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domingo, 13 de julho de 2025

Calvino Pela Perspectiva de Sua Correspondência – O Último Documento

 


Ao longo de quatro séculos, os reformadores foram expostos a críticas tão variadas quanto implacáveis. Mas, com toda certeza, pela expressividade e abrangência de seus estudos teológicos e bíblicos, nenhum foi mais injustamente caluniado, difamado e depreciado do que o francês genebrino João Calvino.
Não tendo argumentos sólidos para atacarem suas obras, seus críticos passaram — e ainda hoje mantêm — a dirigir ataques à sua pessoa e personalidade. Não há esfera de sua vida que não tenha sido alvo de comentários pejorativos e depreciativos.         
Como responder a essa avassaladora máquina de desmonte de sua personalidade pública-histórica?  Um dos caminhos é voltarmos nosso olhar para suas correspondências pessoais. Poucos escreveram tanto e para tantas pessoas tão amplamente diversas — imperadores, reis e rainhas, expoentes eclesiásticos, amigos e inimigos, até os mais simples pastores de pequenas igrejas interioranas, em diferentes pontos do globo terrestre. Há registros de correspondências enviadas e recebidas por pastores calvinistas que foram enviados ao Brasil, ainda no final dos anos 1500, como parte da tentativa francesa de estabelecer uma colônia calvinista no país.[1]

Muitas de suas correspondências certamente editas em separado, daria um expressivo volume literário. Mas a proposta deste artigo é mais simples e singular. Apresentar aos leitores suas últimas palavras escritas, que não poderia ser endereçada a outro, senão, seu amigo de longa data e de muitas lutas Rev. Guillaume Farel. Não é propriamente uma carta em seu sentido estrito, estando mais para um pequeno bilhete pessoal e tocante. O contexto em que foi escrito é tão impactante quanto as palavras ali registradas.

O reformador genebrês está respirando cada vez com mais dificuldade; seus movimentos exigem todo seu esforço físico e mental. Toma conhecimento de seu amigo, com 75 anos, está se preparando para viajar muitos quilômetros para poder estar com ele nestes últimos momentos. Então tomado por uma preocupação, marca registrada dele, para com a saúde de seu velho amigo, ele escreve estas poucas mas impressionantes palavras, abaixo transcritas.

Em cada palavra e linhas desta diminuta correspondência é possível identificarmos os sentimentos mais profundos de um coração amoroso. Seu esforço, inútil, era demover Farel de empreender tão desgastante viagem, visto a idade e certamente fragilidade física, apenas para vê-lo, visto que sua chama está se apagando rapidamente e lhe resta apenas mais alguns dias de tênue vida.

É impossível ler este pequeno documento e vislumbrar nele as críticas contumazes e ácidas que lhe eram dirigidas em vida — e, por incrível que pareça, de forma ainda mais intensa após sua morte.
Neste último texto de sua autoria, não se encontra uma única palavra contra seus múltiplos adversários.        
Não há lamúrias, não há amarguras, frustrações ou decepções.
Há apenas uma clara preocupação — não com seu próprio bem-estar, mas com os cuidados para com seu idoso e precioso amigo.

A morte não lhe trazia qualquer temor, apenas a tristeza de não poder continuar seus mais diversos ministérios para a glória de seu Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Uma melancolia discreta por não mais poder zelar pelas igrejas, por seus pastores e pela menina de seus olhos — a Universidade e seus professores — que espargiam o genuíno conhecimento e ensino bíblico não apenas na cidade de Genebra, mas também em centenas de outras cidades e países na Europa e no mundo.
Quem dera nossos últimos pensamentos e palavras, diante da morte inclemente, pudessem, em algum grau, se assemelhar aos do exausto João Calvino — que, assim como o apóstolo Paulo, podia tranquilamente dizer: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4.7).

Aproveite e deguste este precioso documento.

CARTA 668

A FAREL.

ÚLTIMAS DESPEDIDAS.

GENEBRA, 2 de maio de 1564.

Adeus, meu irmão excelentíssimo e íntegro; e já que é da vontade de Deus que você sobreviva a mim neste mundo, viva com a lembrança de nossa profunda amizade, a qual, tendo sido útil à Igreja de Deus, terá seus frutos aguardando-nos no céu. 
Não quero que você se canse por minha causa. (itálico meu)        
Respiro com dificuldade, e a cada momento espero exalar meu último suspiro.
É suficiente que eu viva e morra por Cristo, que é para todos os seus seguidores um ganho, tanto na vida quanto na morte.        
Mais uma vez me despeço de você e de seus irmãos.

 

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
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Referências Bibliográficas

AUGUSTIJN, C., Burger, C. & Van Stam, F.P., 2002, ‘Calvin in the light of the early letters’, in H.J. Selderhuis (ed.), Calvinus Praeceptor Ecclesiae: Papers of the International Congress on Calvin Research, pp. 139–157, Princeton, Droz, Geneva.

BEVERIDGE, Henry; BONNET, Jules (Eds.). Selected works of John Calvin: tracts and letters. Grand Rapids, Mich.: Baker Book House, 1983.

BEZA, T. The life of John Calvin, transl. F. Sibson, Philadelphia. 1836. [primeira biografia de João Calvino].

CALVIN, John. Selected works of John Calvin: tracts and letters. Grand Rapids, Mich.: Baker Book House, 1983. Edited by Henry Beveridge and Jules Bonnet.

COTTRET, Bernard. Calvin, a biography. Grand Rapids, Michigan; Cambridge: William B. Eerdmans Publishing Company, 1995.

CALVIN OPERA - Ioannis Calvini opera quae supersunt omnia [todas as obras].

DANIEL-ROPSMorte e Glória de João Calvino. Morte e Glória de João Calvino - Daniel-Rops

REYBURN, Hugh Y. John Calvin: his life, letters, and work. London: Hodder and Stoughton, 1914.

SCHALKWIJK, Frans Leonard. O Brasil na Correspondência de Calvino. Fides reform-.004-077 a 184.pdf [transcrição destas cartas].

 



[1] Leia maiores informações em meu artigo - Nicolau Durand de Villegaignon: Um Cavaleiro de Malta e a Primeira Experiência Protestante no Brasil (Parte 1), conforme abaixo indicado.

 

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