Como mencionado no artigo anterior, a proposta nesta série é simples e objetiva – deixar Calvino falar. Seu propósito primário parra elaboração das Institutas foi pedagógico fornecendo uma base sólida para que cada cristão possa estabelecer suas bases doutrinas no único fundamento que a Palavra de Deus. No quadro abaixo o que está em negrito é o tema deste artigo, o que não está é um tema anteriormente aborda e pode ser lido conforme abaixo indicado em Artigos Relacionados.
Vamos ouvir então
mestre João Calvino.
Observação: Para
melhor aproveitamento dos artigos achei oportuno colocar algumas questões para reflexão
no final de cada texto de Calvino.
LIVRO 1
– (18 capítulos) O
CONHECIMENTO DE DEUS E O CONHECIMENTO DE NÓS MESMOS SÃO COISAS CORRELATAS E
SE INTER-RELACIONAM |
O Conhecimento de nós mesmos nos conduz
ao conhecimento de Deus O conhecimento de Deus, humilha nosso
orgulho, desvenda nossa hipocrisia, demonstra as perfeições absolutas de Deus
e nosso próprio desamparo. |
Por outro lado, é evidente que o homem nunca alcança um verdadeiro autoconhecimento até que tenha contemplado previamente a face de Deus e descido após tal contemplação para olhar para dentro de si mesmo. Pois (tal é o nosso orgulho inato) sempre parecemos justos, retos, sábios e santos, até que estejamos convencidos, por evidências claras, de nossa injustiça, vileza, loucura e impureza. Convencidos, no entanto, de que não estamos, se olharmos apenas para nós mesmos, e não também para o Senhor - Ele sendo o único padrão pela aplicação do qual essa convicção pode ser produzida. "Pois, uma vez que todos nós somos naturalmente propensos à hipocrisia, qualquer aparência de justiça é suficiente para nos satisfazer em vez da própria justiça. E como nada aparece dentro de nós ou ao nosso redor que não esteja contaminado com uma impureza muito grande, enquanto mantivermos nossa mente dentro dos limites da poluição humana, qualquer coisa que seja em algum grau menos contaminada nos deleita como se fosse mais pura: assim como um olho, ao qual nada além de preto havia sido previamente apresentado, considera um objeto de tonalidade esbranquiçada, ou mesmo acastanhada, perfeitamente branco. Não, o sentido corporal pode fornecer uma ilustração ainda mais forte do quanto somos iludidos ao estimar os poderes da mente. Se, ao meio-dia, olharmos para o chão ou para os objetos ao redor que estão abertos à nossa vista, pensamos que somos dotados de uma visão muito forte e penetrante; mas quando olhamos para o sol e olhamos para ele sem véu, a visão que fez muito bem para a terra está - constantemente tão deslumbrada e confusa com a refulgência, que nos obriga a confessar que nossa perspicácia em discernir objetos terrestres é mera escuridão quando aplicada ao sol. Da mesma forma, isso acontece ao estimarmos nossas qualidades espirituais. Enquanto não olhamos além da terra [humanidade], ficamos bastante satisfeitos com nossa própria retidão, sabedoria e virtude; nos dirigimos a nós mesmos com termos extremamente lisonjeiros e nos vemos como pouco menos que semideuses.
Mas,
se começarmos a elevar nossos pensamentos a Deus e refletirmos sobre que tipo
de Ser Ele é e quão absoluta é a perfeição daquela retidão, sabedoria e
virtude, à qual somos chamados a nos conformar como padrão, aquilo que antes
nos encantava com sua falsa aparência de justiça se tornará corrompido pela
maior iniquidade; o que nos enganava sob o nome de sabedoria nos parecerá
repulsivo por sua extrema insensatez; e o que aparentava ser uma força virtuosa
será condenado como a mais miserável impotência.
Tão
distantes estão as qualidades que em nós parecem mais perfeitas de qualquer
semelhança com a pureza divina.
João Calvino
Institutas da Religião Cristã
1559
Questões
Para reflexão
1. O
autoconhecimento depende apenas da introspecção humana ou exige uma referência
externa, como Deus, para ser completo?
2. Por
que tendemos a nos iludir sobre nossa própria justiça, sabedoria e virtude?
3. O que
acontece quando começamos a ver nossas qualidades sob a luz da perfeição
divina?
4. A
ilusão da visão física pode ser comparada à ilusão da mente?
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Referências
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