“Oh, nenhum pedaço de nosso mundo mental deve ser hermeticamente selado do resto, e não há um centímetro quadrado em todo o domínio de nossa existência humana sobre o qual Cristo, que é Soberano sobre todos, não clame: É Meu!” — Abraham Kuyper
Kuyper
(1837-1920), pastor, jornalista, professor de teologia e político, serviu sua
igreja e seu país com fidelidade e honra. Nasceu em uma família de classe média,
em meio a uma Holanda em declínio econômico-social, político e religioso.
As mudanças econômicas e desastres das Guerras
Napoleônicas aceleraram o declínio da glória mercantil e marítima holandesa. As
políticas de modernização colocaram a organização e o funcionamento da Igreja
Reformada da Holanda sob a autoridade do Estado. Em 1855, Kuyper ingressou na
universidade de Leiden, onde foi influenciado pela corrente racionalista. Todavia,
o seu primeiro mandato como pastor, em uma congregação de calvinistas
conservadores entre 1863-1874, exerceu profunda influência em sua perspectiva
teológica de maneira que ele adotou até o fim de sua vida a teologia calvinista
histórica e confessional. Logo depois, Kuyper entrou em debates políticos e
eclesiais, desafiando a relação entre a igreja nacional e o governo.
Em
1872, fundou e assumiu a função de editor-chefe do jornal diário De Standaard (O Padrão). Suas
críticas ao caráter da igreja estatal, pelas aberturas cada vez maior do
liberalismo, foram tão fortes que em 1885 ele e seus companheiros (80 membros
do Concílio) foram suspensos na esfera eclesiástica e se autodenominaram “Doleantie”
(os enlutados). Apenas quatro anos depois (1889) as igrejas Doleantie - Gereformeerde
Kerken em Nederland (Igrejas Reformadas na Holanda) tinham mais de 200
congregações, 180.000 membros e cerca de 80 ministros e posteriormente
tornou-se a segunda maior igreja reformada na Holanda. Eles mantiveram o
sistema teológico calvinista, inclusive a predestinação e a graça soberana de
Deus, mas reafirmaram a responsabilidade de cada crente em relação à igreja, a
cultura e a criação (antecipando em muito as discussões ecológicas).
Ele entrou oficialmente na política com sua
eleição para um mandato no Congresso (1874-1878) e lutou contra as reformas
educacionais que colocaram mais autoridade sobre as escolas religiosas nas mãos
do Estado. Em 1879, por meio do apoio popular à sua campanha contra as reformas
educacionais, ele filiou-se ao Partido Antirrevolucionário, de cunho
protestante conservador que promulgou suas próprias reformas educacionais e
expansão do sufrágio.
Em
decorrência de o governo holandês interferir na escolha de professores de
teologia na universidade, ele se desligou do Corpo Docente e se constituiu na
figura central na fundação da Universidade Livre de Amsterdã em 1880, onde
atuou como docente e administrador, uma universidade cristã, mas livre do controle
da igreja ou do Estado.
Aliado
a grupos católicos, ascendeu ao posto de primeiro-ministro entre 1901-1905. Como
líder religioso, organizador social, teólogo e político, deixou sua marca na
cultura holandesa e seu pensamento repercute hoje em muitas partes do mundo.
Convidado
pela Universidade e Seminário de Princeton em 1898 expos através das chamadas
Palestras Stone (Stone Lectures) seus pensamentos teológicos peculiares da
forma com que a teologia calvinista deveria ser compreendida e se constitui em
ponto de partida para se entender corretamente o que tem sido denominada
neocalvinismo ou kuyperianismo, um neologismo muitas vezes usado de forma
pejorativa pelos que discordam deste viés calvinista. Posteriormente essas
palestras foram reunidas e publicadas, inclusive recentemente no Brasil.
Para
Kuyper o calvinismo original fecundado na mente de João Calvino não deveria ser
restrito apenas como um sistema dogmático e eclesiástico, visto que Calvino
nunca manifestou essa intenção em quaisquer de suas obras, seja em sua obra
magna as Institutas ou na totalidade de seus muitos comentários dos livros
bíblicos (que nunca foram ao menos lidas por 90% dos que se autodenominam
calvinistas-reformados no Brasil). Ele defendia que a exposição teológica de
Calvino proporcionava uma visão do mundo abrangido e, de fato, podia ser percebido
como fator fecundante das instituições e valores da sociedade moderna.
Para
Kuyper o calvinismo deve ser um sistema de vida, ou seja, deve impregnar todas
as esferas da vida humana cotidiana, seja a teologia, política, ciência,
filosofia, arte, música ou lazer. Por esta razão ele se tornou um dos
principais expoentes do movimento de renovação religiosa e social que ocorreu
na Holanda no século XIX, conhecido como Neocalvinismo holandês, o qual foi
disseminado em muitos seminários nos Estados Unidos no século XX, de onde veio
para o Brasil.
O
pensamento de Kuyper influenciou uma expressiva parcela da liderança evangélica
americana e suas mais diversas instituições. Mas seu legado na África do Sul
tornou-se maior do que na própria Holanda. A sua concepção nacional-cristã
tornou-se o fundamento na construção das instituições culturais, política e
econômica Afrikaner.
Em 1907 a Holanda celebrou o septuagésimo aniversário de Abraham Kuyper em reconhecimento a sua influência na história da nação por mais de 40 anos. Abraham Kuyper continua sendo um pária no meio calvinista histórico brasileiro, pois para ele a equidistância é uma distorção do pensamento original de João Calvino que interagiu em todas as esferas da vida social contemporânea de sua época. Suas obras, principalmente as que não estejam relacionadas diretamente à teologia foram ignoradas, um termo mais ameno para rejeitadas e que em algumas esferas eclesiásticas têm recebido um selo (invisível) de Index Librorum Prohibitorum.
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