Translate

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

GALERIA DA REFORMA: Louis de Berquin (1490-1529)



Conselheiro real, nobre, advogado (Universidade de Orléans), funcionário público, linguista francês e um reformista leigo (não era formado em teologia) e que veio a se constituir em o primeiro mártir protestante da França. Ele pertencia a uma família nobre de Artois e era o senhor de Berquin, perto de Abbeville.
Atraído ao protestantismo por Lefèvre d'Étaples, o personagem mais proeminente no início da Reforma na França (prepara o caminho para os também franceses Farel e Calvino), e o editor Josse Badius, ele ensinou a Bíblia na corte e indo de casa em casa na região onde havia nascido. Ele é o que poderíamos chamar de um “contrabandista” de ideias, pois sua grande obra foi popularizar os escritos dos eminentes reformadores da época, principalmente as obras do humanista Erasmo de Roterdã.
Ele pertencia àquele grupo de humanistas piedosos que desejavam uma reforma da Igreja, mas sem romper com Roma, na linha de Erasmo de Roterdã, o qual entendia ser melhor reformador do que Lutero, pois desgostava da aspereza do reformador alemão. Todavia, sua trajetória o levou a ser mais ousado e determinado do que o humanista holandês, que assumiu os princípios dos reformadores e veio a se constituir em uma extensão da visão reformada de Lefévre. Sua maior ambição era fazer propagar na França a mensagem límpida do Evangelho, sem os subterfúgios da religião romanista.
São levadas ao conhecimento do oficial de justiça de Mailly as ideias subversivas e heréticas de Berquin, que manda apreender alguns livros e  documentos dele e os leva à secretaria do tribunal. O material apreendido eram traduções de vários escritos de Lutero, Melanchthon, Carlstadt e Erasmo, bem como alguns tratados originais de Berquin, em latim ou francês, cujos títulos eram: o uso e a utilidade da Missa, o Espelho de Teólogos, o Debate de Piedade e Superstição. Ele admite ser o autor desses tratados. Ele declarava Cristo como o único caminho da salvação, tecia fortes críticas à obrigatoriedade do celibato aos sacerdotes, à invocação de Maria nas liturgias e negando que ela fosse a fonte de toda graça, e a ignorância de grande parte dos monges (talvez aqui a origem de certa aversão à Lutero), e defendia o princípio de que as Escrituras deveriam ser lidas para o povo em geral na língua vernácula. O juiz eclesiástico, tendo submetido à censura escrupulosa dos livros e codicilos encontrados na casa de Berquin, declara-os ímpios, cismáticos e heréticos, e solicita ao juiz civil para que fossem queimados.
Os teólogos da Sorbonne, o berço e o túmulo da Reforma na França, liderados por Noèl Beda, chefe da Faculdade de Teologia de Paris (1520-1534) e contumaz oponente da Reforma na França, o denunciaram como herege e, em 13 de maio de 1523, ele foi julgado perante o parlamento. Sete de seus escritos e uma de suas traduções de Lutero e Melanchton foram condenados pela faculdade teológica e pelo parlamento e ele preso pela primeira vez.
Foi lhe dado permissão para se aposentar e morar em sua propriedade se ele permanecesse calado. Mas ele não conseguiu parar de dizer a verdade e indo de casa em casa ensinava a Bíblia.  Em 8 de janeiro de 1526, depois de ser denunciado pelo bispo de Amiens, foi preso novamente. Mas uma vez ele é liberto, pela intercessão de Margarida d'Angouleme, a irmã do rei, a amiga dedicada de todas as mentes livres. É provável que Margarida nunca tenha conhecido pessoalmente Louis de Berquin, mas admirava aquele jovem cavalheiro, de aproximadamente 40 anos, que se rebelou contra a tirania de pedantes, cujas mentes mesquinhas desejam a morte daqueles que se atrevessem discordar deles. Ela intercede por todos em uma correspondência ao rei, naquele momento prisioneiro em Madri pelas forças de Carlos V (imperador do Sacro Império Romano), e seu pedido é com tanto ardor que ele se apressa a enviar ao regente uma ordem para o parlamento, que o julgamento de Berquin fosse suspenso até seu retorno, assim como os de Lefebvre, Roussel e todos os outros doutores suspeitos de heresia.
Por um curto período (julho de 1528 a março de 1529) ele viveu em relativa segurança. Mas preso pela terceira vez o parlamento o condenou "a ter sua língua marcada com ferro quente (furada), sendo preso por toda a vida", mas tendo seu apelo ao rei Francisco I negado, pois as forças políticas e econômicas que o apoiavam estavam pressionando fortemente, em 17 de abril, o parlamento ordenou que Berquin fosse queimado na famosa Praça de Notre Dame. No momento de sua execução, ele queria falar, mas os gritos da multidão, perto de 20.000 pessoas assistiram à execução, sufocaram sua voz, e ele se entregou sem murmúrios a seus carrascos, dizendo: "Por que eu os odeio, eles me levam à casa de meu pai?Ele foi o primeiro mártir protestante na França. Teodoro de Beza disse sobre ele: “Se Francisco [rei] o tivesse apoiado até o fim, ele seria o Lutero da França”, e ainda cita as palavras do responsável pela prisão de Paris, Merlin, sobre Berquin, enquanto ele se aproximava da pira fumando, de que em momento algum demonstrou medo ou ódio, mas um rosto sereno e tranquilo, de  alguém que estava em paz consigo mesmo e com seu Deus - como se estivesse meditando em sua biblioteca sobre seus estudos, ou na igreja sobre seu Deus, e a testemunha conclui que nunca tinha visto alguém morrer mais cristão do que ele.
            Os trabalhos originais de Berquin foram todos perdidos e restam apenas algumas de suas traduções: Enchiridion du chevalier chrestien [O Manual do Soldado Cristão] (Antuérpia, 1529); Le vray moyen de bien et catholiquement se confesser [O verdadeiro caminho do bem e da confissão católica]  (Lión, 1542); Paráfrase do Novo Testamento e Le symbole des apôtres [O símbolo dos apóstolos ] (ambos de Erasmus).

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Historiologia Protestante

Artigos Relacionados
Cronologia Comentada da Reforma Protestante Séc. XVI
Boêmia a Terra Fecundadora das Reformas Religiosas
Personagens do Protestantismo – Zwínglio o Exegeta (1484-1531)
Protestantismo: Os Quatro João (John) da Reforma
Personagens do Protestantismo – Lutero

Referências Bibliográficas
BAUM, G. et par CUNITZ (Ed.) Histoire Ecclésiastique Églises Réformées au Royaume de France. 3º v. Paris: Librairie Fischbacher, 1889.
BÈZE, Théodore de. Histoire ecclésiastique des Églises réformées de France. Paris: Société des livres religieux, 1882.
D’AUBIGNÉ, Jean Henri Merle. History of the Great Reformation of the Sixteenth Century in Germany, Switzerland, &c. V. 3. New York: Harvard University, 1843.
HAGSTOTZ, Gideon David. Heroes of the Reformation. Virginia (USA): Hartland Publications, 1996.
HAURÉAU, B. Louis de Berquin - 1523-1529. Revue des Deux Mondes, 2e période, tome 79, 1869 (p. 454-481).
LAMPORT, Mark A. (Editor). Encyclopedia of Martin Luther and the Reformation. V. 2. New York: Rowman & Littlefield, 2017.
ROLAND, M. R. “Le dernier procès de Louis de Berquin (1527-29), in Mélanges d'archéologie et d'histoire, 12, 1892, pp. 314-325.
SMEDLEY, Edward. History of the Reformed Religion in France. V.1. New York: Harper & Brothers, 1834.


Um comentário: