Translate

sábado, 30 de julho de 2016

O VELHO MESTRE – Rev. José Borges dos Santos Jr.

Rev. José Borges dos SAntos Junior
Velho Mestre
            A questão educacional sempre foi a menina dos olhos do protestantismo de forma geral e não poderia ser diferente quando de sua implantação no Brasil. Desde seus primórdios a educação em suas duas vertentes religiosa e secular foi colocada como parte integrante do programa de expansão do protestantismo no país.
            O então jovem e recém chegado missionário estadunidense Ashbel Green Simonton inicia suas atividades com uma “escola dominical” onde ministra os pontos básicos do evangelho evangélico protestante. Estabelece um embrião de “escola fundamental” para crianças, aliado à um curso de alfabetização para adultos. Revela toda sua preocupação com a questão educacional quando, juntamente com seus companheiros, inicia o primeiro Curso Teológico protestanteno Brasil, e provavelmente na América Latina, cunhado pelos historiadores protestantes de “Seminário Primitivo”, que formou os primeiros quatro pastores presbiterianos brasileiros.
            Por onde o protestantismo foi sendo implantado no território brasileiro a educação sempre foi um dos pilares mestres, seja na forma das “escolas paroquiais”, visando atender os filhos dos membros ou no formato “colégios” visando alcançar as elites brasileiras.
            Desde a fundação de seus primeiros Seminários os presbiterianos sempre zelaram para que seus seminaristas fossem formados não apenas no aspecto teológicos, mas nas mais diversas áreas do saber humano. Apenas uma leitura simples de seus currículos deixa evidente uma preocupação multicultural na formação dos seus novos pastores.
            Em um país onde a educação e a cultura nunca foram de fato e de verdade uma prioridade, de maneira que apenas uma pequena e privilegiada camada social podia e era estimulada a uma formação acadêmica, os Seminários protestantes tornaram-se centros de excelência acadêmica e de fato formaram pastores e homens altamente qualificados.
Na década de 40-50 os Seminários protestantes eram tratados como Universidades e seus alunos eram qualificados entre os mais atuantes nos meios acadêmicos do país, estando na vanguarda dos grandes movimentos estudantis emergentes no Brasil, incluindo a hoje famigerada UNE, mas que naquele momento histórico fundante contava em seus quadros com alguns dos mais iminentes jovens seminaristas dos centros acadêmicos protestantes, bem como de seus diversos colégios espalhados pelos grandes centros urbanos brasileiros.
Entre tantos nomes proeminentes que devem ser destacados neste caudaloso rio educacional, quero trazer à memória o do Rev. José Borges dos Santos Jr.
Ele sempre esteve ligado umbilicalmente com a questão educacional. Fez seu curso ginasial no Ateneu Valenciano, cuja propriedade pertencia desde 1908 ao Comendador Antonio Jannuzzi,[1] que mais tarde o doou a Igreja Presbiteriana de Valença, que lá criou o Colégio Atheneu Valenciano.[2] Tudo leva a crer que durante o seu curso pré-teológico Borges tenha sido aluno do Rev. Erasmo de Carvalho Braga, uma das figuras mais proeminentes, nacional e internacionalmente, do presbiterianismo brasileiro, o que ocorrido certamente impregnou o jovem seminarista das ideias e conceitos teológicos mais avançados da época.
Particularmente sua vida acadêmica sempre esteve ligada ao Seminário Presbiteriano de Campinas, desde quando seminarista e por muitos anos já como pastor. Foi esta sua dedicação e paixão pelo ensino e pela instituição teológica que lhe outorgaram a alcunha de - Velho Mestre - que expressava o reconhecimento e carinho de seus antigos alunos.
Neste Seminário Borges lecionou inicialmente, no Curso Propedêutico,[3] as matérias de Lógica Formal, Latim, Português e Introdução à Filosofia, entre os anos de 1930 e 1934. A partir de 1934 a 1946, conforme noticiou a revista teológica do Seminário (1939, p. 35) ele havia sido eleito para ocupar a cadeira de Teologia Sistemática, mas lecionou também História da Filosofia que era sua paixão pessoal.
Um de seus alunos, que posteriormente tornou-se também professor do Seminário, registra a reação dos seminaristas às aulas do novo catedrático:
A prodigiosa informação do novel professor de Teologia sobre autores tradicionalmente tidos como autoridade – Hodge, Dabney, Shedd – além do compêndio de Strong, nos assombrava. Mas principalmente seu conhecimento de Metapsíquica é que nos chegou a intrigar. Até parecia que se preparava para a tarefa mesmo antes de sua escolha. (1939, p. 35).
O Dr. Waldyr, outro ex-aluno, registra algumas outras características que ajudam a elaborar com certa dose de exatidão o perfil catedrático de Borges:
Tinha a seu cargo a área da teologia e da filosofia. Bom professor, temido pelo seu tom dogmático e cortante ironia, além de dar provas de improviso, o que exigia constante preparo do aluno para a imprevisível ocasião. Incompassivo, não vacilava em reprovar o estudante que não fazia jus à nota mínima. (1994, p. 122).
Quando se transferiu para São Paulo, enquanto pastor auxiliar ainda continuou lecionando no Seminário de Campinas, mas quando assumiu a titularidade do pastorado da IPUSP[4] a partir de 1947, apesar de todos os rogos da Direção do Seminário, o Conselho daquela igreja não o liberou, de maneira que teve que abrir das suas preciosas aulas no final do período letivo de 1946.
Em seu excelente trabalho sobre a vida de Borges, o pesquisador Castro menciona que em diversas Atas do Conselho da IPUSP registram-se correspondências da direção do Seminário para que Borges fosse liberado para continuidade de suas aulas, chegando ao ponto do próprio Diretor, o Rev. Jorge Goulart, manter conversas com alguns presbíteros individualmente e na Ata 977, registra sua presença, como porta-voz oficial do seminário, e ―insiste para que o Conselho libere o Rev. Borges, um dia por semana‖ (2011, p. 29).
Todo este esforço tinha uma razão, é que naquele momento Borges era um dos professores mais conceituado do Seminário e suas aulas de filosofia às terças feiras, assim como os cultos matinais em que se fazia presente atraia a presença de todos os alunos, o que em ambiente de seminário é uma coisa rara, demonstrando assim o carisma que o - Velho Mestre -  exercia sobre o corpo discente.

Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Reflexão Bíblica
http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/

Artigos Relacionados
O JOVEM MESTRE - Rev. Richard Shaull
A IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL (IPB) E O CONSELHO MUNDIAL DE IGREJA (CMI)
MUDANÇA DE PARADIGMA TEOLÓGICO DO PROTESTANTISMO NO BRASIL E A FUNDAÇÃO DA ASTE
FICHÁRIO [Dissertação] O PROTESTANTISMO NA CAPITAL DE SÃO PAULO: A Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras.
Presbiterianismo na Cidade de São Paulo - Pioneiro do Radialismo Evangélico

Referências Bibliográficas
CASTRO, Luís Alberto de. A Trajetória do “Velho Mestre: Uma Biografia do Rev. José Borges dos Santos Júnior – um recorte historiográfico da Igreja Presbiteriana do Brasil. Dissertação (Mestre em Divindade) – Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, São Paulo, 2011.
GUEDES, Ivan Pereira. O protestantismo na cidade de São Paulo – presbiterianismo: primórdios e desenvolvimento do presbiterianismo. Alemanha: Ed. Novas Edições Acadêmicas, 2013.
Revista Teológica – Seminário Teológico Presbiteriano de Campinas, n° ?, 1939.




[1] Antônio Jannuzzi (1855-1949) Natural da Itália, grande empresário e construtor no Rio de Janeiro, edificador de templos, benemérito de muitas instituições (Hospital Evangélico, Ateneu Valenciano, Orfanato Presbiteriano). Alderi Souza de Matos (Pioneiros Presbiterianos no Brasil - Galeria de Leigos) http://www.mackenzie.br/7159.98.html. Foi membro da IPB do Rio de Janeiro, pastoreado pelo Rev. Álvaro Reis do qual se tornou amigo.
[2] Em 1924 o coronel Cardoso o adquire da Igreja Presbiteriana e o doa para a mitra diocesana com uma clausula de no prazo de dois anos ali se instalar um estabelecimento de ensino secundário.
[3] Servia de preparação e introdução ao curso teológico propriamente dito.
[4] Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário