Mackenzie-campus-SP-1869 |
INTRODUÇÃO
O
nosso tema geral: “TEOLOGIA E SOCIEDADE”
foi muito bem escolhido, pois uma Teologia que não esteja inserida na
Sociedade, torna-se uma teologia virtual.
O
grande DIFERENCIAL do Evangelho de
Jesus Cristo era o fato de que TUDO
quanto ele ENSINOU tinha haver com a
vida das pessoas (sociedade).
A
proposta teológica de Jesus sempre
foi ENCARNADA! Seu Evangelho/Mensagem
não era para Anjos, mas para Pessoas / Gente como a Gente.
A
Teologia precisa ser fomentadora de Respostas
para as Perguntas que as pessoas e a
Sociedade têm formulado. Esse é o grande
desafio!
A
Teologia tem ido de Encontro com os anseios das pessoas do Sec. XXI???
APRESENTAÇÃO
DO TEMA
O
tema que vou apresentar é de cunho Histórico, mas creio ser importante resgata-lo
de seu limbo e demonstrar sua relevância.
O
PROTESTANTISMO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA EDUCAÇÃO NO BRASIL
O
Protestantismo tem se estabelecido efetivamente no Brasil a mais de 150 anos, desde os anos finais do oitocentos, mas quando
examinamos os livros de História do Brasil (principalmente os didáticos) pouco ou quase nada encontramos sobre os protestantes – é como se eles fossem invisíveis.
A
culpa desta invisibilidade protestante na História e por decorrência na perspectiva
da Sociedade Brasileira não é apenas dos historiadores
brasileiros, mas também dos próprios
protestantes que sempre se omitiram de se inserirem efetivamente na própria Sociedade. E quando foram
chamados, optaram sempre por ficar do
lado de fora.
Minha
expectativa é que ao final desses poucos minutos [linhas] de exposição, vocês
possam ao menos curiosos a Presença e Relevância dos Protestantes em nosso
País.
TEOLOGIA
E EDUCAÇÃO
A
Teologia e a Educação são as duas faces
de uma mesma moeda.
- A Teologia
sempre foi Ensinada desde os tempos mais remotos (oralmente e posteriormente através dos escritos religiosos).
- A
função Didática do Sacerdote era parte INTEGRANTE de suas atribuições.
- Avançando no tempo encontraremos as Primeiras
Universidades sendo formadas ao redor da Teologia.
-Os Mosteiros são os embriões dos primeiros Centros de Ensino organizado.
- As primeiras
Universidades são constituídas e controladas pela Igreja Cristã, para o Bem e para o Mal.
REFORMA
PROTESTANTE
Chegando
no Séc. XVI temos um dos maiores Movimentos de Reforma Religiosa
ocorrido no Ocidente e que vai MUDAR RADICALMENTE esse lado do Globo
Terrestre.
- Podemos
falar sem qualquer constrangimento de ANTES
e DEPOIS da Reforma Religiosa, também chamada de Reforma Protestante.
- Essa
Reforma Religiosa é nada mais, nada menos do que um esforço para que a TEOLOGIA
possa responder satisfatoriamente os ANSEIOS
das pessoas e da Sociedade Medieval.
- Os teólogos
reformistas descem de seus Púlpitos e Cátedras e vão de encontro
às pessoas – fazendo o que Jesus havia feito, ou seja, Encarnando a Mensagem Teológica.
- A Teologia torna a fazer parte da vida
cotidiana das pessoas.
A REFORMA
RELIGIOSA E A EDUCAÇÃO
Para
que isso fosse tornado uma Realidade os Reformadores vão se utilizar abundantemente
da EDUCAÇÃO.
- Um
dos ideais dos Reformadores era que toda
pessoa deveria conhecer os princípios religiosos contidos na Bíblia.
- Como fazer isso, quando 90% da população são analfabetas???
- Os Reformadores
não tiveram dúvidas – Escolas para Todos! [não há de novo debaixo do sol, diria
o velho Salomão].
- São
os Reformadores ainda no século XVI
que haverão de implantar a Escola Pública obrigatória.
- Em Genebra (Suíça) na Reforma promovida por João
Calvino, os pais cujos filhos não fossem inscritos nas Escolas eram responsabilizados criminalmente diante
dos tribunais da cidade.
- Este
movimento teológico/educacional vai
acontecer em todos os países que adotam os princípios dos reformadores.
ESTADOS
UNIDOS AMERICA
Dando
mais um salto histórico chegamos aos
Estados Unidos da América. Os
reformadores insatisfeitos com a Reforma Inglesa atravessam o Oceano e iniciam a
Colonização da América.
- Duas
Instituições tornam-se a Base da Sociedade Americana: A Igreja e a Escola.
-
Todos os ramos do Protestantismo americano constroem suas Colégios e Universidades,
que permanecem até hoje se constituindo em referência para todo o mundo Ocidental e até partes do Oriente.
Nas Universidades
americanas haveremos de encontrar pessoas de todas as partes do mundo....até
brasileiros .... da zona leste SP....
O BRASIL
E A EDUCAÇÃO
Enquanto
os Estados Unidos da América estavam
sendo construído sobre os fundamentos da Religião
e da Educação, no Brasil apenas a Religião é desenvolvida ... e por esta razão o Brasil fica para trás no que se refere ao Progresso.
Durante
quase 400 anos, depois de sua invasão
e colonização pelos Portugueses, o Brasil viveu na quase total IGNORÂNCIA.
Sua população era quase que completamente ANALFABETA.
Não
havia Escolas, apenas Tutores que eram contratados pelas famílias
abastadas para ensinarem seus filhos.
Houve
sim o esforço dos Jesuítas (210
anos) para desenvolverem seus métodos de ensino no Brasil (criação de escolas
elementares, secundárias, seminários e missões que se espalham pelo Brasil), mas
que foram amputados pelas ações da política Pombalina que os expulsou do país e confiscou suas Escolas (1759).
Com a queda
de Pombal a situação educacional no Brasil, antes precária (5% de letrados),
agora torna-se caótica como bem resume Drª
Silvia Rita Magalhães de Olinda, em seu artigo: A Educação no Brasil no período colonial: um olhar sobre as origens
para compreender o presente[2] - escreve ela:
Com a queda de Pombal, a organização educacional acabou por
se esfacelar. O subsídio não chegava para as despesas e os professores passaram
a não receber o pagamento por meses e até anos. O quadro era cada vez mais
desolador. No fim do período colonial só havia escolas nas cidades e vilas mais
importantes. Entre os séculos XVI e meados do século XVIII, o Brasil pôde ser
classificado como um país multilíngue, etnicamente diversificado, eminentemente
rural e não escolarizado. [negrito
meu].
TRANSFERÊNCIA
FAMILIA REAL E INDEPENDÊNCIA
A
situação somente começara a melhorar com a transferência da Corte Portuguesa
para o Brasil em 1808.
- Com
a presença da Corte há uma necessidade inerente de se melhorar as condições
gerais do Brasil, bem como da Educação.
- Em 1822 temos a Independência do país e agora a questão da Educação é inserida na nossa Primeira Constituição (1824) que no artigo 179, item 30,
outorga como garantia da inviolabilidade dos direitos civis e políticos dos cidadãos
brasileiros, entre outros dispositivos, a
garantia da instrução primária gratuita a todos os cidadãos.
A
questão é: Quem são os cidadãos?
Mais ou menos 20% da população – as elites. Na base da pirâmide nada muda.
OS PROTESTANTES
NO BRASIL
É
neste contexto que no final do século XIX começam a chegar ao
Brasil os primeiros Missionários
Protestantes advindos dos Estados Unidos da América.
-
Trazem consigo o ideário binário
americano: Religião e Educação.
-
Desde as primeiras ações dos protestantes no Brasil a questão da Educação
sempre foi colocada como Primordial.
-
Nesse momento de implantação do Protestantismo no país os brasileiros tinham
uma taxa de mais de 80% de analfabetismo (nas capitais e grandes
centros urbanos – no interior 95%)
- Este
é um enorme problema para os missionários protestantes:
Como Ensinar os princípios da Teologia
Reformada para uma pessoa que não sabia ler e interpretar um texto?
Veja que algumas coisas não mudaram
muito até hoje!!
O conceito
moderno de analfabetismo é que toda pessoa que não consiga INTERPRETAR um texto é analfabeta.
Isto significa na prática que o Brasil continua sendo um país de analfabetos.
- Todos os ramos do Protestantismo que chega ao Brasil no final do séc. 19 e
inicio do séc. 20 tem um lema: Igreja e
Escola.
PRESBITERIANOS
Pegarei
como exemplo os Presbiterianos, por
ser meu campo de Pesquisa acadêmica.
- Seu
primeiro missionário a chegar no Brasil em 1859, o jovem recém-formado em teologia
Ashbel Green Simonton, ainda mal
dominando a língua portuguesa, inicia uma incipiente Escola Primária, tendo como objetivo alfabetizar as crianças para
poderem compreender o ensino evangélico.
-
Mesmo com a morte precoce de Simonton
o presbiterianismo continua sua rápida expansão no Brasil.
Em
1870 (apenas 11 anos após a chegada
de Simonton), foi fundada a modesta Escola
Americana, marco inicial do que é hoje a Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Colégio Internacional de Campinas, transferido para Lavras, Minas
Gerais, que hoje é o Instituto Gammom;
e o Colégio Piracicabano, de origem Metodista
que ainda hoje existe em Piracicaba e também se transformou em Universidade.
- Nas duas
primeiras décadas do século XX,
foram fundadas ainda, várias escolas nas comunidades Presbiterianas, as
chamadas Escolas Paroquiais.
- O objetivo
primário era utilizar os princípios cristãos (na perspectiva evangélica/protestante) como base de todas as
praticas educacionais, perseguindo o ideal
de cristianizar a sociedade brasileira
através do processo educacional.
- Isto
fica evidenciado na exigência feita a todos os membros da igreja presbiteriana
ao apresentarem seus filhos menores para serem batizados se comprometem a “dar-lhes
ou mandar dar-lhes a instrução e educação que puderdes” tendo como
objetivo: “...para que venham a ler por
si mesmas as Sagradas Escrituras (Bíblia)”.
- Em
seu livro: Protestantismo e educação
brasileira: Presbiterianismo e seu relacionamento com o sistema pedagógico,
Osvaldo Henrique Hack,[3] credita aos educadores e escolas protestantes a modernização dos métodos
de ensino, contidas na reformulação
do ensino público no Estado de São Paulo, efetuada por Caetano Campos na última década do século XIX e que posteriormente
tornou-se modelo para todos os demais
Estados brasileiros.
- Para
os protestantes “ser cidadão”
implicava sempre na junção inseparável da religião
e educação como instrumentos para capacitação do exercício de uma cidadania
integral e construtiva.
- De
maneira que a ausência de uma delas seria uma ação mutiladora de uma cidadania plena e fecunda.
- O
que pode ser visto por todos nós diariamente
nos jornais e telejornais brasileiros;
- Que
pode ser constatado no nosso dia-a-dia....
CONCLUSÃO
Faço
minha conclusão propondo a seguinte questão: Se o Protestantismo se tornou tão
relevante no Brasil em tão pouco tempo, por que esse Protestantismo não Influenciou
e Moldou a Sociedade brasileira??
Creio que a resposta esta no Modelo escolhido e que predominou entre os presbiterianos e creio
que nos demais ramos protestantes aqui inseridos.
OS DOIS
MODELOS
Entre
os Presbiterianos havia dois modelos
propostos e que por pouco tempo caminharam juntos, mas que posteriormente tornaram-se
antagônicos, ainda que em um processo mais lento e longo, com toda certeza
poderiam terem caminhado paralelamente.
Escolas
Paroquiais: esse modelo defendia que ao lado de uma Igreja haveria
sempre uma Escola, para atender os filhos da comunidade presbiteriana.
Este
modelo é mais universalista, pois
todas as crianças independentemente das condições sociais, teriam as mesmas
oportunidades educacionais e colheriam seus resultados posteriores.
Colégios
e/ou Escolas Padrões: nesse modelo se formariam Escolas de padrão
elevado, para se alcançar as elites
(através da formação de sua juventude) visando futuramente influenciar a cosmovisão
da Sociedade brasileira.
Este
modelo é restritivo e segmentário, pois somente as crianças de
famílias mais abastadas teriam a oportunidade de uma Educação de boa qualidade
e, portanto, somente elas colheriam os resultados posteriores.
FAZENDO
UMA OPÇÃO
A
fazerem a opção pela Escola Padrão com seus Colégios e Universidades, o presbiterianismo abriu mão de universalizar a excelência educacional, que viria ao
longo do tempo alcançar milhões de brasileiros, possibilitando a todos eles uma
ascensão social igualitária.
Ao
abrir mão de suas Escolas Paroquiais, deixando-as à
própria sorte, o que as inviabilizou
economicamente, o Presbiterianismo perdeu
sua maior e mais concreta oportunidade, de mudar de
forma radical os desígnios históricos desse País.
Os
Presbiterianos e seus correlatos protestantes optaram conscientemente
por permanecerem Coadjuvantes da
elaboração da Cidadania brasileira,
quando tiveram a Grande Oportunidade de serem os Protagonistas das Transformações
sociais que o Brasil precisava e ainda precisa alcançar.
Fica,
portanto esta lição para nós hoje!
Temos uma Grande oportunidade, pois estamos dentro desse Espaço Acadêmico inseridos na Zona Leste de SP, implantando
e desenvolvendo um Curso de Teologia.
O que vamos fazer?
No
que
esse Curso de Teologia pode e
precisa contribuir para com a
Sociedade brasileira, aqui representada
pela Zona Leste de SP?
Como
poderemos Identificar e oferecer Respostas
concretas aos anseios dessa Sociedade de inicio do século XXI?
A
valorização do nosso Curso de Teologia depende das respostas
que daremos a cada uma destas questões e outras que ainda serão formuladas.
AGRADEÇO
A ATENÇÃO DE TODOS!
Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Reflexão Bíblica
http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/
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MUDANÇA DE PARADIGMA TEOLÓGICO DO
PROTESTANTISMO NO BRASIL E A FUNDAÇÃO DA ASTE
O JOVEM MESTRE – Rev. Richard Shaull
O VELHO MESTRE – Rev. José Borges dos Santos
Jr.
O Protestantismo na Capital de São Paulo: A
Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras.
Referências
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na educação escolar brasileira. CUNHA, Marcus Vinicius (org.). Ideário e
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da UNESP, 2000. (Coleção Polêmicas
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WEBER, M. A
ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Editora Companhia
das Letras, 2004.
[1] Palestra
proferida I Encontro Interdisciplinar, Faculdade Paschoal Dantas, 2014.
[2] OLINDA, Silvia Rita Magalhães de. A educação no Brasil no período colonial:
um olhar sobre as origens para compreender o presente. Feira de Santana
(BA): Universidade Estadual de Feira de Santana. Revista Sitientibus, nº 29, p.
153-162, jul/dez, 2003. Disponível em: http://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/29/a_educacao_no_brasil_no_periodo_colonial.pdf.
Acesso em: 12/11/2014.
[3] HACK, Osvaldo Henrique. Protestantismo e educação brasileira:
Presbiterianismo e seu relacionamento com o sistema pedagógico. São Paulo:
Casa Editora Presbiteriana, 1985.
Festejado Dr. Ivan Pereira Guedes,
ResponderExcluirSaudando-o, na oportunidade parabenizo-o pelo excelente e brilhante portal HISTORIOLOGIA PROTESTANTE. Outrossim, informo-lhe que estou à procura dos títulos: "Contribuições do Protestantismo para a História da Educação no Brasil e em Portugal" (Ester Fraga Vilas-Boas); e "Protestantismo e sua Contribuição na Educação no Brasil". Por gentileza, aguardo a sua informação e onde poderei adquiri-los. Att. Prof. Euzébio. (eujozaine@outlook.com).
Desculpe a demora em responder. Ficarei atento e havendo material bibliográfico lhe enviarei.
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