Translate

domingo, 10 de novembro de 2013

A Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil - Uma questão doutrinária Dissertação (Mestrado)


A implantação do Protestantismo, particularmente do Presbiterianismo, em nossa Pátria foi iniciada pelo missionário Rev. Ashbel Green Simonton no ano de 1859. No quadro existente do século XIX, ainda que o Catolicismo romano estivesse desorganizado e quase na condição de abandono na Sé Romana, mesmo assim era a maior força religiosa. O Presbiterianismo de missão passa a ser um contraponto de opção para os patrícios.
A trajetória do Presbiterianismo, no seu longo processo de implantação, desenvolvimento e estruturação, é marcada por sucessos e rupturas internas. Em 1888, o Presbiterianismo torna-se autônomo administrativamente, dando origem a Igreja Presbiteriana do Brasil. Contudo, o Presbiterianismo não se mantém como um movimento protestante homogêneo  Em 1903, ocorre o primeiro cisma e assim surge, no cenário nacional brasileiro, a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.
Passados alguns anos, mais precisamente trinta e sete anos, é deflagrado um debate teológico dentro daquela igreja. Os debates representam as tendências e as correntes já existentes ali. O elemento que desencadeia a ruptura é a chamada doutrina das "Penas Eternas".
Além da "pedra de toque" apresentada acima, a presente dissertação apresentará outros aspectos que indiretamente contribuíram para a organização da Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil; e como esta Igreja se consolidou no cenário do Protestantismo nacional.

Palavras-chave: História; História da Igreja; Presbiterianismo de Missão; Intelectualismo; Confessionalismo; Penas Eternas; Liberalismo Teológico; Fundamentalismo Teológico.

COSTA, Flávio Antônio Alves da. A Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil - uma questão doutrinária. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2007. [Orientador: Prof. Dr. Antonio Gouvêa Mendonça].

Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
me.ivanguedes@gmail.com
Outro Blog
Reflexão Bíblica
http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/

Artigos Relacionados
O Protestantismo na capital de São Paulo: A Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). http://historiologiaprotestante.blogspot.com/2013/10/ficheiro-dissertacao-o-protestantismo.html?spref=tw
A Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil - uma questão doutrinária. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/2013/11/fichario-dissertacao-igreja.html
Origem da Igreja Cristã de São Paulo e a contribuição de alguns de seus membros para a formação da FFLCH/USP - uma expressão de liberdade religiosa. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/2013/11/fichario-dissertacao-origem-da-igreja.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário