Translate

domingo, 27 de outubro de 2013

Cronologia Comentada da Reforma Protestante Séc. XVI (A partir do nascimento de Martinho Lutero)



1415
João Huss mesmo de posse de um induto assinado pelo próprio Imperador é acusado, julgado e sentenciado, sem direito à defesa, morrendo na fogueira como um herege da igreja e suas cinzas jogadas no mar para que não tivesse túmulo.
1436
Johannes Gutenberg (1395-1468)
 inventa a imprensa que será um instrumento extraordinário de transformação social. Os panfletos reformistas também foram impressos em grande quantidade e passaram a circular na Alemanha com velocidade impressionante para a época.
1455
A Bíblia foi o primeiro grande livro a ser impresso em tipos móveis e a circular entre a população, inicialmente na Alemanha, onde a imprensa foi inventada, e , posteriormente, no restante da Europa, quando outras traduções foram feitas.
1483
Lutero (1483-1546) nasceu no dia 10 novembro, na cidade de Eisleben (que recebeu o nome de Lutherstadt Eisleben em homenagem ao seu mais ilustre cidadão) na região da Saxônia (Alemanha). Ele recebe o nome de Martinho em homenagem a Martin de Tours, cujo festival ocorria no dia 11 de novembro, data de seu batismo na Igreja de São Pedro e São Paulo.
1484
Apenas dois meses após o nascimento de Martinho Lutero, nasce outro dos grandes personagens da Reforma Protestante, Ulrico Zwínglio (01 de janeiro). Ainda que separados apenas por alguns meses, ambos os reformadores iniciam suas atividades reformistas paralelamente - enquanto Lutero inicia suas atividades reformadoras na Alemanha, Zwínglio vai desempenhar um papel semelhante entre os treze Cantões Suíços.
1491
O nascimento de Inácio de Loyola (24 de dezembro) se constitui em um fato relevante nos acontecimentos posteriores à Reforma Protestante. Será Loyola o mentor e promotor de uma das mais influentes ordens católicas (Companhia de Jesus e/ou Jesuítas) que desempenharam a função de combater as ideais reformistas em todos os lugares.
1492
Ocorre a eleição do Papa Alexandre VI (11 de agosto). Nascido Rodrigo Borja, infelizmente em seus poucos onze anos de pontificado, ficou mais conhecido por suas depravações e nepotismo do que por suas ações positivas. Foi ele que excomungou o pregador dominicano Jerônimo Savonarola; foi o árbitro entre Espanha e Portugal que resultou na Bula Inter Coetera, dividindo o Novo Mundo entre Portugal e Espanha, posteriormente alterado em favor de Portugal para incluir as terras brasileiras, no chamado  Tratado de Tordesilhas; foi grande protetor das Ordens religiosas; apesar de seu comportamento pessoal reprovável não elaborou nenhum dogma contrário às Escrituras.
Neste ano temos ainda um dos mais expressivos acontecimentos históricos – Colombo chega à América (12 de outubro). Poucos acontecimentos desempenharam um papel de transformação em todas as esferas da sociedade humana, pois, o mundo jamais será o mesmo depois deste acontecimento.
1497

Nasce Filipe Melanchthon (16 de fevereiro - 19 de abril de 1560) foi um reformador, astrônomo alemão e um dos principais colaboradores de Lutero. Redigiu a "Confissão de Augsburgo" e tornou-se o principal líder do luteranismo após a morte de Lutero.
1498
Ano da morte de Jerônimo Savonarola (21 de setembro de 1452 — 23 de maio de 1498), italiano de Florença, então centro maior da Renascença, faz parte daquela linhagem de cristãos católicos como S. Bernardo, Arnold de Brescia, de Gerson ou Wycliffe, Huns e Jerônimo de Praga, que inconformados com o declínio e desmandos da Igreja exigiam mudanças e/ou reformas, portanto, se constituindo nos precursores de Lutero, Calvino, Zwínglio, que efetivaram a Reforma Religiosa do século XVI. Diferentemente dos outros nomes aqui citados, Savonarola esta envolto em um manto de controvérsias quer por parte da Igreja Católica Romana, quer entre as igrejas Reformadas. Padre da ordem dos Dominicanos ele foi martirizado por bula papal (Alexandre VI - Rodrigo Bórgia) acusado de diversas heresias extraídas de seus escritos e sermões, foi torturado por vários dias, enforcado e seu corpo queimado. Ele é amado por católicos e protestantes, na mesma proporção de que é odiado por ambos os lados da questão religiosa. Uma de suas obras mais popular é O Triunfo da Cruz.
1500
Nascimento de Charles de Habsburgo [Carlos V] (20 de fevereiro). Herdou um dos maiores impérios “sobre a qual o sol nunca se punha”, mas, ao mesmo tempo, ele foi vítima de seus conflitos. Um de seus maiores desafios foi enfrentar o crescente movimento reformista iniciado pelo monge Lutero na Alemanha. Ele vai intermediar diversos esforços para conciliar os católicos e luteranos, mas todas fracassaram e a Reforma se espalha por toda Europa e demais regiões próximas.
Estatisticamente os cristãos constituem apenas 19% da população mundial. As atividades de imprensas estão se multiplicando em toda a Europa, em torno de 40 gráficas e com 8 milhões de volumes impressos, sendo em grande parte obras cristãs.
Temos neste ano o importante fato histórico da chegada oficial dos portugueses nas novas terras americanas do Brasil. Com a chegada da esquadra de Cabral os portugueses avocam para si os direitos de domínio sobre este vasto continente, inicialmente chamado de “Terra de Vera Cruz”, posteriormente denominado de Brasil, do qual vai usufruir por muitos séculos e implantando aqui um catolicismo que ainda hoje se faz majoritário. Depois de duas invasões protestantes frustradas, franceses e holandeses, somente no final dos oitocentos os protestantes iniciaram um processo de implantação de suas denominações no Brasil.
1505
Lutero ingressa no mosteiro agostiniano em Erfurt, chamado também de Mosteiro Negro, por causa dos trajes pretos que eles usavam, e aqui o jovem Lutero vivera seus próximos seis anos. Fundado pelos monges que adotaram a Regra de São Agostinho construíram o templo e demais dependência do mosteiro no século 13, entre 1276 e 1340 e em seu apogeu no séc. XV esta ordem agostiniana chegou a possuir 2.000 mosteiros e 30.000 monges.  O mosteiro em Erfurt tornou-se um centro do catolicismo, com sua importante Faculdade de Teologia e uma das mais importantes bibliotecas da época. Na verdade Lutero, por exigência do pai, iria cursar a academia de Direito, mas um incidente em meio a uma grande tempestade quando um raio caiu nas proximidades onde ele estava e não o atingiu, foi tomado por ele como um sinal divino então, sem o conhecimento do pai, ingressa neste mosteiro. Ele foi ordenado sacerdote em 1507 e começa a estudar teologia na Universidade de Erfurt. Hoje este mosteiro mantém uma exposição permanentemente do grande reformador incluindo a cela monástica que ele ocupou e uma biblioteca com livros raros da Reforma.
1507
Lutero é ordenado sacerdote católico romano.
1509
Neste ano temos duas referências importantes para a Reforma. A primeira é o nascimento de João Calvino (Jean Cauvin - Noyon Picardia, 10 de julho) uma região ao norte da França e 95 km de Paris. Seus pais Gerard Cauvin e Jeanne le Franc de Cambrai, que faleceria quando ele tinha apenas três anos de idade. Nesta época Lutero já havia pregado suas primeiras conferências na Universidade de Wittenberg. Calvino era 26 anos mais jovem que o reformador alemão, o que fazia dele parte da chamada segunda geração da Reforma Protestante.
Um segundo evento relevante neste ano é a ascensão ao trono inglês de Henrique VIII. Enquanto Lutero, Calvino e tantos outros estão empenhados na Reforma Religiosa em diversos países, a Inglaterra inicialmente permanece católica romana. Entretanto, o rei Henrique VIII vai entrar em rota de colisão com o Papa Clemente VII, pois o rei em sua fixação por um herdeiro masculino para o trono inglês desejava divorciar-se de sua primeira esposa, Catarina de Aragão, que não lhe podia dar um descente, para casar-se com Ana Bolena à qual ele já estava se relacionando. Com a inicial negativa papal o rei resolver romper com a Igreja Romana e estabelecer uma Igreja da Inglaterra, que veio a ser denominada de Igreja Anglicana. Alguns historiadores chamam este momento de Segunda Reforma e para nós brasileiros ela é significativa, por dois motivos: primeiro porque a Igreja Anglicana será a primeira igreja protestante a se estabelecer no Brasil e a construir um templo não católico; segundo no seio do anglicanismo surgem diversos grupos dissidentes, um dos quais o presbiterianismo [batistas, congregacionais e metodistas], que fora plenamente estabelecido na Escócia com João Knox. Posteriormente, não encontrando espaço para se desenvolver dentro da Inglaterra estes dissidentes atravessam o mar e se estabelecem na Nova Inglaterra, que veio a se constituir nos Estados Unidos da América. São estas igrejas americanas que enviarão os primeiros missionários para estabelecerem o presbiterianismo no Brasil.
1512
Lutero obteve o grau de doutor em Teologia (19 de Outubro) e tornou-se professor da Universidade de Wittenberg [Wurtemberg]. Ministra conferências sobre a Bíblia na Universidade, especializando-se nas epístolas paulinas de Romanos, Gálatas e Hebreus [então considerada paulina]. É neste momento que Lutero começa a se incomodar com as discrepâncias crescentes entre a Igreja Romana e a teologia bíblica paulina, razão pela qual haverá de formular suas 95 teses que haverão de impulsionar o movimento da Reforma. Neste mesmo ano é eleito sub-prior do convento de Wittenberg.
1513
Este ano torna-se especialmente significativo na vida de Lutero e do movimento de Reforma que haveria de ser iniciado em breve, pois ele prepara e leciona um curso sobre a epístola paulina de Romanos. Também é nomeado para "Vigário de Distrito" tendo jurisdição sobre onze casas da Ordem dos Agostinianos.
Nesse mesmo ano inicia o Pontificado de Leão X (1513-1521 - Giovanni de Medici, filho de Lourenço o Magnífico). Ele foi um grande patrono das artes e durante seu pontificado teve inicio a Reforma na Alemanha. Tudo indica que ele não compreendeu a gravidade da situação, e a única solução que tentou foi a excomunhão de Lutero.
Ainda neste ano nasce John Knox o reformador escocês, nas proximidades da cidade de Haddington (20 km a leste de Edimburgo). Filho de uma família distinta seu pai se chamava William Knox e sua mãe Sinclair. Nunca renegou suas origens rústicas mesmo quando alcançou uma posição de destaque na história de seu país.
1515
Lutero é escolhido como vigário do distrito de Gotha da ordem dos Agostinhos, passando a ter sob a sua autoridade onze conventos. No ano seguinte publica a Teologia Alemã. 
1516
O frade dominicano Johann Tetzel vende indulgências na Alemanha. Lutero começa a dar palestras sobre a epístola aos Gálatas que veio a ser considerada a carta magna da Reforma Protestante e/ou Liberdade Cristã, pois seu tema central é a justificação somente pela fé.
Erasmus de Roterdã publica um Novo Testamento grego com sua própria tradução latina. Sua editio princeps tornou-se um marco importante, pois seu trabalho filológico dos textos bíblicos gregos acabou por trazer à tona uma série de equívocos encontrados na velha senhora (Vulgata Latina); o próprio Lutero usou a segunda edição do trabalho de Erasmus para produzir sua tradução do Novo Testamento em alemão; a terceira edição do texto grego de Erasmo tornou-se a base textual para a versão mais popular da Bíblia em inglês a King James (Tyndale 1525); Antonio Brucioli para o italiano e Francisco de Enzinas para o espanhol, utilizaram o texto de Erasmo para suas versões.
1517
INICIO DA REFORMA [Alemã]: As revoltas Lollardos na Inglaterra, tendo como base os ensinamentos de John Wycliff, as revoltas hussitas (John Huss) na Boêmia, e outras revoltas religiosas propondo reformas mais ou menos radicais da Igreja, diminuíram o prestígio das diversas hierarquias eclesiásticas. Soma-se a crescente e escancarada corrupção e as práticas mundanas da igreja renascentista. O desenvolvimento da crítica acadêmica como a de Desidério Erasmo de Roterdão, cujas edições críticas do Novo Testamento grego (1516) e da Patrística, revelaram graves deficiências nos textos eclesiásticos oficiais; acrescido ao surgimento de um forte sentimento nacional alemão, aliado ao desenvolvimento da xenofobia, sobretudo na Alemanha e em Inglaterra; o desenvolvimento da economia capitalista,  que levou à criação de uma classe média que via o catolicismo como um empecilho ao desenvolvimento. A enorme riqueza fundiária da Igreja, acumulada durante séculos, despertam os interesses de príncipes falidos e ambiciosos, ávidos em secularizar esses latifúndios eclesiásticos.
Em 31 de Outubro Lutero afixa na porta da igreja do castelo de Wittenberg as 95 Teses contra o abuso da absolvição ou indulgências, sobretudo pelo monge dominicano Johann Tetzel. A roda da Reforma Protestante na Alemanha começa a girar.
1518
Lutero é convocado a Augsburgo pelo Cardeal Tomás de Vio de Gaeta. Lutero recusou abjurar, e apelou para o Papa. Mediação do camerlengo papal Karl von Miltitz. 
Nesse mesmo ano Melanchthon se torna aluno de Lutero na Universidade de Wittenberg. 
Inicia-se o que ficou conhecido como a disputa de Heidelberg. Durante o encontro da Convenção Saxônica da Ordem Agostiniana, na cidade de Heidelberg, Lutero apresenta pela primeira vez sua nova teologia centrada na justificação pela fé.
1519
John Eck mantém uma disputa sobre o papado com Andreas Karlstadt e Lutero. Lutero articula sua doutrina da "justificação pela fé".
Começo da REFORMA NA SUÍÇA, dirigida por Ulrich Zwínglio, onde concomitantemente com Lutero, denunciou as indulgências e outros abusos da hierarquia cristã, tendo causado uma grande impressão em Zurique com a promulgação de suas 67 teses, questionando as indulgências e a infalibilidade papal. Em 1521 denunciou a contratação de mercenários, e em 1522 condenou os períodos de jejum e abstinência, bem como a pratica do celibato e ele próprio se casou em 1524. A cidade de Zurique, seguindo os seus ensinamentos, aboliu a confissão auricular em 1524 e fechou os mosteiros. Apesar de serem contemporâneos, Zwínglio e Lutero atuaram sempre independentes. 
Nasce Theodoro Beza em 24 de junho em Vézelay, Borgonha, França. Era filho de Pierre de Besze e Burderol Marie, de famílias da baixa nobreza. Sua mãe era inteligente e caridosa, criou sete filhos dos quais Theodoro era o último. Veio a ser discípulo de João Calvino e o sucedeu na liderança da igreja em Genebra.
Neste ano Carlos I da Espanha é eleito Imperador com o nome de Carlos V e também o ano da morte de Leonardo da Vinci.
1520
O Papa Leão X publica Exsurge Domine, que ameaça Lutero com excomunhão. Lutero publica três obras: À nobreza cristã da nação alemã, Sobre o cativeiro babilônico da Igreja e Sobre a liberdade Cristã.
Tem inicio o movimento anabatista na Alemanha. Fazem parte dos movimentos radicais e foram chamados de re-batizadores do grego ανα (novamente) + βαπτιζω (batizar), pois eles rejeitavam o batismo infantil e exigiam que seus membros fossem novamente batizados como adultos. Eles fazem parte dos movimentos radicais da reforma e foram rejeitados por diversos reformadores como o próprio Lutero, Zwínglio e Calvino.
1521
A 28 de janeiro de 1521, Carlos V abria a dieta de Worms. O representante papal, Jerônimo Alexandre, solicita que Lutero seja julgado pelos tribunais do papa. O reformador alemão comparece sozinho diante das autoridades políticas e religiosas (17 de abril) e onde haverá de pronunciar suas célebres palavras:
"A menos de ficar convencido pelo testemunho da Escritura e por razões evidentes - pois não acredito nem na infalibilidade do papa nem na dos concílios (é sabido que eles muitas vezes se enganaram e se contradisseram), - estou ligado pelos textos bíblicos que trouxe comigo e minha consciência é prisioneira da Palavra de Deus. Não posso nem quero retratar coisa alguma, pois não é nem seguro nem salutar agir contra a própria consciência. Que Deus venha em meu auxílio! Amém!" Diante da recusa de Lutero em se retratar o imperador emite o Edito de Worms, declarando Lutero um herege e excomungado mediante a bula "Decet Romanum Pontifice" em 03 de janeiro.  Lutero foge para o castelo de Wartburgo, onde vai iniciar sua tradução da Bíblia do latim para a língua alemã. Lutero identifica o papa como o anticristo. Melanchthon publica a primeira edição do Loci Communes, que é a primeira teologia dogmática luterana.
O rei Henrique VIII da Inglaterra escreve em "Defesa dos Sete Sacramentos", atacando os ensinamentos luteranos. Em reconhecimento o papa Leão X confere ao rei inglês o título de “Defensor da Fé Cristã”, que o rei inglês manterá mesmo depois de seu rompimento com a Igreja Romana e a fundação da Igreja da Inglaterra. 
Neste ano Inácio de Loyola (Loiola) começa a escrever seus “Exercícios Espirituais”, que dará origem à ordem religiosa católica “Companhia de Jesus”, cujos membros ficaram conhecidos por “jesuítas” e se constituíram no instrumento da chamada Reforma Católica e/ou Contra Reforma, visando inibir o progresso dos diversos ramos reformadores. Foram fundamentais em países católicos como Espanha e Portugal e suas colônias na África e na América.
Morre a mãe de Theodoro Beza quando ele tinha não havia completado três anos. Seu tio Nicolas de Beza o adotou e levou a Paris onde recebeu a instrução do mais alto nível da época.
1522
Lutero retorna a Wittenberg e combate os fanáticos e iconoclastas; conclui a tradução do Novo Testamento em alemão.
A Universidade de Alcalá publica a Bíblia Poliglota (hebreu e grego e latim). Adriano VI, espanhol, é eleito papa, último não italiano até João Paulo II (1978).
1523
Heinrich Voes e John Esch, pregadores luteranos, são queimados em Antuérpia. Lutero se casa com Katharina von Bora. A Igreja da Suécia rompe sua conexão com Roma.
1524
Desiderius Erasmus publica seu livro "O Livre Arbítrio" (De Libero Arbitrio).
O primeiro hinário luterano  é publicado. Lutero debate com Andreas Karlstadt sobre a natureza da Ceia do Senhor.
William Tyndale sai da Inglaterra para a Alemanha, estuda na Universidade de Wittenberg e é influenciado pelos ensinamentos de Lutero. Vai publicar em Colônia e Worms sua primeira tradução inglesa do Novo Testamento, pois está proibido de fazê-lo na Inglaterra.

Guerra dos Camponeses começa. Os príncipes alemães protestantes reúnem-se na cidade de Ulm para oporem-se ao Imperador.
Tomás Münzer foi um dos primeiros teólogos a apoiar Lutero mas logo se distancia do movimento reformado luterano e torna-se o líder da chamada Guerra dos Camponeses (Deutscher Bauernkrieg) no sul da Alemanha, contra o sistema feudal vigente. Muntzer seguiu seu próprio caminho, pautado por interpretações apocalípticas da Bíblia, onde se via como um profeta empenhado em construir o Reino de Deus na Terra. Para Müntzer, a sociedade igualitária cristã não seria construída apenas com palavras, mas principalmente com a força das armas. Morreram entre cem e trezentos mil camponeses. Para os historiadores marxistas ele é um modelo de revolucionário.
Zwínglio proíbe a missa católica na cidade suíça de Zurique.
1525
A rebelião camponesa alemã chega ao fim com mais de cem mil camponeses mortos e sem que suas reinvindicações fossem alcançadas. Thomas Müntzer foi capturado e condenado, sendo decapitado em Mühlhausen, em 1525.
Lutero casa-se com a ex-freira Catarina de Bora. Ela foi um dos personagens marcantes da Reforma. Uma mulher forte e corajosa que considerou o Evangelho de Cristo como seu maior tesouro. Ela é digna representante de todas as mulheres que igualmente participaram efetivamente no desenvolvimento da Reforma em toda Europa e no mundo. 
Lutero publica “Sobre a Escravidão da Vontade” em resposta a obra anterior de Erasmus. As primeiras ordenações ministeriais luteranas ocorrem. 
O movimento anabatista começa quando George Blaurock é rebatizado.
1526
Lutero institui a liturgia do Culto nas igrejas alemãs. Os anabatistas se estabelecem na Moravia. Os judeus são fortemente perseguidos na Hungria. William Tyndale publica o Novo Testamento inglês em Worms. 
1527
Lutero compõe seu hino “Uma poderosa fortaleza é o nosso Deus” (Castelo Forte). A controvérsia antinomiana eclode entre Johannes Agrícola e Matthias Flacius. 
Carlos V imperador do Sacro Império Germânico invade e saqueia a cidade de Roma, quatro mil pessoas morrem e o papa Gregório VII se esconde no Castelo de Sant’Angelo.
Francisco Vitoria ensina em Salamanca sobre a moralidade da conquista. É um dos primeiro juntamente com frei Bartolomeu de Las Casas a defender os povos indígenas como iguais a todos os demais povos e reais donos de suas terras e bens dando origem à lei dos povos (lus gentium).
Morre Nicolau Maquiavel (em italiano: Niccolò di Bernardo dei Machiavelli; Florença, 3 de maio de 1469 — Florença, 21 de junho de 1527) foi um filósofo, historiador, poeta, diplomata e músico de origem florentina do Renascimento. Sua obra mais conhecida foi "O Príncipe" um manual sobre a arte de governar, que rompe com a ética cristã ao defender a adoção de uma moral própria no tratamento dos negócios de Estado. Considera legítimo o uso da violência contra os opositores dos interesses estatais.
Tem inicio a Reforma luterana na Suécia. O rei Gustavo Vasa começou a promover os reformadores luteranos suecos Olaus, Laurentius Petri e Laurentius Andreae. Apesar de Gustavo Trolle ser forçado a se exilar todas as propriedades eclesiásticas foram transferidas para a Coroa e as relações com Roma foram cortadas e, em 1531, Laurentius Petri foi eleito o primeiro primaz protestante da Suécia. Inicialmente, nenhuma mudança de doutrina foi feita pela igreja oficial.
É criada a Universidade de Marburgo (Universität Marburg) a primeira universidade pública protestante na cidade de Marburgo na Alemanha. Foi fundada por Filipe I de Hesse (chamado de Magnânimo), como a segunda mais antiga universidade protestante do mundo. A primeira, que foi fundada em 1526 e funcionou apenas até o ano de 1530, localizava-se em Liegnitz, também na Alemanha.
1528
O rei Henrique VIII explica aos nobres de Londres as razões para pedir a anulação do seu casamento com Catarina.
Felipe Melanchthon (1497-1560) chamado de o pedagogo da Reforma protestante na Alemanha e sucessor de Lutero, sugere uma reforma ampla da educação alemã.  
A cidade Suíça de Berna adota os princípios da reforma. Como ocorrera em Zurique com Ulrico Zwínglio as autoridades civis de Berna convocaram um Concílio público para debaterem a questão religiosa. Os debates tiveram início formal em 15 de Janeiro. O concílio terminou no dia 26 de Janeiro, com a subscrição da maioria dos clérigos de Berna, prevalecendo as 10 teses [de Berna] reformadas defendidas pelos ministros Berthold Haller, Sebastian Meyer e Franz Kolb.
Inicia-se o processo doloroso e sangrento da reforma na Escócia. A grande figura dessa reforma foi John Knox, que havia fugido da ira da rainha católica Maria Stuart (1542-1587) e se refugiado em Genebra (Suíça) onde estudo com João Calvino. Ao retornar à Escócia consegue estabelecer o sistema presbiteriano de governo eclesiástico (dando origem ao conceito de “presbiterianismo”) e a teologia reformada de Calvino e/ou Calvinismo.

1529
Na Dieta Speyer, uma minoria luterana protesta contra a decisão da maioria católica, então eles passaram a serem denominados protestantes.
Um esforço de unificação dos movimentos protestante Alemão e Suíço (dos zuinglianos e dos luteranos) foi realizado na cidade de Marburg (Alemanha) promovido pelo príncipe Philip de Hesse, que queria formar uma frente política unida entre os protestantes contra as forças católicas no restante da Europa. Fizeram-se presentes seus maiores expoentes: Martinho Lutero e Philip Melanchthon, do lado luterano, e Ulrich Zwínglio (Zurique), Martin Bucer, Hedio e Jacob Sturm (Estrasburgo) e Johannes Oecolampadius e Rudolph Frey (Basiléia), do lado reformado suíço,  mas apesar de concordância em quase todas as questões eles não conseguiram chegar a um consenso sobre a questão da Eucaristia (Ceia) e ambos os movimentos permaneceram independentes. Os artigos de Marburg são publicados.
Lutero escreve o pequeno catecismo (para crianças) e o grande catecismo (para adultos).  
1530
Convocado pelo Imperador Carlos V a Dieta de Augsburgo (Alemanha) tinha como objetivo resolver a questão religiosa na Alemanha.  Nesta oportunidade os reformados apresentaram sua Confissão de Fé que ficou conhecida por Confissão de Augsburgo e veio a se constituir em um documento central na reforma luterana. Foi elaborada e apresentada por Felipe Melanchthon, visto que Lutero ainda não tinha total liberdade para circular sem ser preso e morto pelas autoridades católicas.
1531
Liga de Esmalcalda ou de Schmalkalden (Alemanha) foi uma aliança defensiva de príncipes protestantes alemães, dentro do Sacro Império Romano, que se comprometeram a defender-se mutuamente caso seus territórios fossem atacados pelo imperador Carlos V (católico). Foi criada em 27 de fevereiro e seus fundadores iniciais foram Filipe I de Hesse e João Frederico, Eleitor da Saxônia, e os territórios de Anhalt, Bremen, Brunswick-Lüneburg, Magdeburgo, Mansfeld, Estrasburgo e Ulm. Posteriormente vieram Constance, Reutlingen, Memmingen, Lindau, Biberach an Riss, Isny ​​im Allgäu e Lübeck. Formaram um exercito com 10.000 de infantaria e 2.000 cavaleiros que são designados para propósitos defensivos.
1548
Acontece a conversão de Theodoro Beza, após um período de enfermidade muito grave no qual ele refletiu sobre a providência de Deus em sua vida. Após se recuperar ele assume uma postura firme em relação à fé protestante. 
Resolve juntamente com sua esposa Claudine Denosse deixar Paris e fixar residência em Genebra para se dedicar integralmente à causa da Reforma Protestante. Foi recebido com alegria por João Calvino. 
1549
Inicia suas atividades docentes na Academia de Genebra na área de teologia e posteriormente (1559-1563) exerceu a função de Reitor.
1559
Theodoro Beza sucede João Calvino no pastorado da igreja reformada de Genebra até 1605 quando sua idade e saúde não mais lhe permitiam exercer essa função. Ficou servindo como moderador do concílio de pastores da cidade.
1564
Neste ano morre o reformador João Calvino. Prega no culto fúnebre seu amigo e sucessor em Genebra Theodoro Beza, que foi um dos primeiros a escrever uma biografia sobre o grande reformador.
Beza dedica-se à preparação e publicação de um Novo Testamento grego o qual em vida produziu nove edições, sendo uma póstuma em 1911. Seu trabalho popularizou o Textus Receptus e os tradutores ingleses utilizaram-se do seu trabalho na versão King James. 
1605
Assim como Calvino seu sucessor Beza manteve correspondência com centenas de pastores e líderes reformados em toda a Europa e além. Neste ano porém a morte lhe alcançou, 23 de outubro, aos oitenta e seis anos. A seu pedido foi sepultado no mesmo cemitério do amigo e mentor Calvino e ao lado do túmulo da esposa. 



Utilização livre desde que citando a fonte
Guedes, Ivan Pereira
Mestre em Ciências da Religião.
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Outro Blog
Reflexão Bíblica

Contribua para a manutenção deste blog



Artigos Relacionados
Boêmia a Terra Fecundadora das Reformas Religiosas
Reforma 500 anos – John Wycliffe
Antes da Reforma Protestante – Corrupção e Desvios Teológicos
Reflexões sobre a Reforma Protestante: Introdução
Reforma Protestante: Por que Ocorreu no Século XVI
As Sessenta e Sete Teses [Artigos] de Urich Zwínglio
Personagens do Protestantismo – Zwínglio o Exegeta (1484-1531)
Verbete - Protestantismo

6 comentários:

  1. Parabéns pela pagina! Quero deixar uma dica sobre uma pagina que apresenta a cronologia de uma forma diferente: http://adventmedidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Grato meu amigo. Visitei o blog e tenho compartilhado seus textos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito didático! perfeito para aulas em escola bíblica dominical por exemplo.
    Uma PERGUNTA: Esse é um trecho de um trabalho acadêmico? Se sim gostaria muito de ter aceso ao material completo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo apresso. Na medida do possível estou desenvolvendo essa cronologia ainda sem vinculo com algum trabalho acadêmico específico.

      Excluir