Translate

sábado, 15 de julho de 2023

Historia do Protestantismo - James A. Wylie (1808-1890AD)


          Um dos mais extraordinários e profícuo escritor da História do Protestantismo.  Suas obras precisam serem urgentemente resgatadas do limbo da historiologia protestante a que foi lançado (como tantos outros). É um daqueles nomes que são citados intermitentemente nas notas de rodapé e referências bibliográficas dos historiadores e pesquisadores acadêmicos, mas do qual pouco se fala a respeito dele e de suas monumentais obras.

Na minha pesquisa não encontrei nenhum estudo específico sobre ele e seu imenso trabalho literário historiográfico.  Dentro do limitado espaço deste blog meu esforço será de suprir, ainda que minimamente, este vácuo.

Quem foi James A. Wylie?

          Um escocês por nascimento (9 de agosto de 1808 - 1 de maio de 1890) na cidade de Kirriemuir e um pastor protestante de viés presbiteriano. Wylie foi educado no Marischal College, Universidade de Aberdeen, onde estudou por três anos antes de se transferir para a Universidade de St Andrews para estudar com o Rev. Dr. Thomas Chalmers. Não encontrei nenhum relato de sua conversão, porém, seguindo os passos de seu pai, entrou no Original Secession Divinity Hall, Edimburgo (Escócia), em 1827, a terra do grande reformador escocês John Knox, sendo posteriormente ordenado ao ministério em 1831, na Igreja Secessionista em Dollar, Clackmannanshire.   

Os grandes embates teológico-eclesiástico ainda girava em torno do catolicismo romano. Wylie se constituirá em uma das maiores referências apologéticas contra o Catolicismo romano em todo o mundo de língua inglesa na última parte do século 19.

Duas Obras Relevantes

Sua obra "O Papado: sua História, Dogmas, Genialidade e Perspectivas" em que expõe de forma contundente, sem ser arrogante ou prepotente, as entranhas heréticas destes símbolo máximo da eclesiologia nos moldes católico romano, o fez ganhador de um prêmio literário de grande destaque, promovido pela Aliança Evangélica, bem como um valor monetário de 100 guinés. A bancada julgadora tinha eminentes Doutores, Ralph Wardlaw (pastor e escritor presbiteriano escocês), Rev. Cunningham (Doutorado (DD) honorário pela Universidade de Edimburgo), Rev. John Eadie (professor de literatura bíblica e hermenêutica). Este trabalho também lhe rendeu grande reputação e o projetou como grande apologeta do catolicismo romano além de suas fronteiras nacionais expandindo-se por todo o Continente europeu.

 Mas sua obra magna é sem dúvida "História do Protestantismo", constituída em três volumes, subdividido em vinte e quatro capítulos e que se estende ao longo de quase 2.000 páginas, abrangendo desde os primórdios do cristianismo até a Revolução Gloriosa na Grã-Bretanha em 1688, tendo sua primeira edição em 1878 (cf. mencionado ao fim do artigo).

A leitura destas duas obras aqui referidas proporcionara ao leitor uma ampla visão dos dois lados da moeda – o Catolicismo Romano e os movimentos de Reforma Protestante, espalhada por diversos países e com ampla apresentação de fontes documentais primárias e bibliográficas raramente encontradas em obras produzidas posteriormente até os dias atuais.

A linguagem utilizada pelo autor revela seriedade acadêmica e zelo pela autenticidade dos fatos históricos, com ampla fundamentação de suas fontes de pesquisa. Pelo conjunto de suas obras ele recebeu da Universidade de Aberdeen o título de Legum Doctor LL.D. (Doutor das Leis), referente ao grau acadêmico de nível de doutorado honorário. O duplo “L” na abreviatura se refere à capacitação para ensinar nas cátedras do direito canônico e civil.

Ele tinha plena consciência de sua vocação literária que pode ser evidenciada em suas palavras: "Minha língua é a pena de um pronto escritor", registrada na edição da revista “Testemunha” em 1846.

Em 1846 deixa o ministério pastoral e muda-se para Edimburgo, para se tornar subeditor do jornal religioso The Witness (Testemunho ou Testemunha), sob o comando de Hugh Miller, onde ele escrevera cerca de 800 artigos no transcorrer de muitos anos.

Em 1846 ele deixou a igreja Em 1852, depois de se juntar à Igreja Livre da Escócia, deixa o The Witness e passa a editar o jornal denominacional Free Church Record, um papel que ele continuou até 1860.

          Em 1860, principalmente através da instrumentalidade de Dr. James Begg, o Instituto Protestante foi estabelecido, e Dr. Wylie foi convidado para ser um de seus docentes, o qual exerceu a nomeação pelos próximos anos. Durante esse longo período de docência, mais de 2.000 alunos foram ensinados por ele. Os escritos e ensinamentos do Dr. Wylie contra o Papado tiveram um longo alcance influência em toda a cristandade.

Só quem não tinha convicções fortes, exceto para desprezar queles que o fizeram, falou dele como um "fanático". Mas se suas declarações sobre o Papado sempre foram fortes, por outro lado sempre foram escrupulosamente pesquisados e verdadeiros e escrito em linguagem acessível à população em geral, bem como de forma agradável e cativante.

Seu amplo e veemente repúdio ao sistema católico romano sempre foi contrabalançado por sua preocupação intercessora por todos os católicos. Ele realmente se preocupava que eles pudessem ler seus escritos para descobrirem por si mesmos as razões pelas quais a Reforma Protestante fora e continuava sendo necessária, e o que verdadeiramente representava o protestantismo [quanta falta faz isso nestes dias em que se ensinam coisas completamente absurdas].

Ele viveu como um cristão deveria viver. As palavras do Rev. C. A. Salmond (1890) logo após sua morte é uma síntese de sua vida:

"James Wylie foi um dos homens mais bem informados, mais geniais e simpáticos, e Sua humildade profunda e inabalável era um de seus maiores encantos. Bem dizia-se que não se podia ficar muito tempo com ele sem perceber o seu amor apaixonado por Cristo e para com as pessoas de bem, e sua piedade não ostensiva deu um sabor inconfundível para toda a sua vida".

          Nestes dias cinzas onde a verdade bíblica é eclipsada por sombras projetada pela aberração da construção de uma enorme Torre de Babel ideológica ecumênica de abrangência mundial, onde a verdade bíblica é suprimida em nome de uma “nova verdade”, que de nova não tem absolutamente nada, pois desde sempre está bem ilustrada nas páginas iniciais do livro de Gênesis, a leitura das obras de James A. Wylie torna-se indispensável e urgente.

A História do Protestantismo (James Aitken Wylie): Um olhar exaustivo sobre a história da Igreja Protestante desde o século I até 1800.

Volume 1

Book 1 — Progress From the First to the Fourteenth Century

Book 2 — Wicliffe and His Times, or Advent of Protestantism

Book 3 — John Huss and the Hussite Wars

Book 4 — Christendom at the Opening of the Sixteenth Century

Book 5 — History of Protestantism in Germany to the Leipsic Disputation, 1519

Book 6 — From the Leipsic Disputation to the Diet at Worms, 1521

Book 7 — Protestantism in England, From the Times of Wicliffe to Those of Henry VIII

Book 8 — History of Protestantism in Switzerland From A.D. 1516 to Its Establishment at Zurich, 1525

Book 9 — History of Protestantism From the Diet of Worms, 1521, to the Augsburg Confession, 1530

 

Volume 2

Book 10 — Rise and Establishment of Protestantism in Sweden and Denmark

Book 11 — Protestantism in Switzerland From Its Establishment in Zurich (1525) to the Death of Zwingli (1531)

12 — Protestantism in Germany From the Augsburg Confession to the Peace of Passau

Book 13 — From Rise of Protestantism in France (1510) to Publication of the Institutes (1536)

Book 14 — Rise and Establishment of Protestantism at Geneva

Book 15 — The Jesuits

Book 16 — Protestantism in the Waldensian Valleys

Book 17 — Protestantism in France From Death of Francis I (1547) to Edict of Nantes (1598)

 

Volume 3

Book 18 — History of Protestantism in the Netherlands

Book 19 — Protestantism in Poland and Bohemia

Book 20 — Protestantism in Hungary and Transylvania

Book 21 — The Thirty Years' War

Book 22 — Protestantism in France From Death of Henry IV (1610) to the Revolution (1789)

Book 23 — Protestantism in England From the Times of Henry VIII

Book 24 — Protestantism in Scotland

 

Utilização livre desde que citando a fonte

Guedes, Ivan Pereira

Mestre em Ciências da Religião

me.ivanguedes@gmail.com

Outro Blog

Reflexão Bíblica

http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/

 

 

Referência Bibliográfica

WYLIE, James A. The History of Protestantism. (3 volumes). Cassell & Company, Limited: London, Paris & New York.1878.

 

Artigos Relacionados

REFORMA 500 ANOS – John Wycliffe

http://historiologiaprotestante.blogspot.com/2017/04/reforma-500-anos-john-wycliffe.html?spref=tw

Reforma Protestante: Por que Ocorreu no Século XVI

http://historiologiaprotestante.blogspot.com/2013/10/reforma-religiosa-por-que-ocorreu-no.html?spref=tw

História da Igreja Cristã: Contexto Inicial

http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/2016/10/historia-da-igreja-crista-pode.html

Protestantismo: Os Quatro João (John) da Reforma

https://historiologiaprotestante.blogspot.com/2019/08/protestantismo-os-quatro-joao-john-da.html?spref=tw

Síntese da História da Igreja Cristã - 3º Século

https://historiologiaprotestante.blogspot.com/2019/11/sintese-da-historia-da-igreja-crista-3.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário