O presente trabalho tem
como preocupação central mapear as contribuições de Horace Manley Lane na
constituição da escola republicana paulista, entre 1890 a 1910. O foco será a
ação de Horace Lane junto aos administradores da instrução pública paulista, em
especial, Caetano de Campos e Oscar Thompson. Além da revisão dos trabalhos que
focam a influência protestante na organização da instrução pública paulista,
tomamos como fontes privilegiadas os relatórios oficiais, artigos editados em
periódicos educacionais produzidos no período, documentos pessoais de Horace
Lane e a edição do livro Education in the State of São Paulo, de autoria do
Oscar Thompson, Horace Lane e Carlos Reis, apresentado na Feira Internacional
de Saint Louis em 1904. O objetivo central é analisar atuação de Lane na
instrução pública e evidenciar a influência da ação protestante em terras
paulistas. Esta pesquisa está apoiada nas premissas de Marta Carvalho de uma
História Cultural dos Saberes Pedagógicos, dialogando em torno, de suas
práticas, seus agentes, suas representações e apropriações para uma nova
compreensão da escola. Como resultado, este estudo permite dar visibilidade às
contribuições de Horace Lane na consolidação da instrução pública paulista
proposta pelos republicanos.
Palavras-chaves:
Horace Lane. Instrução pública paulista. Protestantismo.
SANTOS,
J.V. As Contribuições de Horace Lane na
instrução pública paulista (1890-1910). 2011. 134p. Dissertação (Mestrado)
- Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Marília, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário