A Igreja Presbiteriana no Brasil é uma igreja Reformada,
porém tem um adendo significativo – Calvinista, ou seja, adota os princípios
teológicos elaborados pelo teólogo e pastor João Calvino, em
Genebra/Suíça e que foi formatada em sua obra master “Institutas da Religião”
e que se tornou um padrão doutrinário para muitos segmentos reformados. Ele
também elaborou um sistema de governo eclesiástico denominado de Presbiteriano,
onde alguns homens são escolhidos pela igreja (em eleição com voto secreto)
para compor um Conselho de Presbíteros que tem a responsabilidade de governar e
administrar a Igreja.
Em
termos de influência duradoura, a reforma em Genebra forneceu as bases para o
desenvolvimento do presbiterianismo. Se a França forneceu o homem (Calvino), a
Suíça forneceu o edifício. O reformador genebrino estabeleceu um Seminário
em Genebra, onde centenas de pastores de todo países da Europa vinham estudar e
ao retornarem estabeleciam em suas respectivas comunidades os princípios ali
apreendidos. Um destes estudantes foi João Knox, que retornando para seu
país a Escócia, implanta tanto a teologia, quanto o sistema eclesiástico
desenvolvido por Calvino.
Posteriormente, por razões de política, sendo perseguidos em grande parte, centenas/milhares de escoceses atravessaram o oceano Atlântico e aportaram nos Estados Unidos, onde havia ampla liberdade religiosa e ali implantaram e desenvolveram igrejas presbiterianas. É este presbiterianismo que muito tempo depois será transplantado para terras brasileiras, através dos primeiros missionários enviados, dos quais o pioneiro foi o jovem pastor Ashbel Green Simonton, que em pouco mais de uma década estabeleceu o presbiterianismo em diversos pontos do território brasileiro no final dos oitocentos.
A proposta desta série de artigos, aqui iniciados, é de apenas
desperta a curiosidade dos leitores para uma temática deveras desconhecida a
expansão geográfica das Igrejas Presbiterianas. Seria prepotência minha ir além
do básico e/ou introdutório sobre esta tão vasta história mundial. Mas se de
alguma forma for útil aos leitores já me darei por satisfeito. O critério de
escolha dos países abordados serão mais ou menos aleatórios, ainda que
inicialmente abordarei na medida do possível os países da nossa América do
Sul/Latina, que ainda permanecem incógnitos para a grande maioria dos
presbiterianos brasileiros, principalmente quando se trata da América Central,
cujos países nem mesmo são de conhecimento geral dos brasileiros.
Alguns artigos relacionados estarão compartilhados ao final
do texto, bem como algumas pobres referências bibliográficas.
"Sola fide
(somente a fé)
Sola scriptura (somente a escritura)
Solus Christus (somente Cristo)
Sola gratia (somente a graça)
Soli Deo gloria (glória somente a Deus)"
Artigos RelacionadosUtilização livre desde que citando a fonteGuedes, Ivan PereiraMestre em Ciências da Religião.me.ivanguedes@gmail.comOutro Blog
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O
Protestantismo na América Latina
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