Translate

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Verbete – Anabatistas



Anabaptistas ou anabatistas ("re-batizadores", do grego ανα (novamente) + βαπτιζω (baptizar); em alemão: Wiedertäufer) foi um dos grupos dissidentes que surgiram na esteira do movimento da Reforma Protestante que tem sua origem na Alemanha com Martinho Lutero. Eles foram nominados como “ala radical” da Reforma, devido suas ações independentes e combativas. Em decorrência deste espírito independente o movimento experimentou cismas e acabaram tendo menos preponderância do que os luteranos, anglicanos e calvinistas. Heinrich Bullinger (1504-75) reformador suíço calculou que em menos de uma década os anabatistas haviam se dividido em nada menos que treze movimentos diferentes e com lideranças distintas e até mesmo antagônicas.
Os anabatistas defendiam de forma intransigente que a igreja deveria arrolar como membros tão somente aquelas pessoas que tivessem idade suficiente para discernir e comprometer-se conscientemente com os ensinos bíblicos cristãos e desta forma não admitiam o batismo infantil, conforme praticado pela Igreja Romana e continuada em diversos segmentos protestante como os luteranos e calvinistas. Eles rejeitavam ferrenhamente qualquer aliança da igreja com o governo secular o que acabou produzindo inúmeros embates e perseguições por parte das autoridades civis.
Suas ideias e conceitos foram fortemente combatidos pelos expoentes reformadores como Lutero, Calvino e Zwínglio sendo este último a contestar com mais ardor, visto que o movimento se tornará forte na Suíça.  Zwínglio utilizando um termo cunhado por Gregório de Nazianzo no século IV, os nominava por “catabatista” (contra-batismo ou anti-batismo), mas também o termo era usado pejorativamente com o sentido de submersos ou afogados.
O movimento cedo se tornou um refúgio para toda sorte de opiniões divergentes das lideranças reformadas. Uma figura provocativa foi a de Thomas Munzer que ainda cedo se tornou opositor de Lutero e liderou diversas rebeliões de camponeses contra os senhores feudais e príncipes. O resultado final das ações de Munzer foi desastroso e milhares de camponeses morreram na batalha final com os exércitos feudais em maio de 1525 na região de Frankenhausen e ele foi capturado e posteriormente decapitado. Suas ações e pregações acabaram sendo associadas ao movimento anabatista. Posteriormente o movimento anabatista tornou-se avesso a quaisquer atividades violentas e tornou-se um movimento pacifista. Com o Estado definindo o papel do magistrado como detentor da ordem social os anabatistas reafirmaram sua convicção nos princípios centrais da fé cristã. A ala do Anabatismo que recebe o nome de “Os Irmãos Suíços” foi a menos radical de todas e rejeitavam especialmente os excessos violentos.
Muitos líderes anabatistas da primeira geração tornaram-se mártires; a maioria dos crentes deixou suas casas para buscar refúgios na Holanda e alguns tolerantes Estados alemães. No final da década de 1530, Menno Simons deixou o sacerdócio católico e associa-se ao movimento anabatista, mas rejeita todas e quaisquer violências defendidas pelo movimento Munster, pois entendia que essas ações eram contrárias ao ensino evangélico. Com sua pregação, seus escritos e suas viagens contínuas, ele conseguiu unificar os diversos grupos anabatistas e dar-lhes um tom mais moderado, bem como expurgar as ideias errôneas sobre o divorcio e a poligamia. Sua teologia estava focada na separação deste mundo, e o batismo pelo arrependimento simbolizava isso. Menno tornou-se um líder dentro do movimento anabatista e em 1544 o termo menonita passou a ser uma referência aos anabatistas holandeses. Os pontos principais da teologia anabatista são: eles não administram o batismo em crianças em idade pré-escolar, mas apenas em adultos capazes de dar conta de sua fé; quanto a Ceia adotaram a doutrina dos calvinistas; em relação às doutrinas da graça e predestinação não seguiram o posicionamento de Calvino, mas as de Melanchton e Armínio, que adotaram o pelagianismo; eles se abstêm de prestarem juramento, mas não se negam a fazerem depoimentos diante dos magistrados; eles consideram a guerra e a utilização de armas ilegais; eles contribuem com seus bens para a defesa da pátria; eles reconhecem e acatam as decisões judiciais, todavia se abstém de exercer tais funções. Diante de todas as perseguições que sofreram tornaram-se grandes defensores da tolerância religiosa.
Nas referências bibliográficas temos uma das raras declarações de fé produzidas pelo movimento anabatista conhecida por “A Confissão de Fé Schleitheim” (Schleitheim, no Cantão de Schaffhausen – Suíça) reconhecida por uma Conferência dos Irmãos, na Suíça em 24 de fevereiro de 1527, sem contestação e mais tarde impresso sob o título Bruderliche Vereinigung etlicher Kinder Gottes (Acordo fraterno de alguns filhos de Deus). O provável autor do documento foi Michael Sattler, um dos primeiros mártires anabatistas (21 de maio de 1527), após a morte de Conrad Grebel (1526) e alguns meses depois de Felix Manz (1527). A confissão foi considerada importante o suficiente para ser refutada tanto por Zwínglio quanto por Calvino em obras separadas. Na Inglaterra, os primeiros batistas em Londres elaboraram uma confissão de fé de maneira que ficasse claro de que não eram anabatistas. Os Anabatistas se distinguem dos Batistas em diversos aspectos inclusive o fato de que eles não adotam necessariamente o batismo por imersão, tão caro aos batistas.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Reflexão Bíblica
http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/

Contribua para manutenção deste blog


Artigos Relacionados
VERBETE - Protestante
VERBETE – Puritanismo
VERBETE – Protestantismo
VERBETE – Denominacionalismo
VERBETE – Calvinismo
VERBETE – Anglicanismo
VERBETE – Arminianismo
VERBETE - Jacob Arminius
VERBETE: Mártir – Origem e Significado

Referências Bibliográficas
ARMESTO-FERNÁNDES, Felipe e WILSON, Derek. Reforma: o cristianismo e o mundo 1500-2000. Trad. Celina Cavalcante Falck. Rio deJaneiro: Record, 1997.
BOISSET, J. História do protestantismo. São Paulo: Difusão Européia, 1971.
CAIRNS, Earle E. O cristianismo através dos séculos: uma história da igreja cristã. 3ª edição revisada e ampliada. São Paulo: Edições Vida Nova, 2008.
CARTER, Lindberg. Reformas na Europa. São Leopoldo: Sinodal, 2001. [trad. Luís Henrique Dreher e Luís Marcos Sander].
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de bíblia, teologia e filosofia. São Paulo: Hagnos, 2006.
COLLINSON, Patrick. A Reforma. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2006.
DANIEL-ROPS. A igreja da renascença e da reforma I: a reforma protestante.  São Paulo: QUADRANTE, 1996.
DYCK, Cornelius J. Uma introdução à história menonita. 1ª edição. Campinas: Editora Cristã Unida — Associação Evangélica Menonita, 1992.
DUNSTAN, J. Leslie. Protestantismo. Lisboa, Verbo, 1980.
GONZALES, Justo L. Uma história do pensamento cristão. São Paulo: Cultura Cristã, 2004.
LATOURETTE, Kenneth Scott. Uma história do cristianismo - volume II: 1500 a 1975 a.D. São Paulo: Editora Hagnos, 2006.
LEDERACH, Paul M. Uma terceira opção. 1ª edição. Campinas: Editora Cristã Unida — Associação Evangélica Menonita, 1993.
LINDSAY, Tomas M. Historia de la Reforma, v.2, ed. La Aurora e Casa unida de Publicaciones, 1959.
SCHÜLER, Arnaldo. Dicionário Enciclopédico de Teologia. Rio Grande do Sul: Concórdia Editora e Editora Ulbra, 2002.
The Schleitheim Confession of Faith (Translated by J. C. Wenger) Adopted by a Swiss Brethren Conference, February 24, 1527 - http://www.bibleviews.com/Schleitheim.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário