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terça-feira, 16 de novembro de 2021

VERBETE: Neocalvinismo


Recebeu historicamente essa nomenclatura pelo fato de que um de seus expoentes mais relevantes e conhecido foi o pastor Abraham Kuyper (1837-1920) e por esta razão recebe o nome de Kuyperianismo. Ele juntamente com outros líderes eclesiásticos e acadêmicos reformados holandês, no século dezenove, empreenderam a árdua tarefa de identificar e responder aos questionamentos levantados pelo advento da Modernidade. Eles não contradizem as doutrinas cardeais do calvinismo histórico, mas defendem que Calvino almejava muito mais do que um compendio de teologia sistemática acadêmico eclesiástico e tinha como objeto mais amplo inserir as doutrinas bíblicas expostas por ele em todas as esferas da vida: social, cultural e político.

Em contraponto ao Iluminismo francês, pós Revolução Francesa e do Humanismo antropocêntrico racionalista, surge o movimento pietista de resgate da experiência religiosa pessoal e comunitário de cunho subjetivo. Uma outra vertente desta reação é justamente a produzida por Kuyper e seus companheiros que impactados pelo reavivamento religioso, denominado Despertamento, utilizando a estrada da ortodoxia da fé reformada apresentam um novo caminho em direção a envolvimento mais efetivo com o mosaico que perfaz a Sociedade humana.

Guillaume Groen Van Prinsterer (1801-1876), historiador e político é o precursor desta proposta, após ter identificado as consequências nocivas que estavam sendo produzida, na Sociedade de seus dias, com a predominância do absolutismo e individualismo que se opunham abertamente contra a soberania de Deus e das Escrituras (e de fato nos dias atuais experimentamos na pele esta catastrófica verdade na Sociedade brasileira).

Mas será na trajetória do teólogo, acadêmico e político de mente privilegiada e personalidade forte e cativante, mas igualmente um reformado piedoso Abraham Kuyper que os conceitos básicos desta vertente teológica-reformada serão estabelecidos.

Em uma série de palestras sobre o Calvinismo Kuyper faz uma exposição dos aspectos fundamentais do Calvinismo denominando-os como um sistema de vida e não apenas de ortodoxia eclesiástica teológica. O termo alemão Weltanschauung, utilizada em abundância pelos idealista e românticos alemães e também por Kuyper é mais conhecida por "conceito de mundo ou cosmovisão, mas particularmente prefiro "sistema de vida" que tem menos associação com o academicismo, o que está mais em harmonia com a proposta original dele e seus companheiros.

Outro precursor foi James Orr (1844-1913) nascido em Glasgow, na Escócia e foi ministro presbiteriano e professor de história e teologia e que em sua obra The Christian View of God and the World (1893) aplica o conceito de Weltanschaaung ao cristianismo, entendendo que esta forma de ver o mundo é o instrumental adequado para se responder aos questionamentos do ser humano moderno que vive cada vez mais em sociedade.

Mas será em suas Palestras Stone, proferidas na Universidade e Seminário de Princeton, que Kuyper estabelecera as balizas desta renovada perspectiva do pensamento reformado-calvinista. A primeira palestra "O Calvinismo como sistema de vida", bem como as demais seis palestras apresentadas enfatizam que o Calvinismo não pode ser reduzidos a um conjunto de dogmas, mas que Calvino as pensou originalmente como uma proposta bíblica que abarca a totalidade da vida humana e por conseguinte um instrumental de impacto em todas as esferas da Sociedade. Este pensamento de Kuyper está condensada de forma bem clara em uma de suas mais memoráveis frases: “Oh, nenhum pedaço de nosso mundo mental deve ser hermeticamente selado do resto, e não há um centímetro quadrado em todo o domínio de nossa existência humana sobre o qual Cristo, que é Soberano sobre todos, não clame: É Meu!”.   

Outro expoente e colaborador de Kuyper foi Hermann Bavinck (1854-1921), que proveu de forma consistente o fundamento teológico-dogmático a esta nova perspectiva teológica-calvinista e/ou neocalvinismo. Sua monumental obra, em quatro volumes, intitulada Dogmática Reformada foi publicada entre 1895 e 1901 está e atualmente pode ser encontrada em português. Sua luta até morrer foi para que o cristianismo não se limitasse a ser uma seita, mas que a fé cristã permeasse todos os aspectos da vida humana.

Por fim outro nome de extrema relevância para o estabelecimento prático desta nova proposta calvinista é Herman Dooyeweerd (1894-1977) a quem coube a árdua tarefa de dialogar com a academia alemã e suas diversificadas escolas de pensamento e campos do conhecimento. Ele elabora os princípios Calvinistas de lei, política, e sociedade que dariam a direção para o novo pensamento teológico. Seus esforços produziu uma consistente escola do pensamento reformado. Para ele não deve haver uma neutralidade do pensamento ou da filosofia no que concerne a religião. O tripé bíblico Criação-Queda-Redenção tem que se constituir no fundamento da mentalidade cristã e se deve rejeitar as dicotomias que se tentam impor no pensamento ocidental (matéria/forma; natureza/graça; natureza/liberdade).   

 

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Reflexão Bíblica
http://reflexaoipg.blogspot.com.br/

 

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