seis palestras apresentadas enfatizam que o
Calvinismo não pode ser reduzidos a um conjunto de dogmas, mas que Calvino as
pensou originalmente como uma proposta bíblica que abarca a totalidade da vida
humana e por conseguinte um instrumental de impacto em todas as esferas da
Sociedade. Este pensamento de Kuyper está condensada de forma bem clara em uma
de suas mais memoráveis frases: “Oh, nenhum pedaço de nosso mundo mental deve
ser hermeticamente selado do resto, e não há um centímetro quadrado em todo o
domínio de nossa existência humana sobre o qual Cristo, que é Soberano sobre
todos, não clame: É Meu!”.
Outro
expoente e colaborador de Kuyper foi Hermann Bavinck (1854-1921), que proveu de
forma consistente o fundamento teológico-dogmático a esta nova perspectiva
teológica-calvinista e/ou neocalvinismo. Sua monumental obra, em quatro
volumes, intitulada Dogmática Reformada foi publicada entre 1895 e 1901 está e
atualmente pode ser encontrada em português. Sua luta até morrer foi para que o
cristianismo não se limitasse a ser uma seita, mas que a fé cristã permeasse
todos os aspectos da vida humana.
Por
fim outro nome de extrema relevância para o estabelecimento prático desta nova
proposta calvinista é Herman Dooyeweerd (1894-1977) a quem coube a árdua tarefa
de dialogar com a academia alemã e suas diversificadas escolas de pensamento e
campos do conhecimento. Ele elabora os princípios Calvinistas de lei, política,
e sociedade que dariam a direção para o novo pensamento teológico. Seus
esforços produziu uma consistente escola do pensamento reformado. Para ele não deve
haver uma neutralidade do pensamento ou da filosofia no que concerne a
religião. O tripé bíblico Criação-Queda-Redenção tem que se constituir no
fundamento da mentalidade cristã e se deve rejeitar as dicotomias que se tentam
impor no pensamento ocidental (matéria/forma; natureza/graça;
natureza/liberdade).
Artigos
Relacionados
VERBETE: Abraham Kuyper
https://historiologiaprotestante.blogspot.com/2021/11/verbete-abraham-kuyper_14.html
VERBETE
– Calvinismo
https://historiologiaprotestante.blogspot.com/2014/01/verbete-calvinismo.html
VERBETE
- Protestante
https://historiologiaprotestante.blogspot.com/2013/10/verbete-protestante.html
VERBETE
– Protestantismo
https://historiologiaprotestante.blogspot.com/2013/11/verbete-protestantismo.html
Calvino
Singularidades: O Motivo Primário Para Escrever as Institutas
https://historiologiaprotestante.blogspot.com/2020/03/calvino-singularidades-o-motivo.html?spref=tw
Calvino:
Comentários Bíblicos em Ordem Cronológica
Calvino
e a Importância da Música (1ª Parte)
Protestantismo
e sua contribuição na educação no Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário